Segunda-feira, 24 de agosto – DESTAQUES DO DIA - NOTÍCIAS ABRACAM

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


A deputada Flordelis denunciada como mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, e uma operação para prender outros suspeitos pelo crime. O presidente Jair Bolsonaro disse a um jornalista que estava com vontade de “encher” a boca dele “na porrada” após ser questionado sobre cheques de Fabrício Queiroz para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Entidades de imprensa e políticos repercutiram a fala de Bolsonaro. O padre investigado por lavagem de dinheiro em Goiás nega a existência de atividade criminosa. Remédio para pressão alta reduziu mortalidade e gravidade de Covid-19 entre pacientes hipertensos. O Assunto levanta o alerta que a próxima pandemia pode vir da Amazônia. O sofrimento do cantor Cauan, internado com Covid-19. Meninas enfrentam dificuldades no sistema público para fazer aborto permitido por lei. E os gols do fim de semana.

Flordelis denunciada como mandante da morte do marido

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) fazem uma operação para prender envolvidos na morte do pastor Anderson do Carmo, executado em 16 de junho de 2019. Segundo os investigadores, a viúva, a deputada federal Flordelis (PSD-RJ), é a mandante do crime e, antes do assassinato a tiros, tentou envenenar o marido. Flordelis é uma das 11 pessoas denunciadas, mas não há mandado de prisão contra ela — por causa da imunidade parlamentar.

Bolsonaro ameaça jornalista

O presidente Jair Bolsonaro disse a um jornalista que estava com vontade de “encher” a boca dele “na porrada” após ter sido questionado sobre cheques de Fabrício Queiroz para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Entidades de imprensa e políticos repercutiram a fala de Bolsonaro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que “a liberdade de imprensa é um valor inegociável na democracia”.

Bolsonaro ameaça jornalista: 'Minha vontade é encher tua boca na porrada'
Bolsonaro ameaça jornalista: ‘Minha vontade é encher tua boca na porrada’

Padre investigado

Padre investigado por lavagem de dinheiro fala ao Fantástico: “Não existe atividade criminosa”. Robson de Oliveira Pereira, de 46 anos, é investigado por suspeita de usar dinheiro de doações de fiéis para comprar uma casa na praia, fazendas e outros itens de luxo.

Padre investigado por lavagem de dinheiro ao Fantástico: ‘Não existe atividade criminosa'
VÍDEO

undefined

Remédio para pressão alta e Covid-19

Uma pesquisa da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, aponta que alguns remédios para hipertensão (pressão alta) podem ter um efeito benéfico em pacientes que já usam os medicamentos e são infectados pela Covid-19. Pessoas com pressão alta estão entre os grupos que correm mais risco de morrer se forem infectadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Cientistas alertaram, entretanto, que o benefício só foi encontrado em pacientes que já tomavam o medicamento antes da contaminação.

O avanço do coronavírus

O Brasil tem 114.772 mortes e 3.605.766 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de novos óbitos nos últimos 7 dias foi de 985. O número de mortes está subindo em 5 estados e no DF. Curva de casos e mortes no país está demorando a cair.

Covid: especialistas explicam por que a curva de casos e mortes no país demora a cair
Covid: especialistas explicam por que a curva de casos e mortes no país demora a cair
undefined

O Assunto

Embora mais devastadora do que outras doenças contagiosas da história recente, a Covid-19 cumpre um roteiro conhecido: um vírus, hospedado em animais, é transmitido para humanos e se espalha pelo mundo. Um mecanismo algo aleatório, natural do processo evolutivo, mas que pode ser potencializado pela ação do homem. Com o crescente desmatamento da floresta, o berço de uma nova grande epidemia pode ser a Amazônia.

Cantor Cauan

Internado em estado grave há dias com Covid-19, o cantor sertanejo Cauan, da dupla com Cleber, apresentou uma leve melhora. Esta semana, o pai e a mãe do músico também foram hospitalizados com a doença. O pai do cantor está na mesma UTI que o filho, com 40% dos pulmões comprometidos, usando uma máscara especial para ajudar na respiração, igual a de Cauan. A mãe dele está internada em um quarto, sem necessidade de respirador. Dias antes, o casal e o parceiro de dupla, Cléber, conversaram com o Fantástico sobre os desejos de recuperação de Cauan.

Mãe de Cauan espera que família se recupere da Covid-19 para comemorar aniversário dela
Mãe de Cauan espera que família se recupere da Covid-19 para comemorar aniversário dela
undefined19-para-comemorar-aniversario-dela-8798627.ghtml

Aborto legal

Meninas enfrentam dificuldades no sistema público para fazer aborto legal. Pela lei, basta procurar qualquer unidade do SUS com serviços de obstetrícia, sem necessidade de boletim de ocorrência ou ordem judicial. No entanto, na prática, não é bem assim.

Meninas enfrentam dificuldades no sistema público para fazer aborto permitido por lei
Meninas enfrentam dificuldades no sistema público para fazer aborto permitido por lei
undefined

Futebol

Na Europa, o Bayern venceu o PSG e sagrou-se campeão da Champions pela 6ª vez. Neymar chorou após perder o título. No Brasil, o Internacional assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, seguido pelo Vasco e pelo Atlético-MG. Veja todos os resultados e também os gols da rodada do final de semana no vídeo abaixo.

Gols do Fantástico: Vasco perde a liderança do Brasileirão após empate com o Grêmio
Gols do Fantástico: Vasco perde a liderança do Brasileirão após empate com o Grêmio
undefined

Curtas e Rápidas:

Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E MAIS...

CLICAR ABAIXO: Edição Completa com MAIS NOTÍCIAS, FOTOS, VÍDEOS E LINKS

www.foconapolitica.com.br