Quarta-feira, 12 de agosto – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Depois de o ministro Paulo Guedes falar em ‘debandada’ na equipe econômica, Bolsonaro reúne presidentes da Câmara, do Senado, e ministros, para dizer que governo respeitará o teto de gastosDeputado do Centrão anuncia que será o novo líder do governo na Câmara. Governador de São Paulo, João Doria, testa positivo para Covid-19. E o CNJ abre inquérito sobre a juíza que citou a raça de um homem negro condenado por roubos.

Depois da debandada

Após a ‘debandada’ da véspera no Ministério da Economia, Jair Bolsonaro se reuniu com ministros e lideranças do Congresso para dizer que o governo respeitará o teto de gastos. A fala foi dada ao lado dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. O tom pacificador surpreendeu aliados, analisa a colunista Cristiana Lôbo.

Mais cedo, o presidente defendeu as privatizações e afirmou que a responsabilidade fiscal e o teto são o ‘norte do governo’. Já o vice-presidente Hamilton Mourão, ao ser questionado sobre o cabo de guerra dentro do governo, disse que a situação fiscal do Brasil é ‘péssima’ e que a regra do teto de gastos, que limita o aumento das despesas públicas, é a ‘âncora fiscal’ do país.

É do Centrão

Nesta quarta, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) anunciou em uma rede social que será nomeado novo líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Barros disse que a indicação deve ser oficializada na próxima terça, com a publicação no ‘Diário Oficial da União’. Ex-ministro da Saúde no governo Temer, o deputado ligado ao Centrão deve substituir o atual líder do governo, Vitor Hugo (PSL-GO). Na postagem, Ricardo Barros agradeceu ao presidente ‘pela confiança do convite’.

Dados da pandemia

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 1.164 novas mortes e, com isso, o total já passa de 104 mil. Em relação aos casos confirmados, já são 3.170.474 brasileiros com coronavírus desde o começo da pandemia, 58.081 confirmados no último dia. Veja a situação em cada estado.

Além dos pulmões, coração, rins, intestino, sistema vascular e até o cérebro podem ser afetados pelo vírus. Especialistas tentam entender quais consequências de médio e longo prazo o coronavírus pode trazer para aqueles que já foram infectados. Veja as possíveis sequelas da doença.