Quinta-feira, 6 de agosto – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.

O Ministério da Justiça nega a produção de dossiê contra servidores ligados a movimentos antifascistas. O presidente Bolsonaro assina MP que libera R$ 1,9 bilhão para produção da vacina de Oxford contra a Covid. E o Dr. Drauzio Varella fala sobre o ‘acúmulo de erros’ que levou o Brasil.

Suspeita de monitoramento

O Ministério da Justiça afirmou ao Supremo Tribunal Federal que a Secretaria de Operações Integradas não produz dossiês ‘contra nenhum cidadão’ e não instaura ‘procedimentos de cunho inquisitorial’. A Seopi foi apontada como autora de um relatório sigiloso sobre 579 servidores públicos ligados a movimentos antifascismo e de opositores ao governo Bolsonaro. Na terça, a ministra Cármen Lúcia havia dado prazo de 48 horas para que o Ministério enviasse informações sobre o caso.

O episódio provocou uma mudança na Secretaria de Operações Integradas. Thiago Marcantonio Ferreira, delegado da Polícia Federal, substituiu Gilson Libório na diretoria de Inteligência da Seopi.

  • Miriam Leitão: ‘Ministro da Justiça já deu cinco ou seis respostas sobre dossiê’

Dinheiro da vacina

O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que libera R$ 1,9 bilhão para a produção de 100 milhões de doses da vacina de Oxford contra a Covid-19. A abertura desse crédito extraordinário segue agora para análise do Congresso. Como a vacina ainda está em fase de testes, o Brasil assume parte dos riscos tecnológicos relativos ao desenvolvimento do produto.

  • Vacina de Oxford é candidata ‘muito forte’ e segura, diz reitora da Unifesp

Avanço da pandemia

O Brasil registrou mais 1.226 vítimas pelo coronavírus nas últimas 24 horas e passou dos 98 mil mortos. O número de casos já passa dos 2,9 milhões. A média móvel foi de 1.038 vítimas na última semana, com curvas subindo em 7 estados. Veja a situação na sua região.

  • Estudo: assintomáticos têm carga viral tão alta quanto a dos pacientes com sintomas
  • Justiça proíbe reabertura de escolas particulares no Rio
  • Cidade de SP ultrapassa 10 mil mortes por Covid, diz prefeitura

Dr. Drauzio na GloboNews

Em entrevista ao jornal Em Ponto, o Dr. Drauzio Varella disse que o Brasil ‘chegou a essa tragedia por um acúmulo de erros’: falhas do governo na chegada do novo coronavírus ao país, desajustes na reabertura econômica e resistência ao isolamento e ao uso de máscaras. Ele também falou sobre o risco da volta às aulas e a aposta errada na vacina como solução imediata. ‘A vacina não vai resolver o problema atual’, afirmou. ‘Agora é hora de evitar aglomeração, de usar máscara’. Veja a entrevista completa.

Súplicas e prisões

Com a destruição em Beirute após a megaexplosão, o Líbano vive o temor de desabastecimento e fome. O país está mergulhado na pior crise econômica em décadas e já passava por problemas de provisão. Pelo porto de Beirute, local da explosão, passam 60% das importações. Ao menos 16 funcionários e autoridades alfandegárias foram detidos.

Macron fala com libanesa durante visita a Beirute, nesta quinta-feira (6). — Foto: AP Photo/Bilal Hussein

Macron fala com libanesa durante visita a Beirute, nesta quinta-feira (6). — Foto: AP Photo/Bilal Hussein

Hoje, em visita ao país, o presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu uma investigação internacional sobre os fatos. Macron foi cercado por uma multidão nas ruas da capital, que suplicava por ajuda e denunciava as autoridades, acusadas de corrupção e negligência. Quase 300 mil pessoas ficaram desabrigadas após a tragédia, que matou 137 pessoas e deixou 5 mil feridos.

  • Guga Chacra explica a relação histórica entre Líbano e França

Caso das ‘rachadinhas’

A defesa de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) pediu ao Conselho Nacional do Ministério Público a retirada de promotores que investigam o suposto esquema de ‘rachadinha’ na Assembleia Legislativa do Rio no período em que ele era deputado estadual. O senador alega que a mudança é necessária porque a Justiça reconheceu o direito ao foro privilegiado. Entenda as suspeitas do MP sobre Flávio Bolsonaro.

  • Andréia Sadi: ‘Investigação não é seletiva’

Delações de empresas; Prisão de secretário em SP; Desrespeito; Números desoladores; ‘Agora é assim?’; Não tá fácil pra ninguém;

 

E mais notícias, Links e vídeos...

https://foconapolitica.com.br/quinta-feira-6-de-agosto-resumo-do-dia/