4 de agosto, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Ministro da Justiça troca a chefia de órgão de inteligência em meio à apuração da existência de um dossiê sobre opositores do governo. Maia afirma que a situação de André Mendonça fica “pior a cada dia”. O depoimento de Fabrício Queiroz e sua relação com o filho do presidente. As queimadas pelo país. Quase 95 mil mortos na pandemia. Profissionais de Saúde não terão indenização caso sejam incapacitados pela pandemia. O Assunto debate se a CPMF vai voltar. Resultados do Prouni e do Fies. Agências do INSS fechadas atrasam a vida do segurado. Cem músicas para ouvir e mais um livro de “Crepúsculo”.

Dossiê e demissão

O ministro da Justiça, André Mendonça, demitiu o chefe da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Gilson Libório. A decisão foi feita em meio à abertura de sindicância para apurar a existência de um dossiê com informações sobre opositores do governo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura) que a situação de André Mendonça fica “pior” a cada dia por causa do relatório sigiloso.

Queiroz alertou Flávio Bolsonaro

JN tem acesso a depoimento de Fabrício QueirozFabrício Queiroz disse em depoimento que deu “satisfação” a Flávio Bolsonaro sobre “‘rachadinha”. Assessor do filho do presidente falou enquanto esteve preso no presídio de Bangu 8, onde permaneceu por 22 dias, e o Jornal Nacional teve acesso. Veja no vídeo acima.

Queimadas

Em novo relatório com base na plataforma Modis, da agência especial americana (Nasa), o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) informa que 71% das queimadas em imóveis rurais entre janeiro e junho de 2020 ocorreram para manejo agropecuário. Outros 24% foram incêndios florestais e 5% decorrentes de desmatamento recente.

Queimadas nos biomas brasileiros comparando julho de 2019 com julho de 2020 — Foto: Juliane Monteiro / G1

Queimadas nos biomas brasileiros comparando julho de 2019 com julho de 2020 — Foto: Juliane Monteiro / G1

E, no Pantanal, o número de queimadas bateu recorde no mês passado: foram 1.684 pontos no bioma no mês passado, o maior número para um mês de julho desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a coletar os dados em 1998.

Considerando a situação de todos os biomas brasileiros em julho, o Pantanal teve o maior aumento das queimadas. Na Amazônia, que teve a segunda maior alta, houve 28% mais incêndios em julho de 2020 comparado a julho de 2019. Veja mais dados e o infográfico acima.

Brasil se aproxima dos 95 mil mortos

O Brasil registrou média de 995 mortes por Covid-19 na última semana. Já são 94.781 mortes e 2.755.081 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa divulgado às 8h desta terça. Seis estados apresentam alta no número de mortes.

Profissionais de Saúde sem indenização

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei que previa R$ 50 mil para trabalhadores da Saúde incapacitados pela Covid-19. O presidente informou que o projeto, que havia sido analisado pela última vez pela Câmara dos Deputados, e aprovado no dia 14 de julho, após mudanças feitas pelo Senado, é inconstitucional.

O Assunto

Episódio debate se a nova CPMF pode virar realidade. Com gastos em alta e arrecadação em queda, o presidente Jair Bolsonaro deu sinal verde ao ministro Paulo Guedes para buscar apoio ao imposto. Renata Lo Prete conversa com Eduardo Fleury, economista e mestre em direito tributário, e com Claudia Bomtempo, repórter da TV Globo em Brasília.

Prouni e Fies

Legislativo_Consciente_6_-Condutas_Vedadas-OK.JPGFaça já a sua inscrição - https://www.abracambrasil.org.br/component/smarteventos/evento/25

O Ministério da Educação divulga o resultado da segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares.

Também serão conhecido hoje os selecionados para o programa de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre. 30 mil vagas são oferecidas.

 

MAIS NOTÍCIAS...

https://foconapolitica.com.br/4-de-agosto-terca-feira-destaques-do-dia/