Sexta-feira, 24 de julho - RESUMO DO DIA - ABRACAM


O ministro do STF Alexandre de Moraes manda suspender contas de aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em redes sociais. A decisão faz parte do inquérito das fake news. O governo recebe alerta para a falta de medicamentos essenciais para pacientes da Covid e a recomendação para não aumentar estoques de cloroquina. E a semana acaba com uma prova de amizade: um americano dividiu um prêmio milionário com um amigo após um pacto feito em 1992.

Perfis derrubados

O Twitter e o Facebook derrubaram as contas de 16 apoiadores e aliados do presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira. O grupo é alvo de investigações por suposta disseminação de fake news. A decisão é do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Entre os perfis suspensos estão os dos empresários Luciano Hang e Edgard Corona, o do presidente do PTB, Roberto Jefferson, e do blogueiro Allan dos Santos e da extremista Sara Giromini. Segundo Moraes, a medida é para evitar que as contas sejam utilizadas para ‘possíveis condutas criminosas’ apuradas.

Em maio, o grupo já havia sido alvo de busca e apreensão autorizada pelo ministro, em desdobramento do inquérito que apura ataques a ministros da Corte e disseminação de informações falsas.

Alertas desprezados

Documentos mostram que o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública alertou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a falta de medicamentos para tratamento de pacientes com coronavírus. Levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde divulgado no fim de junho concluiu que estavam em falta remédios para pacientes internados nas UTIs de 21 estados e no DF.

O comitê também alertou para a possibilidade de o país ficar com excesso de cloroquina em estoque. A droga é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro para o tratamento de Covid-19, mas pesquisas científicas vêm atestando que não tem eficácia para a doença.

O ministro interino ignorou os dois alertas.

Panorama Covid

pandemia no Brasil tem mais de 85 mil mortos. Nove estados registram alta de óbitos pela Covid-19. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 1.065 mortes, uma variação de 5% em relação aos dados registrados em 14 dias. Segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o país tem 2.348.200 infectados pelo novo coronavírus. Veja os dados por estado.

Efeitos da pandemia

A Prefeitura de São Paulo decidiu adiar o carnaval de rua e os desfiles das escolas de samba de 2021 devido ao coronavírus. A nova data ainda será definida — a Liga das Escolas de Samba de SP defende que os desfiles aconteçam no fim de maio ou no começo de julho. Já a Parada LGBT e a Marcha para Jesus foram cancelados. Outro evento suspenso na capital paulista por causa da Covid é o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Pela primeira vez em 47 anos, o GP do Brasil não será realizado.

Covid no Zoo

Foto de arquivo mostra leão e filhote no Zoológico do Bronx, em Nova York — Foto: Reprodução/Facebook/Zoológico do Bronx

Pesquisadores dos EUA identificaram duas linhagens do novo coronavírus em felinos do Zoológico do Bronx, em Nova York. Quatro tigres e três leões foram infectados em março e desenvolveram sintomas leves da Covid-19. Os felinos teriam tido contato com funcionários que relataram sintomas da doença. Entenda.

Pedido de renúncia

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pediu ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para deixar o cargo. O economista foi anunciado no cargo ainda em 2018, durante a transição de governo e, segundo o BB, entendeu que a instituição precisa de ‘renovação’.

Armas da Força Nacional

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, revogou trechos de uma portaria que exigia que armas da Força Nacional tivessem elementos de identificação sigilosa. Esses itens de segurança permitem rastrear a origem das armas quando os elementos de identificação comuns — como o número de série cunhado na arma, por exemplo — forem violados para impedir a identificação do armamento. Ilona Szabó, diretora do Instituto Igarapé, que estuda questões de segurança pública e Justiça, disse que a medida dificulta o rastreamento e a investigação de desvios.

EUA x China

A China mandou fechar o consulado dos Estados Unidos em Chengdu, no sudoeste do país. Foi uma retaliação à determinação dos EUA de encerrar a missão diplomática do governo chinês em Houston, no Texas. Segundo comunicado de Pequim, a decisão é ‘uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos EUA’.

Os desentendimentos entre as duas potências aumentaram nos últimos anos e estudiosos falam em ‘nova Guerra Fria’. A tensão envolve, além dos fechamentos de consulados, a acusação de roubo de vacina, o TikTok e disputas tarifárias. Relembre em vídeo.

COM INFORMAÇÕES DO G1

Mais que amigos, friends; Vida de solteiro;  Desemprego na pandemia; Exemplo de dedicação ...

E MAIS NOTÍCIAS...

https://foconapolitica.com.br/sexta-feira-24-de-julho-resumo-do-dia/baixa_resumo_do_dia_BACKGRAUND_BAIXA.JPG