22 de julho, quarta-feira – DESTAQUES DO DIA - Notícias ABRACAM

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado

Exclusivo: um novo levantamento do Monitor da Violência mostra que o número de assassinatos ficou estável em maio, mas é 7% maior nos primeiros 5 meses do ano em comparação com 2019. A escalada de tensão com o fechamento de um consulado da China nos Estados Unidos. A proposta que aumenta gradativamente os recursos federais no Fundeb passa na Câmara com amplo apoio e vai ao Senado. Só 6 deputados ficaram contra na votação definitiva. Aliás, o fundo que ajuda a manter nossas escolas públicas é tema do podcast O Assunto. A Covid-19 matou, em média, 1.048 pessoas por dia no Brasil na última semana. Já são 81 mil vítimas desde março. A corrida pela vacina já tem mais de 160 candidatas, mas apenas 5 na fase final de desenvolvimento. Duas delas são testadas no Brasil. Elza Soares faz 90 anos e fala ao G1 sobre desigualdade, violência policial e quarentena. E o futebol volta em dois estados com clássicos: Corinthians x Palmeiras e Internacional x Grêmio.

Monitor da Violência

19.382 morrerem de forma violenta entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período no ano passado, foram 18.120. A alta de 7% ocorre mesmo em meio a pandemia da Covid-19, quando estados e municípios passaram a adotar medidas de isolamento social. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Veja o mapa com todos os dados.

China x EUA

Os Estados Unidos determinaram o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas. O Departamento de Estado americano informou que a medida tem o objetivo de proteger a “propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos”. Por sua vez, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, condenou a ação e alertou que seu país pode tomar medidas firmes de retaliação se os EUA não reverterem sua decisão.

Fundeb

Câmara dos Deputados aprovou a PEC que renova o Fundeb – fundo que financia a educação básica – e amplia gradualmente a participação da União, até 23% a partir de 2026. O texto-base passou em 1º turno com 499 votos a 7. No 2º turno, foi aprovado por 492 votos a 6. Veja como cada deputado votou e os detalhes da proposta, que agora irá ao Senado. Entidades estudantis dizem que o resultado é uma “vitória da educação”.

Mas e agora? Como fica o dinheiro da educação?

 O Assunto debate o tema com Ricardo Henriques, ex-secretário nacional de Educação Continuada do MEC, e o repórter Júlio Mosquera detalha o bastidor da aprovação na Câmara.

Audio de O Assunto 

https://foconapolitica.com.br/22-de-julho-quarta-feira-destaques-do-dia/?preview=true&_thumbnail_id=987

Mais de 81 mil mortos

A Covid-19 causou 1.048 mortes por dia no Brasil na última semana. As curvas de infecção estão subindo em 9 estados. Segundo o balanço do consórcio de veículos de imprensa, o país tem 81.628 mortes e 2.167.988 casos desde o início da pandemia. Veja a situação em cada estado.

Corrida pela vacina

166 vacinas estão em desenvolvimento contra a Covid-19 em todo o mundo. Até ontem, 24 delas foram registradas em fase clínica, que é a etapa de teste em humanos. Brasil testa duas das cinco vacinas mais avançadas: entenda em que estágio as análises estão.

Novo teste de Bolsonaro

15 de julho – O presidente Jair Bolsonaro observa a cerimônia de arriamento da bandeira, no Palácio da Alvorada, em Brasília — Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O presidente Jair Bolsonaro disse que sai nesta quarta-feira o resultado de um novo teste que realizou a fim de detectar se permanece infectado ou não pelo novo coronavírus. Se o resultado der negativo, ele antecipou que viajará na sexta-feira para o Piauí.

E mais notícias...

https://foconapolitica.com.br/22-de-julho-quarta-feira-destaques-do-dia/?preview=true&_thumbnail_id=987