21 de julho, terça-feira - Os DESTAQUES DO DIA que a ABRACAM traz para você

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


Líderes europeus chegaram a um acordo para recuperar a economia do bloco destroçada pela pandemia. Proposta do Fundeb, o fundo que financia a educação básica, pode ser votada hoje. Ao menos oito estados e o Distrito Federal discutem retomar as aulas. O ministro da Economia, Paulo Guedes, entrega a primeira parte da reforma tributária do governo. Testes com os voluntários da vacina chinesa contra o coronavírus começam hoje em São Paulo. Podcast O Assunto discute a “cultura da carteirada” no Brasil. Como os cinemas vão reabrir? Gafanhotos: estão ou não chegando?

Acordo europeu

https://s02.video.glbimg.com/x240/8713729.jpg" alt="União Europeia chega a acordo sobre plano de recuperação da pandemia" style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: bottom; max-width: 100%; height: auto;">
União Europeia chega a acordo sobre plano de recuperação da pandemia
ASSISTA AO VÍDEO https://globoplay.globo.com/v/8713729/

Após quatro dias de reuniões, os 27 líderes europeus e a União Europeia (UE) chegaram a um acordo com um inédito fundo de 750 bilhões de euros (R$ 4,57 trilhões) para superar os estragos na economia do bloco provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Fundeb

Um acordo costurado pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve viabilizar a votação nesta terça da proposta de emenda à Constituição (PEC) do Fundeb, o fundo que financia a educação básica. O debate se dá em um cenário de gasto decrescente em educação.

Volta às aulas

Após o Ministério da Educação (MEC) divulgar as diretrizes para retomada das aulas presenciais, pelo menos oito estados e o Distrito Federal discutem retomar as aulas na rede pública nos próximos dois meses, aponta levantamento do G1. Tocantins deve ser o primeiro estado a voltar com as aulas presenciais. Veja as datas.

Reforma tributária

O ministro da Economia, Paulo Guedes, entrega hoje ao Congresso a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo, conforme havia antecipado na semana passada.

Vacina em teste em SP

Os testes com os voluntários da vacina chinesa contra o coronavírus começam hoje em São Paulo. Nesta terceira fase de testes, 9 mil voluntários irão receber a dose. O Instituto Emílio Ribas, na Zona Oeste, começou a cadastrar na última quarta-feira (15) os voluntários, mas a inscrições continuam abertas e a prioridade é testar os profissionais da área da saúde.

Avanço da pandemia

Brasil passou de 80 mil vítimas da Covid com média de 1.047 mortes por dia. Número aumenta em 8 estados, e situação mais grave é no Sul. Em todo o país, são mais de 2,1 milhões de casos. Veja a situação no seu estado.

  • O Assunto: 'carteirada'

    Podcast discute a "cultura da carteirada" no Brasil. O "você sabe com quem está falando?" é bem comum entre os que se consideram acima da lei ou superior por causa de renda, raça ou posição social. Renata Lo Prete debate o tema com o repórter da TV Globo Bruno Tavares e o professor de diversidade da FGV Direito Thiago Amparo.

Auxílio emergencial

Milhares de pessoas ainda estão angustiadas à espera do auxílio emergencial, e hoje a 4ª parcela é paga para 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família. Veja quem recebe.

 

Leia mais destaques...

https://foconapolitica.com.br/21-de-julho-terca-feira-os-destaques-do-dia/