Segunda-feira, 20 de julho - RESUMO DO DIA - NOTÍCIAS ABRACAM

No dia em que o Brasil ultrapassou a triste marca dos 80 mil mortos pela Covid-19, uma esperança: duas vacinas contra o coronavírus têm resultados positivos. A conduta do desembargador que rasgou uma multa por não usar máscara e humilhou um guarda municipal será analisada pelo Conselho Nacional de Justiça. O senador Flávio Bolsonaro depõe ao Ministério Público Federal e nega ter sido avisado de operação da PF. E a nuvem de gafanhotos volta a se aproximar do Brasil.

Busca pela vacina

Mais de 160 vacinas estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, segundo a OMS Mulher segura frasco com a inscrição "Vacina Covid-19" em foto do dia 10 de abril de 2020 — Foto: Dado Ruvic / Reuters

Ainda que especialistas mantenham cautela, a segunda-feira foi marcada pela esperança em relação ao combate à Covid-19. As vacinas de Oxford e a chinesa CanSino apresentaram resultados promissores em testes preliminares. As duas conseguiram induzir a imunidade contra o novo coronavírus e se mostraram seguras. Os resultados são dos ensaios clínicos em fase preliminar (fases 1 e 2). É no ensaio de fase 3, com um número maior de participantes, que a eficácia é comprovada em uma população maior, antes de considerar a comercialização em larga escala. A vacina de Oxford já está na sua terceira etapa com testes em humanos, inclusive no Brasil.

Panorama da pandemia

O Brasil chegou à triste marca de 80 mil mortos pelo novo coronavírus. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 718 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 80.251. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 1.047, uma variação de +2% em relação aos dados registrados em 14 dias. Os infectados passam de 2,1 milhões.

Coronavírus no Planalto

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, estão com Covid-19. O novo titular do MEC disse que foi medicado e vai despachar remotamente. Ele foi empossado na última quinta-feira, quando 14 ministros do governo estiveram presentes na cerimônia. Já Lorenzoni relatou que sentiu sintomas no fim da semana passada, quando decidiu fazer os exames. Desde o início da pandemia, ele tem ido a eventos públicos sem usar máscara de proteção.

Desembargador reincidente

O desembargador Eduardo Siqueira, que ontem rasgou uma multa que recebeu por não usar máscara e humilhou um guarda municipal em Santos (SP), já ameaçou uma colega do TJ-SP. O Conselho Nacional de Justiça vai investigar a conduta de Siqueira, que alega que o vídeo foi tirado de contexto e que ele foi 'vítima de uma armadilha'.

Depoimento de Flávio Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) fala com a imprensa ao deixar o prédio do Senado Federal, em Brasília, após prestar depoimento, nesta segunda-feira (20). — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Em depoimento ao Ministério Público Federal, o senador Flávio Bolsonaro negou ter tomado conhecimento prévio da operação da Polícia Federal que investigou um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa do Rio, e que levantou suspeitas sobre Fabrício Queiroz, seu ex-assessor. A denúncia foi feita pelo empresário Paulo Marinho, ex-aliado do senador. Flávio depôs no próprio gabinete no Senado, acompanhado de sua advogada.

Educação básica

O dinheiro público para a educação básica terá uma semana decisiva na Câmara. Líderes partidários afirmaram nesta segunda-feira que a votação da proposta de renovação do Fundeb será feita amanhã. Composto por impostos estaduais, municipais e federais, o fundo garante o reforço de caixa de estados e municípios para investimentos da educação infantil ao ensino médio. Entenda como é hoje o Fundeb e o que pode mudar.

Nova ameaça

Seguindo o enredo de 2020 'sem um minuto de paz', a nuvem de gafanhotos voltou a preocupar os agricultores brasileiros. Ela está na Argentina e agora se aproxima da fronteira com o Brasil — os insetos estão a 112 km da cidade de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Agropecuária monitora o deslocamento dos cerca de 400 milhões de gafanhotos.

Futebol em 2020

A Conmebol definiu a tabela para a volta da Copa Libertadores. O reinício está previsto para o dia 15 de setembro. Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Internacional, Grêmio e Athletico estão na competição, que será com portões fechados. Veja o documento com as datas e horários detalhados.

Risco de extinção

A revista 'Nature Climate Change' publicou um alerta: os ursos polares podem ser extintos em menos de 80 anos por causa da mudança climática. O estudo revela que se as emissões de gases do efeito estufa seguirem o ritmo atual, a queda da reprodução colocará em risco a permanência da espécie até 2100. Saiba mais.

Recuo do PIB

5,95% é a nova projeção para o recuo do PIB neste ano — a previsão de queda era de 6,10%. Os economistas do mercado financeiro melhoraram a estimativa para o nível de atividade e passaram a prever um tombo menor para a economia brasileira. Os analistas também mantiveram estimativa de inflação para este ano em 1,72%. Os dados são do Boletim Focus, do Banco Central.