Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
O coronavírus infectou 2 milhões de pessoas no Brasil, que registra quase 77 mil mortes. Morre o diretor e produtor de TV Del Rangel. O “Xô, CPMF” de Rodrigo Maia em entrevista à GloboNews. Em nova fase de reabertura, Rio permite esportes coletivos em praias e lagoas. Márcia Queiroz é esperada para colocar tornozeleira eletrônica. O Assunto fala sobre o marco do saneamento. Uma exposição drive-thru em São Paulo. A Live do G1 e as lives desta sexta.
Coronavírus: 2 milhões de casos no Brasil
O Brasil tem 76.846 mortes e 2.015.382 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa divulgado às 8h desta sexta-feira.
A média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.081 óbitos, uma variação de 6% em relação aos dados registrados em 14 dias. É a maior média móvel da pandemia pelo 4º dia.
Morre Del Rangel
O diretor e produtor de TV Del Rangel, de 65 anos, morreu ontem à noite, informou a Fundação Padre Anchieta. Desde 2019, ele era diretor de programação da TV Cultura, em São Paulo. Antes, trabalhou na TV Globo, SBT, Record e Band.
Rodrigo Maia: ‘Xô, CPMF’
Rodrigo Maia em entrevista à GloboNews — Foto: Reprodução / GloboNews
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em entrevista à GloboNews que planeja recriar a campanha “Xô, CPMF“. A campanha foi lançada em 2007 e defendia o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras. O imposto foi derrubado pelo Congresso naquele ano. Paralelamente, Câmara e Senado analisam propostas de reforma tributária. A expectativa é que o governo apresente um texto na próxima semana, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, cogita a taxação em 0,2% em transações no comércio eletrônico, o que vem sendo chamado de “nova CPMF”.
“Eu estou pensando em trazer de volta a campanha que o DEM fez ‘Xô, CPMF’. Ninguém aguenta mais impostos no Brasil. Vamos cuidar da simplificação dos impostos, cortar distorções como o lucro presumido, entre outros. Agora, novos impostos, eu acho que a sociedade está cansada. E, certamente, vai ter muita dificuldade de passar na Câmara dos Deputados”, afirmou.
Flexibilização no Rio
Começa hoje a fase 4 da reabertura da cidade do Rio, em meio à pandemia de coronavírus. A principal mudança é a permissão, de segunda a sexta, de esportes coletivos em praias e lagoas, como vôlei e futevôlei. Pontos turísticos também estão autorizados a reabrir com um terço da capacidade, mas Pão de Açúcar, Corcovado, Aquario e RioStar já anunciaram que só vão abrir na primeira quinzena de agosto.
Vacina na China?
Na corrida por vacina contra Covid-19, empresas chinesas fazem “pré-testes” em cientistas e executivos. Funcionários receberam doses antes mesmo da aprovação de testes em seres humanos, quebrando inclusive códigos internacionais de ética. Especialistas ressaltam que países buscam triunfo científico e político de ser o primeiro a conseguir vacina eficaz.
E mais...