Segunda-feira, 13 de julho - RESUMO DO DIA que a ABRACAM traz para você

Boa noite! Aqui no BOLETIM FOCO NA POLÍTICA estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.


Após alerta de desmatamento recorde na Amazônia, o governo exonera coordenadora do Inpe responsável por monitorar a floresta. Ministério da Defesa afirma que acionará PGR depois de Gilmar Mendes dizer que Exército se associou a um 'genocídio' na pandemia. O corpo da atriz do seriado 'Glee' Naya Rivera é encontrado em lago após cinco dias. E o número de mortes por coronavírus no Brasil chega a 72.921.

Exoneração no Inpe

governo exonerou a coordenadora-geral de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lubia Vinhas. A área é responsável pelo monitoramento da devastação da Amazônia, por meio do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Na última semana, o instituto divulgou um novo recorde de destruição da floresta.

Numa reunião virtual com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil corrigirá excessos e erros na questão ambiental. Guedes disse que o país tem dimensões continentais e que, por isso, precisa de ajuda.

Covid no Brasil

Levantamento do consórcio de veículos de imprensa registrou 770 mortes pelo coronavírus em 24 horas, totalizando 72.921 vítimas. Foram confirmadas 21.783 infecções no último dia — o país tem mais de 1,8 milhão de brasileiros contaminados. De acordo com a média móvel, nove estados e o Distrito Federal apresentaram alta de óbitos.

O vírus avança

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, metade das 230 mil infecções em 24 horas pelo coronavírus no mundo ocorreu em apenas dois países: Estados Unidos e Brasil. O diretor da OMS, Tedros Adhanon, alertou para o aumento no número de casos e disse que 'não haverá retorno ao antigo normal no futuro próximo'.

Em relação à América Latina, segunda região com mais mortes, Adhanon afirmou que muitos países estão perdendo os ganhos obtidos devido à flexibilização das medidas de isolamento: 'A reabertura levou a uma transmissão mais intensa.'

Querido na Funarte

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), foi efetivado como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) pelo governo federal. Querido vinha exercendo a função como substituto. O Ministério Público Federal diz que ele não tem experiência para o cargo ou formação suficiente.

Críticas a militares

O Ministério da Defesa informou nesta segunda-feira, por nota, que encaminhará uma representação à Procuradoria-Geral da República contra o ministro do STF Gilmar Mendes. No sábado (11), Gilmar disse que o Exército se associou a um 'genocídio' durante a pandemia, em referência à atuação de militares no Ministério da Saúde, desde maio sem titular. A nota foi assinada pelo ministro Fernando Azevedo e Silva e pelos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Violência policial

Uma mulher negra, de 51 anos, foi vítima de violência policial em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo. 'Cheguei a desmaiar quatro vezes', disse a comerciante, que foi imobilizada no chão enquanto o policial pisava em seu pescoço. O Fantástico teve acesso ao vídeo do episódio, que aconteceu em maio. Hoje, em uma rede social, o governador de SP João Doria afirmou que as cenas 'causam respulsa' e que os PMs foram afastados e responderão a inquérito.

Rastro das armas

Os registros de armas de fogo pela Polícia Federal no 1ª semestre deste ano equivalem a 89% do total de todo o ano passado. Até junho, foram 73.985 registros; nos 12 meses de 2019, 82.663. Com validade de 10 anos, o documento autoriza o proprietário da arma a mantê-la exclusivamente no interior de sua residência ou no trabalho — diferentemente do porte de arma, que dá direito a andar armado. Desde o início do mandato, o presidente Jair Bolsonaro vem tomando medidas para facilitar a obtenção e o registro de armas e munição, uma de suas promessas de campanha.

Tragédia em lago

Nesta segunda foi confirmada a morte da atriz Naya Rivera, de 33 anos (foto à esquerda). Mais conhecida por sua participação no seriado 'Glee', ela estava desaparecida desde a última quarta (8), quando passeava de barco com o filho de 4 anos e não voltou após um mergulho. Segundo a polícia, seu corpo foi encontrado nesta manhã nas mesmas águas. Relembre, em fotos, a carreira de Naya.

Também morreu hoje a atriz Kelly Preston, 57, que lutava contra um câncer de mama. Preston, que atuou em filmes como 'Irmãos Gêmeos' e 'Jerry Maguire', era casada com ator John Travolta.

Baque na economia

'É tudo igual às três da tarde e às três da manhã'. A fala é de Wayne Fournier, prefeito da pequena Tenino, no noroeste dos EUA. Seus 1,8 mil habitantes foram obrigados a abandonar as ruas para frear a Covid – e a economia local não aguentou o baque. Foi aí que o museu da cidade usou uma impressora do século XIX para imprimir US$ 10 mil em retângulos de madeira para aquecer os bolsos da população. Difícil entender? A gente explica.

Extrema pobreza na América

16 milhões de latino-americanos podem entrar na faixa da extrema pobreza, afirmou José Ángel Gurría, secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para Gurría, a Covid-19 mostrou que os mecanismos de proteção social são insuficientes e que 'saúde e economia não se contrapõem'.

Sobreviveu à Covid

Além de médica, professora e pesquisadora da USP com mais de 35 anos de carreira, a pneumologista Carmen Valente Barbas é sumidade quando o assunto é ventilação mecânica. No fim dos anos 1990, descobriu uma forma de aumentar a eficiência do tratamento para pacientes com doenças pulmonares agudas. A pesquisa salvou muitas vidas, inclusive a dela: infectada com a Covid-19, Carmen foi tratada pelo método que ela mesma havia criado no passado.

Com informações do G1, Agência Brasil e BrazilianNews

E mais...

https://foconapolitica.com.br/914-2/