9 de julho, quinta-feira - O destaques do dia que a ABRACAM traz para você

 As fake news do "gabinete do ódio" e do assessor do presidente. O vírus afeta exportações, mostra pesquisa, e pode empurrar a economia brasileira para depressãoO Assunto debate a pressão de empresários por um freio na destruição na Amazônia. O comício da Covid-19 de Trump. Parques reabrem no Rio, com protocolos de saúde. As lives de hoje e a Campus Party de graça.

Fake news do 'gabinete do ódio'

Páginas que o Facebook derrubou na investigação que levou à remoção de uma rede de contas falsas relacionadas ao PSL e a gabinetes da família Bolsonaro tinham Tercio Arnaud Tomaz, assessor do presidente Jair Bolsonaro, como administrador de alguns dos perfis que divulgavam fake news. Ele também é um dos integrantes do chamado "gabinete do ódio".

Pesquisa CNI

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que 57% das empresas exportadoras tiveram as vendas ao exterior "afetadas negativamente" pela pandemia do novo coronavírus, enquanto 8% registraram aumento nas vendas para o exterior. Os resultados:

  • Foi afetada negativamente: 57%;
  • Não foi afetada negativamente: 32%;
  • As exportações aumentaram: 8%;
  • Não sei: 3%.

Efeitos do vírus na economia

Entenda como a piora fiscal e descontrole do coronavírus podem empurrar economia brasileira para depressão, em um ano em que é dado como certo que a recessão enfrentada pelo Brasil em 2020 será a pior dos últimos 120 anos.

Um freio na destruição na Amazônia

O Assunto debate a pressão de empresários pelo fim dos ataques à florestas da Amazônia. Fundos estrangeiros e empresas brasileiras querem providências. Renata Lo Prete conversa com Daniela Chiaretti, repórter especial do jornal "Valor Econômico", e com o jornalista e escritor Jorge Caldeira.

68 mil mortos

O Brasil tem 68.089 mortes e 1.719.660 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Auxílio emergencial

Serão liberados hoje saques e transferências da primeira parcela do auxílio emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote que fazem aniversário em abril.

Proteção a profissionais essenciais

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a lei que determina que o governo federal adote medidas para preservar a saúde de profissionais considerados essenciais ao controle de doenças. A norma determina que o poder público forneça gratuitamente EPIs aos trabalhadores e que eles tenham prioridade na realização dos testes para detecção da Covid-19.

Leitos privados em SP

Após alta provocada pelo novo coronavírus, a taxa de ocupação dos leitos privados na cidade de São Paulo começou a cair na segunda quinzena de junho, segundo análise feita pelo pesquisador Marcio Bittencourt, do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da USP. Entenda a pesquisa.

Comício da Covid-19 

número de casos de Covid-19 em Tulsa, no sul de Oklahoma, nos Estados Unidos, aumentou pouco mais de duas semanas depois que o presidente Donald Trump realizou um comício eleitoral na cidade. Depois que o número de diagnósticos positivos diminuiu 20% entre a semana de 28 de junho e 4 de julho, o Departamento de Saúde local registrou mais de 200 novos casos diariamente desde segunda-feira (6), chegando a 266 ontem.

Atriz de 'Glee' sumiu

Naya Rivera em foto do último dia 18 de novembro — Foto: Joshua Blanchard/Getty Images for Alliance of Moms/AFP

A atriz Naya Rivera, de 33 anos, que estrelou seis temporadas da série “Glee”, desapareceu após um passeio de barco no Lago Piru, na Califórnia. O filho dele, de 4 anos, foi achado dormindo na embarcação. Mergulhadores se juntam às equipes de resgate hoje.

Parques no Rio

Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico e o Parque Lage reabrem parcialmente para visitação nesta quinta-feira, mas com medidas de segurança. A retomada é planejada de forma gradual e segue uma série de regras.

Lives de hoje

Vanessa da Mata, Arrigo Barnabé, Teresa Cristina e mais shows para ver em casa. Já o Biquini Cavadão vai transmitir show do disco 'Ilustre Guerreiro' gravado em São Paulo. Veja horários. E começa hoje a edição global da Campus Party, que será on-line e gratuita.

E muito mais...

https://foconapolitica.com.br/9-de-julho-quinta-feira/