2 de julho, quinta-feira - Os DESTAQUES DO DIA que a ABRACAM traz para você

 Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

As eleições deste ano foram adiadas para novembro. Bolsonaro participa da Cúpula do Mercosul por videoconferência. Último dia para se cadastrar no auxílio emergencial. O Brasil tem mais de 60 mil óbitos por Covid-19. O vírus avança em alta velocidade no Centro-Oeste, e "O Assunto" debate o tema. São Paulo multa quem não usar máscara: pessoas e comerciantes. O Rio de Janeiro reabre bares e restaurantes, mas conta mortos entre profissionais como médicos, PMs, motoristas de ônibus e outras categorias. As lives que viraram singles, EPs e DVDs e os shows para ver em casa hoje. E o acidente envolvendo os filhos do cantor Leonardo.

Eleições 2020 adiadas: datas do calendário eleitoral

 

Congresso Nacional aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus.

O calendário inicial, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado, previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. A PEC aprovada pelo Congresso adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

O adiamento foi debatido pelo Congresso em audiências com especialistas e integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:

  • a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
  • 31 de agosto a 16 de setembro: período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações;
  • 26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;
  • a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
  • após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;
  • 27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
  • 15 de novembro: primeiro turno da eleição;
  • 29 de novembro: segundo turno da eleição;
  • até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
  • até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

O Congresso aprovou PEC que altera as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia. O calendário inicial previa o 1º turno em 4 de outubro, e o 2º, em 25 de outubro. A PEC adiou o 1º turno para 15 de novembro, e o 2º, para 29 de novembro. Veja como fica o calendário eleitoral.

Cúpula do Mercosul

Jair Bolsonaro participa da 56ª reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul. Em razão da pandemia, pela primeira vez o encontro dos líderes do bloco sul-americano será realizado por videoconferência.

Formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, o Mercosul tem no momento a presidência do Paraguai. Nesta quinta, o presidente Mario Abdo Benítez passará o comando rotativo do bloco ao colega uruguaio, Luis Lacalle Pou.

Carro com filhos de Leonardo capota

Carro com filhos do cantor Leonardo cai dentro de rio em Goiás

Carro com filhos do cantor Leonardo cai dentro de rio em Goiás 

carro que transportava dois filhos do cantor sertanejo Leonardo capotou e caiu no Rio do Boi, em Goiás. O acidente aconteceu a 40 km da fazenda do artista, na tarde de ontem. Um vídeo mostra quando o carro é retirado da água (veja acima).

Segundo a assessoria de Leonardo, eles seguiam para a propriedade rural, localizada em Jussara, quando aconteceu o acidente. O motorista do carro tentou desviar de uma carreta que estava na pista e capotou. Os filhos do cantor, Matheus e João Guilherme, juntamente com o motorista, foram levados para uma unidade de saúde, mas não apresentaram ferimentos e foram liberados.

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal credita hoje o auxílio emergencial a mais 6,8 milhões de beneficiários, todos fora do programa Bolsa Família. Neste grupo estão nascidos em julho e agosto. Esta quinta também é o último dia para se cadastrar no programa.

60 mil vidas perdidas

O Brasil tem 60.813 mortes e 1.456.969 casos de Covid-19, aponta atualização do consórcio de veículos de imprensa às 8h desta quinta-feira. Veja os dados.

Sem máscara em SP = multa

O estado de São Paulo começa a multar hoje as pessoas e os estabelecimentos comerciais que desrespeitarem o uso obrigatório de máscaras. A punição varia entre R$ 524 e R$ 5 mil.

O Assunto

A última fronteira da Covid no Brasil era a região Centro-Oeste. Mas agora é onde a curva de mortes mais acelera, levando o sistema de saúde ao limite. Episódio traz relatos dos repórteres da TV Globo Fabiano Arruda (Mato Grosso do Sul), Rafael Oliveira (Goiás) e Luísa Doyle (Brasília), além de entrevista de Renata Lo Prete com Ianara Garcia, de Mato Grosso, onde a situação é pior no momento.

Profissionais mortos no RJ

O Rio de Janeiro tem 70 taxistas, 30 PMs e 44 médicos mortos por Covid-19. Mas motoristas e cobradores de ônibus também têm sido vítimas da doença: 40 já morreram. Veja outras categorias afetadas pelo surto.

Flexibilização no RJ

Rio entra nesta quinta na 3ª fase de flexibilização, permitindo bares e restaurantes, atividades na areia da praia e academias. Estúdios de tatuagem e cafezinho nos salões de beleza também foram autorizados. Há, no entanto, restrições impostas pelo município; VEJA quais são.

Israelenses e palestinos com medo

Israelenses e palestinos voltaram a sentir o medo do início da pandemia. Taxa diária de infecções alcança recorde na região, que amplia restrições em uma segunda tentativa de conter o avanço do vírus. Leia no blog da Sandra Cohen.

Produção industrial

Saem hoje os dados de maio da produção industrial. Em abril, o tombo foi enorme: a produção industrial brasileira desabou 18,8%, o nível mais baixo já registrado no país, afetado pela pandemia e medidas de isolamento social.

Lives

A live virou álbum. Artistas transformam shows online em novos projetos musicais. Péricles, Wesley Safadão, César Menotti & Fabiano e outros contam por que resolveram lançar singles, EPs e DVDs gravados em transmissões no YouTube e nas redes sociais.

A cantora Elza Soares — Foto: Divulgação

Campus Party

A Campus Party se prepara para edição global online e espera 10 milhões de participantes. Evento que acontece entre os dias 9 e 11 de julho será gratuito e participantes poderão doar recursos para os Médicos Sem Fronteiras. Serão mais de 5 mil palestras em 31 países.