25 de junho, quinta-feira - OS DESTAQUES DO DIA QUE A ABRACAM TRAZ PARA VOCÊ

A Lava Jato no Rio faz nova operação sobre propina na Eletronuclear e mira Silas Rondeau, ex-ministro de Lula. Advogada diz ao JN que a mulher de Queiroz passava temporadas em Atibaia. Ana Rigamonti conta que conviveu com o ex-assessor de Flávio Bolsonaro no ano passado, "criou vínculo de amizade" e até emprestou carro. Marco do saneamento, que abre o setor para empresas privadas, é aprovado no Senado e vai para sanção de Bolsonaro. Arrecadação com royalties do petróleo tomba 30,8% em maio. Após apontar estabilidade, governo diz que pandemia continua avançando. O Brasil se aproxima de 54 mil mortes por coronavírus. O Assunto fala sobre o trabalho de quem vive de fazer entregas.

Lava Jato no Rio

A Lava Jato no Rio faz uma nova operação nesta quinta-feira (25) sobre pagamento de propina na Eletronuclear e mira Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia entre 2005 e 2007 (no segundo governo Lula). São cumpridos 12 mandados de prisão e 17 de busca no Rio, em SP e no DF em investigação que tem como base delação de 2 lobistas ligados ao PMDB presos em 2017.

Mulher de Queiroz em Atibaia

A advogada Ana Flávia Rigamonti, que trabalhou no escritório do ex-advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, a partir de 2019, contou ao Jornal Nacional que conviveu com Fabrício Queiroz na casa em que ele foi preso, em Atibaia, no interior de São Paulo. Ela afirmou que a mulher de Queiroz, Márcia de Oliveira Aguiar, que está foragida, passou temporadas no imóvel e que chegou a emprestar o carro para Queiroz. Veja a entrevista no vídeo acima.

Destino das 'rachadinhas'

A Justiça do RJ decide hoje o destino de ação contra Flávio Bolsonaro sobre as "rachadinhas". Se o processo for ao Órgão Especial, desembargadores podem anular atos tomados até agora na 1ª instância e, assim, possibilitar saída de Queiroz da cadeia. O senador, filho do presidente Jair Bolsonaro é apontado pelo Ministério Público estadual como chefe de uma organização criminosa.

Marco do saneamento básico

O Senado aprovou o projeto que institui o novo marco legal do saneamento básico, que abre o setor para empresas privadas. O texto, aprovado por 65 votos a 13, segue para sanção do presidente da República.

Royalties do petróleo

Em meio ao colapso da demanda por petróleo no mundo e derretimento dos preços internacionais, a arrecadação do país com royalties e participações especiais sofreu um forte tombo nos últimos meses. Caiu 30,8% em maio e pode cair mais de R$ 12 bilhões este ano. A queda é um choque para as receitas da União, estados e municípios.

Pandemia avança no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação de testes para Covid-19 e afirmou que os casos do surto seguem crescendo no país. Cerca de um quarto da população será testada para a doença. O Brasil já tem 53.895 mortos e 1.193.609 casos confirmados.

Surtos no Congo

A República Democrática do Congo tem enfrentado graves desafios na saúde pública. Além da Covid-19, que assolou o mundo inteiro em 2020, o país africano convive com surtos recorrentes do vírus Ebola e do sarampo.

Modelo português

Apesar de ser considerado modelo em meio à pandemia, Portugal é esnobado por seus vizinhos europeus. Entenda no blog da Sandra Cohen.

 

O Assunto

A pandemia mudou a vida dos entregadores de aplicativos. Para melhor? Nem tanto. A categoria está se organizando para apresentar reivindicações. Ouça e entenda como anda o movimento dos integrantes do setor.

Aulas presenciais em SP

O governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas presenciais a partir do dia 8 de setembro em toda a rede de ensino do estado. A medida vale tanto para a rede pública quanto a privada, da educação infantil até o ensino superior. Entenda como será.

Emergência contra gafanhotos

A nuvem de gafanhotos que estava até ontem a 130 km e avança em direção ao Brasil levou o Ministério da Agricultura a declarar estado de emergência fitossanitária nas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que permite esses estados a contratar pessoal e importar defensivos agrícolas para conter a praga.

Pragas: realidade x ficção

Uma nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil, põe plantações em risco e preocupa autoridades. No cinema, infestação de animais, que incluem sapos e tubarões, também já causaram devastação. Veja lista de filmes com referências às Pragas do Egito.

Experiências na pandemia

Daqui a 30, 50 anos ou 100 anos, como será explicar às futuras gerações o que foram todas as privações e mudanças durante a pandemia do coronavírus? Por isso, pessoas contam em site o que mudou na visão de mundo com a pandemia e o que perderam na vida após a quarentena. 

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga a terceira parcela do auxílio emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família. Veja o calendário da ajuda do governo e tire dúvidas. E lembre-se: o trabalhador que tem direito ao benefício e ainda não se inscreveu no programa tem pouco tempo, pois o prazo termina no dia 2 de julho.

Imposto de Renda

Veja como declarar imóveis quitados, financiados ou na planta e dicas para auxiliar o contribuinte que comprou, vendeu, tem ou tinha uma casa ou apartamento em 2019.

João Carlos Martins faz 80 anosMaestro João Carlos Martins — Foto: Divulgação

Maestro João Carlos Martins — Foto: Divulgação

João Carlos Martins chega aos 80 anos como maestro da arte da superação. O pianista faz live hoje para celebrar as oito décadas de vida marcada por movimentos heroicos para driblar as adversidades que quase o tiraram de cena.

Lives de hoje

Hoje tem shows de Emicida, Elba Ramalho, John Legend, Preta Gil, Solange Almeida, Dorgival Dantas, Teresa Cristina... Veja a lista e horários.

  COM INFORMAÇÕES DO G1