Quarta-feira, 24 de junho - RESUMO DO DIA

Combate à pandemia

Um relatório do Tribunal de Contas da União aponta falta de estratégia do governo federal no combate ao novo coronavírus. O documento foi apresentado nesta quarta pelo ministro Vital do Rêgo, que vê com preocupação a ausência de ampla divulgação das ações de enfrentamento à crise de saúde pública. O texto ressalta ainda que pode haver desperdício de dinheiro público e aumento nos números de infecções e mortes.

E após apontar estabilidade, o governo afirmou que a pandemia continua avançando no Brasil. O Ministério da Saúde anunciou também que vai ampliar programa de testes.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou mais 1.103 óbitos nas últimas 24 horas, e o total chega a quase 54 mil. O Ministério da Saúde afirmou que vai ampliar o programa de testes de Covid-19 no país, que agora incluirá pacientes em estágio inicial da doença.

Volta às aulas

As aulas no estado de São Paulo serão retomadas a partir de 8 setembro e com rodízio de alunos, informou o governo nesta quarta. A reabertura vale para as redes pública e privada, na educação infantil e no ensino fundamental e médio. A proposta prevê a combinação de aulas presenciais e virtuais. Pelo plano, o estado estará há 28 dias na fase amarela de flexibilização da economia. Veja como será o protocolo de segurança. 

Marco do saneamento

Senado aprovou e agora vai para a sanção de Bolsonaro o novo marco regulatório do saneamento básico. O projeto abre setor à iniciativa privada e prevê coleta de esgoto para 90% da população até 2033. Foram quase 2 anos de discussões no Congresso.

Para relaxar

Ary Fontoura vira 'influencer' no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram/@aryfontoura>

Persona non grata

Funcionários do Banco Mundial enviaram uma carta ao Comitê de Ética da instituição pedindo a suspensão da nomeação de Abraham Weintraub para a diretoria executiva. O texto cita preocupação com as declarações tidas como preconceituosas do ex-ministro da Educação sobre chineses e minorias.

Sem redução

O Supremo Tribunal Federal proibiu a redução de jornada e de salário de servidores por estados e municípios quando os gastos com pessoal ultrapassarem o teto de 60% da Receita Corrente Líquida. Apesar de o corte estar previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, os ministros entenderam que fere princípios constitucionais.

Zika de novo

Uma nova linhagem do vírus da zika está em circulação no Brasil e pode originar uma epidemia, aponta um estudo da Fiocruz Bahia. Como ela nunca havia circulado no país, a maior parte da população não tem anticorpos para combatê-la. Portanto, vale redobrar a atenção com o acúmulo de água parada, para evitar a proliferação do mosquito.

Terra de ninguém

Amazônia tem 23% de floresta em terras públicas não destinadas registradas ilegalmente como propriedades privadas, aponta um levantamento do Instituto Pesquisa Amazônia (Ipam) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). A consequência é a invasão de grileiros e o aumento do desmatamento e das queimadas. 'São 11,6 milhões de hectares, quase uma Inglaterra, na mão de grileiros', diz o comentarista André Trigueiro.

Nuvem de poeira

Uma mancha gigantesca encobre há dias o Oceano Atlântico. Alguns especialistas chamam o fenômeno de 'nuvem de poeira Godzilla', que acontece todo ano, mas que parece ter se intensificado em 2020. Algumas partículas já chegaram ao Rio Amazonas. Entenda os efeitos no clima e na saúde das pessoas.

Estragos da pandemia

9,7 milhões de trabalhadores no Brasil ficaram sem remuneração em maio por causa da pandemia, segundo o IBGE. Esse número corresponde a 11,5% da população ocupada no mercado de trabalho neste mês, que era de 84,4 milhões. No Nordeste, este percentual chegou a 16,8%.

Qual o bicho

Páginas que misturam fotos engraçadas de animais e nomes próprios viram febre no Instagram — Foto: Reprodução

Páginas que misturam fotos engraçadas de animais e nomes próprios viram febre no Instagram — Foto: Reprodução