Terça-feira, 23 de junho - RESUMO DO DIA

PF quer ouvir Bolsonaro sobre suposta interferência. Polícia procura e tenta prender a mulher de Queiroz. Brasil tem 2º pior dia da pandemia. Senado aprova adiar as eleições municipais. Terremoto deixa mortos no México. E uma nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil e pode ser uma ameaça para a lavoura.

Coronavírus no Brasil

O Brasil registrou hoje o 2º maior número de mortes por coronavírus em 24 horas. Segundo levantamento do consórcio de imprensa, foram 1.364 vítimas a mais entre ontem e hoje. Ao todo, o país já registrou 52.771 óbitos desde o início da pandemia e tem mais de 1,1 milhão de infectados.

Em SP, houve novo recorde de mortes no estado: 434 em 24 horas. Na capital, um levantamento da Prefeitura indica que o número de casos pode ser 10 vezes maior que o oficial. Ou seja, mais de 1 milhão teria contraído o vírus só na cidade.

Investigações avançadas

A delegada da PF Christiane Correa Machado pediu ao STF para ouvir "nos próximos dias" o presidente Bolsonaro sobre as suspeitas de tentativa de interferir na corporação. Segundo Christiane, as investigações estão avançadas. A solicitação reitera pedido do ministro Celso de Mello, que é relator do inquérito que apura as acusações feitas por Sergio Moro.

Cadê a mulher do Queiroz?

Policiais e promotores fizeram buscas pela mulher de Fabrício Queiroz, Márcia Oliveira de Aguiar. Os investigadores foram até a casa de parentes do casal, em Belo Horizonte, onde achavam que ela estaria escondida, mas não a encontraram. Ela é procurada desde a prisão do marido, na semana passada, investigado no esquema das rachadinhas. Tanto Queiroz como Márcia foram assessores do então deputado estadual Flávio Bolsonaro, filho do presidente.

Mudança no calendário

 Senado aprovou a proposta que adia as eleições municipais deste ano por causa da pandemia. O texto, votado em sessão remota, foi aprovado por 67 votos a 8 no primeiro turno e por 64 votos a 7 no segundo turno. Agora, a segue para a Câmara dos Deputados.

O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. Com a proposta, o primeiro turno fica para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

Terremoto no México

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa sul do México nesta terça-feira. Muito forte, o abalo foi sentido no centro da capital, Cidade do México, que fica a centenas de quilômetros de distância do epicentro. Até o momento, foram registradas quatro mortes. O tremor chegou a fazer soar os alertas de autoridades para a possibilidade de tsunami na costa do Pacífico.

Que praga

Sempre pode piorar. Imagens impressionantes mostram uma nuvem de gafanhotos que já destruiu lavouras de milho no Paraguai e agora avança em parte do território argentino que faz fronteira com Brasil e Uruguai. Segundo projeção de produtores e autoridades argentinas, os insetos podem chegar ao oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, oferecendo riscos às lavouras desses estados.

Tombo mundial

18,5% deve ser a queda do comércio mundial no segundo trimestre de 2020, de acordo com a Organização Mundial do Comércio. Apesar de falar em ‘colapso de nível histórico’ devido à pandemia de coronavírus, a OMC afirma que a retração no ano deverá ser menor do que os até 32% esperados inicialmente. A instituição, porém, não fez novas projeções.

Seu cérebro na pandemia

O estresse causado pela pandemia de coronavírus pode afetar o funcionamento cerebral, segundo o estudo de uma neurocientista francesa. Catherine Belzung diz que esse estado de alerta crônico torna as áreas do cérebro que regulam as emoções menos eficazes, e também prejudica o sistema imunológico. Veja mais detalhes aqui.

 

Hoje na Globo

série documental 'Em nome de Deus', com seis episódios, vai mostrar os bastidores da investigação jornalística que levou à condenação de João Teixeira de Faria, o João de Deus, por crimes sexuais. O primeiro episódio será exibido nesta terça, pela Globo, após a série 'Aruanas'. Logo em seguida, a série completa estará disponível no Globoplay.

COM INFORMAÇÕES DO G1