Terça-feira, 16 de junho - RESUMO das notícias que foram destaques

 

Investigação contra atos antidemocráticos

Blogueiro Alan dos Santos acompanha agentes da Polícia Federal durante operação de busca e apreensão em sua residência no Lago Sul, em Brasília — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Blogueiro Alan dos Santos acompanha agentes da Polícia Federal durante operação de busca e apreensão em sua residência no Lago Sul, em Brasília — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

O inquérito do Supremo Tribunal Federal que apura a organização de atos contra a democracia avançou algumas casas hoje. Pela manhã, a Polícia Federal foi às ruas para cumprir 26 mandados de busca e apreensão em 5 estados e no Distrito Federal. Ao todo, foram 26 mandados contra 21 alvos, entre eles o publicitário Sérgio Lima e o empresário Luís Felipe Belmonte, ambos ligados ao Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro quer criar, e o deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ).

No fim do dia, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, foi quebrado o sigilo bancário de 10 deputados e um senador bolsonaristas. São eles: Alê Silva, deputada (PSL-MG); Aline Sleutjes, deputada (PSL-PR); Arolde de Oliveira, senador (PSD-RJ); Bia Kicis, deputada (PSL-DF); Carla Zambelli, deputada (PSL-SP); Caroline de Toni, deputada (PSL-SC); Daniel Silveira, deputado (PSL-RJ); General Girão, deputado (PSL-RN); Guiga Peixoto, deputado (PSL-SP); Junio Amaral, deputado (PSL-MG) e Otoni de Paula, deputado (PSC-RJ).

O objetivo das medidas é identificar financiadores de manifestações antidemocráticas que pediam fechamento do Supremo, do Congresso e intervenção militar.

Remédio para casos graves

Um tipo de corticoide comum pode ajudar na recuperação de pacientes com coronavírus em estado grave, segundo pesquisadores britânicos. Dados preliminares do estudo elaborado pela Universidade de Oxford mostram que o risco de morte cai de 40% para 28% para doentes que estão usando respiradores. Entre os que recebem oxigênio, a chance de morrer foi reduzida de 25% para 20%. Já para os casos mais leves não houve constatação de melhora.

Números do coronavírus

O Brasil teve 1.338 novas mortes registradas em razão do novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde. Com isso, já são 45.456 óbitos pela Covid-19 até esta terça-feira (16) no país. É o 2º maior registro em 24 horas desde o início da pandemia. São Paulo concentra mais de 1/4 do total de óbitos registrados nas últimas 24 horas. O casos confirmados no país já são 928.834.

Resposta fraca

Na tentativa de responder à onda de protestos no país contra a violência de forças de segurança e o racismo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que determina uma reforma limitada do sistema policial. O documento sugere, por exemplo, a proibição de manobras de sufocamento, como as utilizadas em George Floyd - a não ser em casos de risco para a vida de agentes. As medidas foram consideradas insuficientes por grupos de direitos humanos americanos.

Índia X China

Confronto na Caxemira deixa 20 mortos
 
 

Confronto na Caxemira deixa 20 mortos

Consequências da pandemia

Parlamentares e especialistas na área de saúde discutiram em reunião virtual com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o adiamento das eleições municipais deste ano e a possibilidade de não usar a biometria. Previsto para outubro, o pleito deve ser postergado devido à pandemia de Covid-19. Novas datas ainda não foram definidas e qualquer mudança exige aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) pelo Congresso. Entenda.

  • O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu que o Congresso comece a analisar, em no máximo duas semanas, o adiamento das eleições para 15 de novembro.

Contágio na economia

1 milhão de brasileiros perderam o emprego em maio, devido à pandemia de Covid-19. O dado faz parte de um levantamento inédito divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, 10,9 milhões de pessoas estavam desempregadas na última semana de maio, o que deixou a taxa de desemprego em 11,4%. Na primeira semana, este número era de 9,8 milhões e a taxa de 10,5%.

Marley remasterizado

'Não se preocupe com nada. Porque cada pequena coisa vai ficar bem', diz a letra de 'Three Little Birds', um dos maiores sucessos de Bob Marley. Então, se apegue a esta mensagem positiva nestes tempos difíceis e curta o registro de um show do cantor em Londres, no ano de 1977, ao lado da banda The Wailers. O material foi remasterizado e disponibilizado no YouTube. Saiba mais.

Com informações do G1