12 DE JUNHO,SEXTA-FEIRA – RESUMO DO DIA

 Mais uma triste marca para o Brasil: com 41.901 mil mortos por Covid-19, somos agora o 2º país com maior número de óbitos pela doença — atrás dos EUA e à frente do Reino Unido. Uma liminar do STF ressalta que as Forças Armadas não são 'poder moderador'. E o governo revoga a medida provisória que dava carta branca para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, escolher reitores de universidades durante a pandemia.

Processo que apura compra de respiradores no Amazonas cabe ao STJ, decide ministro do tribunal

capa1_STJ.jpg

Ministério Público estadual deflagrou operação na quarta, mas ministro Francisco Falcão frisou que há indícios relacionados ao governador Wilson Lima e, por isso, caso deve ficar no STJ.

O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça, decidiu nesta sexta-feira (12) que a competência sobre as investigações relacionadas à compra de respiradores no Amazonas é do próprio STJ.

Na última quarta (10), o Ministério Público estadual deflagrou a Operação Apneia, que investiga a compra de equipamentos pela Secretaria de Saúde do Amazonas.

Segundo as investigações, o contrato de compra dos respiradores foi direcionada, e o fornecimento apresenta indícios de superfaturamento

Saiba mais...

https://www.portalr10.com/noticia/51141/processo-que-apura-compra-de-respiradores-no-amazonas-cabe-ao-stj

Entidades reagem a fala de Bolsonaro, que incentivou pessoas a entrar em hospitais e filmar

Grupo_chuta_portas.jpg

Presidente pediu a apoiadores para encontrarem uma maneira de entrar nos hospitais e filmar, a fim de mostrar se há ou não leitos ocupados por pacientes de covid-19.

Entidades e políticos reagiram nesta sexta-feira (12) à fala do presidente Jair Bolsonaro na noite anterior, na qual ele incentiva pessoas a entrar em hospitais públicos ou de campanha que tratam da covid-19 para filmar o interior das instalações a fim de constatar se há leitos desocupados.

A crise do coronavírus vem provocando superlotação em hospitais pelo país, com falta de leitos para atender aos doentes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Saiba mais...

https://www.portalr10.com/noticia/51142/entidades-reagem-a-fala-de-bolsonaro-que-incentivou-pessoas-a-entrar-em

Fux diz que Forças Armadas não são 'poder moderador' em eventual conflito entre poderes

Ministro do Supremo Tribunal Federal fez afirmação em decisão liminar (provisória) ao analisar pedido do PDT, que questionou pontos de leis que tratam da atuação das Forças Armadas.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma liminar (decisão provisória) nesta sexta-feira (12) fixando que as Forças Armadas não atuam como poder moderador em um eventual conflito entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A decisão do ministro atende a um pedido do PDT, que apresentou ação na última quarta-feira (10) questionando pontos de leis complementares que tratam da atuação das Forças Armadas. Estas leis definem as Forças Armadas e explicitam a atuação delas na "garantia dos poderes constitucionais".

Saiba mais...

https://www.portalr10.com/noticia/51143/forcas-armadas-nao-sao-poder-moderador-diz-fux

 

Avanço da Covid-19Cemitério em Manaus durante pandemia de coronavírus  — Foto: Reuters/Bruno Kelly

Cemitério em Manaus durante pandemia de coronavírus — Foto: Reuters/Bruno Kelly

Brasil chegou hoje a 41.901 óbitos por Covid-19, segundo o consórcio de veículos de imprensa. Foram 843 nas últimas 24 horas. Com isso, o país passou o Reino Unido em número de óbitos, ficando atrás somente dos Estados Unidos. O número de casos confirmados passa de 829 mil. Nesta sexta, a OMS afirmou que 'a situação atual do Brasil é uma preocupação frequente'.

Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que são feitos tão poucos testes no país que cientistas recorrem a números de mortes e de ocupação de leitos para entender a progressão da doença. "Estamos totalmente cegos, no escuro, com números que não refletem nada", diz um entrevistado.

Em São Paulo, estado mais atingido pela pandemia no país, o número de mortes chega a 10,3 mil. Enquanto isso, a capital tem ruas de comércio lotadas após a flexibilização da quarentena em várias regiões. No Rio, shoppings e praias também tiveram movimentação intensa.

Corrida pela vacina

11 mil voluntários brasileiros vão receber nas próximas semanas duas vacinas diferentes contra o coronavírus que estão em fase avançada de testes. Entenda como funcionam essas vacinas, iniciativas da Universidade de Oxford e do Instituto Butantan em parceria com uma empresa chinesa. O Brasil se tornou um território atraente para testes por causa do avanço veloz e devastador da pandemia no país, explicou Helio Gurovitz em seu blog.

Sem carta branca

Governo federal revoga MP sobre reitores que dava poderes a Weintraub
 Governo federal revoga MP sobre reitores que dava poderes a Weintraub

O governo revogou, nesta sexta, a medida provisória que dava ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, o poder de nomear reitores para universidades federais durante a pandemia do coronavírus. A decisão veio depois que o presidente do Senado Davi Alcolumbre já havia devolvido o texto ao Planalto, por ter considerado a MP inconstitucional.

Liminar do Supremo

O ministro do Supremo Luiz Fux concedeu uma liminar fixando que as Forças Armadas não atuam como poder moderador em um eventual conflito entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Fux ressaltou ainda que o presidente da República não pode recorrer a elas para atuar contra os poderes constituídos.

A decisão atende a um pedido do PDT, que apresentou ação questionando pontos de leis complementares que tratam da atuação das Forças Armadas.

Direitos humanos

Governo exclui dados de violência policial de relatório do Disque 100
 Governo exclui dados de violência policial de relatório do Disque 100

governo excluiu os casos de violência policial do relatório anual sobre violações de direitos humanos. De acordo com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, os dados não foram divulgados porque há 'inconsistências em seus registros'. O Monitor da Violência do G1 mostrou que o número de vítimas em confronto com a polícia cresceu 1,5% no ano passado, em relação a 2018 — 5.804 pessoas foram mortas por policiais no país. Entidades alertam para falta de transparência do governo.

Impacto na economia

O PIB do Reino Unido teve queda recorde de 20,4% em abril na comparação com março, quando a retração foi de 5,8%. Nos EUA, o temor de uma segunda onda de contaminação da Covid-19 fez as bolsas oscilarem.

Tem 5 minutos?

Músicos de vários países se unem para tocar Queen
 Músicos de vários países se unem para tocar Queen
 

Músicos da Rússia, Itália, Suíça, do Japão, Cazaquistão e dos EUA se reuniram online e tocaram 'Bohemian Rhapsody', do Queen, para 'aquecer os corações', como bem disse um deles. O arranjo para piano, violino e violoncelo é de arrepiar.

Reabertura do comércio

46% dos brasileiros devem reduzir a frequência a bares e restaurantes após a retomada das atividades, segundo pesquisa encomendada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 45% afirmaram que pretendem ir menos a shoppings — quase 70% desses estabelecimentos já estão funcionando no país, apesar do aumento de casos e mortes por coronavírus.

Dia dos namoradosPriscylla e Carlos se conheceram durante um plantão em 2017 — Foto: Cedida

Priscylla e Carlos se conheceram durante um plantão em 2017 — Foto: Cedida

O Dia dos Namorados de Pryscilla e Carlos, de Mossoró (RN), está sendo no plantão. O casal de enfermeiros, que se apaixonou à primeira vista quando trabalhava em um hospital, atua na linha de frente de combate ao novo coronavírus. 'Apesar do triste cenário, a gente tenta comemorar as coisas boas e ao mesmo tempo cuidar dos pacientes', diz ela. Viva o amor e os profissionais da saúde!

O Assunto

 

O governo vai manter o auxílio emergencial por mais dois meses, mas pretende reduzir o valor à metade. Para depois desse período, o ministro Paulo Guedes promete o Renda Brasil, um Bolsa Família turbinado, que incluiria trabalhadores informais. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Fabio Graner, repórter do Valor Econômico, e com Julia Duailibi, comentarista da GloboNews.

Com informações do G1