12 de junho, sexta-feira - A ABRACAM mostra os destaques do dia

O Brasil faz menos testes para coronavírus do que deveria: "estamos no escuro", diz especialista. Agora, são 41.058 mortos e mais de 805 mil casos confirmados. Veja o mapa do vírus em São Paulo. O Assunto fala sobre o futuro "Renda Brasil", o Bolsa Família de Jair Bolsonaro. Um novo lote de R$ 600. O Dia dos Namorados tem lives e programas românticos para curtir em casa. E um estudante brasileiro é finalista na Nasa.

Poucos testes no BrasilTestes PCR em laboratório de Madrid — Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP Photo

Testes PCR em laboratório de Madrid — Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP Photo

Números mostram que o Brasil ainda faz menos testes para coronavírus do que deveria. Testagem é fundamental para detectar os infectados, isolá-los e frear avanço da pandemia no país.

"Estamos no escuro", diz especialista.

A avaliação é de especialistas ouvidos pelo G1. Segundo eles, é mais seguro considerar outros índices, como o de óbitos e o de ocupação de leitos de UTI, para compreender se é momento de retomar os serviços essenciais ou de decretar lockdown, por exemplo.

Brasil conta 41 mil mortos

Brasil tem mais de 41 mil mortes por coronavírus, mostra consórcio de veículos de imprensa

Brasil tem mais de 41 mil mortes por coronavírus, mostra consórcio de veículos de imprensa 

ASSISTA AO VÍDEO  https://globoplay.globo.com/v/8620386/

Brasil tem 1.261 mortes por coronavírus em 24 horas. Já são 41.058 no total. Levantamento feito por jornalistas de G1O GloboExtraEstadãoFolha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde mostra ainda que país já tem 805.682 casos confirmados.

Anticorpos

Estudo: em 2 semanas, proporção da população do país que tem ou já teve Covid aumentou 53%
 

Estudo: em 2 semanas, proporção da população do país que tem ou já teve Covid aumentou 53%

ASSISTA O VÍDEO   https://globoplay.globo.com/v/8620445/

Um estudo coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) revela um aumento de 53% em apenas duas semanas na proporção da população com anticorpos para o novo coronavírus no Brasil.

Mapa do vírus em São PauloMapa das mortes por coronavírus nos bairros de São Paulo até o dia 5 de junho. — Foto: Divulgação / PMSP

Mapa das mortes por coronavírus nos bairros de São Paulo até o dia 5 de junho. — Foto: Divulgação / PMSP 

Os bairros do Pari, na Zona Leste, e Campo Belo, na Zona Sul, são os distritos da capital paulista com maiores taxas de mortes por 100 mil habitantes, segundo o mapa de óbitos confirmados ou suspeitos por coronavírus na cidade de São Paulo, divulgado pela prefeitura.

Os óbitos se referem ao período do início da pandemia até 5 de junho, data que foi emitido o mapa pela Secretaria Municipal da Saúde. Entenda mais sobre o mapa e os números.

Renda Brasil, o Bolsa Família de Bolsonaro

O governo vai manter o auxílio emergencial por mais dois meses, mas pretende reduzir o valor à metade. Para depois desse período, o ministro Paulo Guedes promete o Renda Brasil, um Bolsa Família turbinado, que incluiria trabalhadores informais. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Fabio Graner, repórter do Valor Econômico, e com Julia Duailibi, comentarista da GloboNews. Ouça:

Ajuda de R$ 600 — Foto: Marcos Santos/USP Imagens

— Foto: Marcos Santos/USP Imagens 

A Caixa Econômica Federal (CEF) libera nesta sexta-feira as transferências e os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco para os 2,5 milhões de beneficiários nascidos em novembro.

Condomínios

O presidente Jair Bolsonaro vetou um trecho de um projeto aprovado no Congresso Nacional que dava aos síndicos o poder de barrar festas em condomínios durante a pandemia do novo coronavírus.

Dia dos namoradosDaniel, Lulu Santos e Nando Reis fazem lives nesta sexta-feira (12), dia dos Namorados — Foto: Divulgação; Divulgação/Leo Aversa

Daniel, Lulu Santos e Nando Reis fazem lives nesta sexta-feira (12), dia dos Namorados — Foto: Divulgação; Divulgação/Leo Aversa

O Dia dos Namorados não vai passar sem comemoração. Veja as lives que vão tornar o dia mais romântico: hoje tem Daniel e Roupa Nova, Lulu Santos, Nando Reis, Anavitória, Duda Beat, Silva, Jorge Vercillo, Marcelo Jeneci e Dorgival Dantas, Delacruz e Mahmundi.Hitch - Conselheiro amoroso / Will Smith e Eva Mendes — Foto: Divulgação

Hitch - Conselheiro amoroso / Will Smith e Eva Mendes — Foto: Divulgação

E a enfermeira Priscylla Fernandes e o técnico de enfermagem Carlos Vanuccy de Castro vão festejar o Dias dos Namorados em um plantão, trabalhando. Ambos atuam na linha de frente no combate ao coronavírus em hospitais de Mossoró (RN).Priscylla e Carlos se conheceram durante um plantão em 2017 — Foto: Cedida

Priscylla e Carlos se conheceram durante um plantão em 2017 — Foto: Cedida

Estudante do PR é finalista na NasaEquipe "Megazord" propôs aplicativo com pontos de coleta de lixo, que gerariam créditos para água potável — Foto: Heryvelton Martins / Arquivo pessoal

Equipe "Megazord" propôs aplicativo com pontos de coleta de lixo, que gerariam créditos para água potável — Foto: Heryvelton Martins / Arquivo pessoal

Uma solução tecnológica para reduzir a poluição, elaborada com a ajuda de um estudante de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, foi eleita finalista de uma maratona virtual da Agência Espacial Norte Americana (Nasa). Heryvelton Martins, que cursa jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pensou em um projeto para transformar lixo reciclável em distribuição de água potável para quem precisa.

O projeto "CashBack Water" foi o finalista na categoria Nova Perspectiva do Nasa Space Apps Challenge Brazil, que propôs desafios para enfrentar problemas causados pela pandemia da Covid-19.

Curtas e Rápidas:

Previsão do tempo