10 de junho, quarta-feira - DESTAQUES DO DIA que a ABRACAM mostra para você

Ritmo de contágio desacelera nas capitais e avança no interior. É o que mostra levantamento com cidades onde há mais mortos por Covid-19 no Brasil. Em SP, um dia após recorde de mortes no estado, o comércio reabre na capital com horário reduzido. Brasil cai 10 posições em ranking sobre paz, e relatório diz que pandemia deve agravar violência no mundo. No Rio, um bombeiro suspeito de envolvimento no caso Marielle foi preso. No podcast O Assunto, a epidemia que a ditadura escondeu. O Senado vota MP que libera suspensão de contratos e redução de salários. O STF analisa ação que questiona o inquérito das fake news. E a exoneração de Regina Duarte.

Ritmo de contágioAgentes de saúde testam morador de comunidade ribeirinha Roli Madeira, no Pará, para coronavírus — Foto: Tarso Sarraf / AFP Photo

Agentes de saúde testam morador de comunidade ribeirinha Roli Madeira, no Pará, para coronavírus — Foto: Tarso Sarraf / AFP Photo

ritmo de contágio do novo coronavírus desacelerou em capitais e aumentou no interior do país entre o fim de maio e o começo de julho, aponta levantamento da plataforma Farol Covid, que analisou a situação das 124 cidades mais afetadas pela pandemia. Juntas, elas somavam 29.122 mortes na segunda-feira (8), o que representa 80% do acumulado no Brasil.

O levantamento obtido com exclusividade pelo G1 detalha a situação nas 10 com maior e nas 10 com menor ritmo de contagio. Ele aponta que sete das dez cidades com maior ritmo de contágio estão no Pará.

Também simbolizado por Rt, o "ritmo de contágio" é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.

Mais de 38 mil mortos

Consórcio da imprensa contabiliza 1.185 novos óbitos por Covid-19 no Brasil
 Consórcio da imprensa contabiliza 1.185 novos óbitos por Covid-19 no Brasil
ASSISTA AO VÍDEO
https://globoplay.globo.com/v/8614835/
 
Brasil tem 38.497 mortes por coronavírus, revela consórcio de veículos de imprensa. São 1.185 nas últimas 24 horas. Levantamento feito por jornalistas de G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde mostra ainda que houve 31.197 novos casos de Covid-19 em um dia; são 742.084 no total. Apenas Mato Grosso não divulgou os dados a tempo de entrar no balanço.

Reabertura em São Paulo

Comércio de rua reabre nesta quarta-feira (10) na capital

Comércio de rua reabre nesta quarta-feira (10) na capital

ASSISTA AO VÍDEO

https://globoplay.globo.com/v/8614507/

A Prefeitura de São Paulo autorizou a reabertura das lojas de rua e das imobiliárias da capital paulista a partir desta quarta-feira. Os estabelecimentos terão horário de funcionamento reduzido e regras de higiene.

Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), o acordo com os representantes dos shoppings centers deve ser assinado hoje, para que os estabelecimentos voltem a funcionar amanhã, véspera do dia dos namorados.

Para dar conta da demanda de movimentação de passageiros na cidade neste primeiro dia de reabertura do comércio, a SPTrans prometeu colocar nas ruas 92% da frota de ônibus da cidade em operação, com 11.800 coletivos circulando pela capital.

  • Governo de SP diz que testes de anticorpos já correspondem a 15% das confirmações de casos de coronavírus no estado

Reabertura no Rio de Janeiro

Mudanças nas regras de isolamento confundem os cariocas

Mudanças nas regras de isolamento confundem os cariocas

ASSISTA AO VÍDEO

https://globoplay.globo.com/v/8614486/

Decretos e vaivém de decisões judiciais sobre flexibilização confundem cariocas. Veja o que está valendo. Empresários sugerem mais diálogo entre autoridades públicas, após decisões divergentes do poder público municipal e estadual.

Alto riscoPessoas andando pelas ruas da Áustria: formas de relaxamento da quarentena são temas de debate mundial — Foto: Leonhard Foeger / Reuters

Pessoas andando pelas ruas da Áustria: formas de relaxamento da quarentena são temas de debate mundial — Foto: Leonhard Foeger / Reuters 

Um estudo matemático realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford e do Centro Britânico de Hidrologia e Ecologia de Wellingford, ambos do Reino Unido, e publicado na revista científica "Frontiers in Public Health", diz que a forma ideal de finalizar um período de quarentena não é liberando 100% da população de uma vez do isolamento. A pesquisa foi divulgada como "provisoriamente aceita", o que signific que já passou por revisão e aprovação de outros cientistas, mas ainda pode sofrer pequenas alterações para ganhar uma versão final. Isto é: fim de quarentena para toda a população de uma vez tem alto risco.

Prisão de suspeito de ligação com o caso Marielle

A Polícia Civil e o Ministério Público do RJ iniciaram nesta quarta-feira (10) uma operação contra suspeitos de ligação com o PM reformado Ronnie Lessa. Lessa é apontado como o autor dos disparos que mataram a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. O alvo, já preso, é o sargento do Corpo de Bombeiros Maxwell Simões Corrêa, de 44 anos, conhecido como Suel, que foi detido no início da manhã em casa, em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Na porta da mansão, uma BMW X6 avaliada em R$ 170 mil.Maxwell Corrêa, o Suel, sargento do Corpo de Bombeiros do RJ e amigo do policial reformado Ronnie Lessa — Foto: Reprodução

Maxwell Corrêa, o Suel, sargento do Corpo de Bombeiros do RJ e amigo do policial reformado Ronnie Lessa — Foto: Reprodução

 

Regina DuarteRegina Duarte — Foto: Isac Nóbrega / PR

Regina Duarte — Foto: Isac Nóbrega / PR

A atriz Regina Duarte foi exonerada do cargo de secretaria especial de Cultura. A exoneração foi publicada em edição desta quarta-feira (10) do "Diário Oficial da União".

Ranking da pazManifestantes queimam pneus em uma barricada enquanto protestam para solicitar alimentos do governo durante quarentena geral em meio à disseminação da doença por coronavírus (Covid-19) no bairro 'Puente Alto' em Santiago, no Chile, nesta segunda (25) — Foto: Ivan Alvarado / Reuters

Manifestantes queimam pneus em uma barricada enquanto protestam para solicitar alimentos do governo durante quarentena geral em meio à disseminação da doença por coronavírus (Covid-19) no bairro 'Puente Alto' em Santiago, no Chile, nesta segunda (25) — Foto: Ivan Alvarado / Reuters

O mundo ficou menos pacífico neste ano, aponta o relatório Índice Global da Paz 2020. A situação é ainda pior no Brasil, que caiu 10 posições e agora aparece na 126ª colocação no ranking que mede a paz em 163 países.

De acordo com o relatório, o mundo manteve a tendência de aumento nas tensões causadas por crises políticas e econômicas em quase todos os continentes. Além disso, há a preocupação de que a situação da paz no mundo se deteriore ainda mais no próximo ano devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Meningite: a epidemia que a ditadura esqueceuVacinação contra meningite durante a epidemia da década de 1970 — Foto: Reprodução / TV Globo

Vacinação contra meningite durante a epidemia da década de 1970 — Foto: Reprodução / TV Globo

Escolas vazias, hospitais lotados, um governo que sonega informações... O Brasil da meningite tem algumas semelhanças com o da Covid-19. Na década de 1970 o país viveu sua pior epidemia letal da doença, que matou 13% dos infectados só na cidade de São Paulo. Para mostrar o subdimensionamento da crise praticado pelo governo militar, Renata Lo Prete fala com Carlos Fidelis Ponte, pesquisador do Observatório História e Saúde da Fiocruz. Ele explica como isso atrapalhou o enfrentamento do problema e aumentou a letalidade. Participa também a jornalista Eliane Cantanhêde, que conta o episódio da censura a uma entrevista reveladora feita por ela com o então ministro da Saúde. Ouça:

 

Suspensão de contratos e redução de salários

Senado vota amanhã (10/06) MP que suspende contratos de trabalho e reduz jornada
 

Senado vota amanhã (10/06) MP que suspende contratos de trabalho e reduz jornada

ASSISTA AO VÍDEO

https://globoplay.globo.com/v/8614960/

Senado deve votar hoje a Medida Provisória que permite a suspensão de contratos de trabalho e a redução temporária de salários durante a pandemia. A medida está valendo desde abril e, de acordo com o Ministério da Economia, ajudou a manter mais de dez milhões de empregos - a maioria no setor de serviços e no comércio, que precisaram fechar as portas para garantir o distanciamento social.

O texto que está em vigor permite que as empresas reduzam a jornada de trabalho e o salário dos funcionários por até três meses. Ou que suspendam o contrato de trabalho por até dois meses. Em contrapartida, os patrões não podem demitir esses funcionários pelo dobro do período acordado.

Ajuda de R$ 600 — Foto: Marcos Santos / USP Imagens

— Foto: Marcos Santos / USP Imagens

 Caixa Econômica Federal (CEF) libera as transferências e os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco para os 2,6 milhões de beneficiários nascidos em setembro.

Imposto de Rendaselo feed Imposto de Renda 2020 — Foto: Arte G1

selo feed Imposto de Renda 2020 — Foto: Arte G1

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2020 termina em três semanas - e pouco mais da metade dos contribuintes já enviou o documento à Receita Federal. Para ajudar nessa tarefa, o G1 vai trazer um especialista para responder, em vídeo, às perguntas dos contribuintes.

Brazil at Silicon Valley

 

Brazil at Silicon Valley discute nesta quarta como investidores de risco estão reagindo à crise e o que esperar para o futuro. G1 transmite. Hernan Kazah, Mariana Donangelo, Scott Sobel e Renata Quintini vão debater a reação do setor à crise da Covid-19 e o que podemos esperar. Conversa especial com Luciano Huck e Ashton Kutcher encerra o dia.

Inquérito das Fake News

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje uma ação que questiona a validade do inquérito das fake news. A investigação foi aberta em 2019 para apurar ameaças a ministros do tribunal e a disseminação de conteúdo falso na internet.

'Armas biológicas venezuelanas'

Migrantes venezuelanos chegam a acampamento perto de terminal de ônibus em Bogotá, na Colômbia, onde outros migrantes esperam conseguir ajuda para voltar para casa, em foto de 8 de junho — Foto: Fernando Vergara / AP Photo

Migrantes venezuelanos chegam a acampamento perto de terminal de ônibus em Bogotá, na Colômbia, onde outros migrantes esperam conseguir ajuda para voltar para casa, em foto de 8 de junho — Foto: Fernando Vergara / AP Photo

O regime comandado por Nicolás Maduro tacha como armas biológicas os refugiados que fugiram da fome e de perseguições e agora querem regressar à Venezuela para escapar da pandemia nos países vizinhos. Em vez de serem acolhidos e repatriados, os migrantes são tratados como potenciais transmissores do novo coronavírus e barrados nas fronteiras. Leia no blog da Sandra Cohen.

Reitores das federais

O presidente Jair Bolsonaro editou Medida Provisória (MP) que permite ao ministro da Educação, Abraham Weintraub escolher reitores temporários das universidades federais durante o período de pandemia. Texto vale para término de mandato de dirigente durante o período da emergência de saúde pública. MP não se aplica às instituições cujo processo tenha sido concluído antes da suspensão das aulas presenciais.

Enem 2020Enem 2020 será adiado por causa da pandemia no coronavírus — Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Enem 2020 será adiado por causa da pandemia no coronavírus — Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo 

oje é o último dia para pagar inscrição do Enem 2020. Mais de 300 mil candidatos não efetuaram o pagamento, e Inep estendeu o prazo.

OnlyFansBrasileiros que criaram perfis no OnlyFans (da esquerda): a 'web-striper' Aurora, a youtuber Lu Cremonez, a 'camgirl' Thamires Moura, a atriz e modelo Iara Ferreira e o escritor Fabrício Viana — Foto: Reprodução / Instagram — Foto: Reprodução  / Instagram e Arquivo Pessoal

Brasileiros que criaram perfis no OnlyFans (da esquerda): a 'web-striper' Aurora, a youtuber Lu Cremonez, a 'camgirl' Thamires Moura, a atriz e modelo Iara Ferreira e o escritor Fabrício Viana — Foto: Reprodução / Instagram — Foto: Reprodução / Instagram e Arquivo Pessoal

OnlyFans: site que permite vender nudes cresce no Brasil e amplia mercado de influencers do sexo. Portal amplia mercado erótico e atrai amadores que querem ir além dos limites do Instagram e 'camgirls' profissionais. Eles dizem que seguidores pagam por intimidade e conexão pessoal.

Lives de hojeJorge e Mateus  — Foto: Elias Dantas / Ag. Haack

Jorge e Mateus — Foto: Elias Dantas / Ag. Haack

Jorge & Mateus, Luiza Possi, Beto Barbosa e Sepultura recebe Zé Ramalho: os shows para ver em casa. Veja horários.

Veículos voadoresConheça os diferentes tipos de motos voadoras — Foto: Wagner Magalhaes / G1

Conheça os diferentes tipos de motos voadoras — Foto: Wagner Magalhaes / G1 

oto voadora ou drone gigante? Conheça projetos de veículos voadores compactos e tripulados. Ao menos dois modelos devem ser lançados ainda em 2020; alguns utilizam hélices, e outros jatos. Em Dubai, vídeo de queda em teste foi divulgado nesta terça (9).

Moto voadora sofre acidente em Dubai
 Moto voadora sofre acidente em Dubai

Curtas e Rápidas: