Sexta-feira, 29 de maio - RESUMO das notícias que foram destaques

 

Tombo do PIB

A pandemia do novo coronavírus causou impacto no PIB do Brasil já no primeiro trimestre do ano. A economia brasileira encolheu 1,5%. As perdas atingiram todos os setores, com exceção do agronegócio. Algumas atividades, no entanto, foram mais abaladas que outras:Resultado PIB por setores — Foto: Editoria de Arte/G1


 

Resultado PIB por setores — Foto: Editoria de Arte/G1

A perspectiva é de uma retração ainda maior da economia entre abril e junho. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o PIB pode cair mais de 5% este ano. O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu harmonia entre os poderes para evitar um 'naufrágio' ainda maior.

Caminhos para sobreviver

G1 acompanhou a história de seis empreendedores brasileiros que estão tentando sobreviver à crise. Para conter a expansão da epidemia no país, há cerca de dois meses muitas empresas tiveram que fechar as portas e outras reduziram suas operações. E enquanto o número de casos de Covid-19 segue avançando no Brasil, empresários ainda lutam para manter seus negócios abertos. Veja os caminhos que eles seguiram.

Trágica posição

O Brasil ultrapassou hoje as 27,8 mil mortes por coronavírus e superou a Espanha. Como isso, alcançou a 5ª posição entre os países com maior número de vítimas. Mais 1.124 óbitos foram registrados em 24 horas, e número de casos chegou a 465 mil.

Relações cortadas

Não é de hoje que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estão se estranhando. Nesta sexta, o caldo entornou de vez. Trump anunciou que o país está encerrando as relações com o órgão e disse que vai realocar financiamento antes destinado à OMS a outras iniciativas. Segundo ele, a organização foi 'pressionada' pela China para dar 'direcionamentos errados' ao mundo sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19.

Indignação e fúria

Entenda o caso Floyd
 

Inquérito das fake news

O ministro Educação, Abraham Weintraub, ficou em silêncio e não respondeu a perguntas durante depoimento nesta sexta-feira à Polícia Federal. O objetivo do interrogatório, que aconteceu no Ministério da Educação, era esclarecer a manifestação de Weintraub na reunião ministerial de 22 de abril, cujo conteúdo se tornou conhecido na semana passada. 'Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF, disse ele durante o encontro. O depoimento de hoje fazia parte das investigações do chamado 'inquérito das fake news', aberto pelo Supremo Tribunal Federal.

Luto no jornalismo

Morreu nesta sexta-feira em São Paulo, o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein. Ganhador de prêmios literários e fundador do site Catraca Livre, ele tinha 63 anos e lutava contra um câncer desde 2019. Em 1994, ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro de não ficção pelo então recém-lançado 'O Cidadão de Papel'. Como jornalista, trabalhou em veículos como 'Folha de S.Paulo',' Veja' e CBN. Veja o perfil de Dimenstein e a repercussão de sua morte.

Retomada da educação

10 medidas para a retomada do ensino depois do fim da quarentena. Essa é a lista que o G1 preparou para contar as experiências de países como China, Dinamarca, Inglaterra, Israel, e Portugal na volta às aulas. Por enquanto, no Brasil, as escolas seguem fechadas em todos os estados.

Gaga is back

Entre seu álbum anterior e o mais recente, lançado nesta sexta-feira, Lady Gaga foi indicada ao Oscar melhor atriz, levou a estatueta de melhor canção na mesma edição da premiação e ainda organizou 'a live das lives' para ajudar no combate à Covid-19. Em 'Chromatica', no entanto, a cantora retorna ao pop eletrônico mais frenético e tenta fazer a gente esquecer dos problemas. Leia aqui a crítica.

Com informações do G1