Quarta-feira, 27 de maio - RESUMO das notícias que foram destaques

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.

Operação da PF mira políticos, empresários, blogueiros e militantes bolsonaristas suspeitos de disseminação de fake news e ataques a instituições nas redes sociais. Número de mortes pelo coronavírus passa de 25 mil no Brasil. Em SP, estado mais afetado na pandemia, a quarentena será flexibilizada a partir de segunda. Uma " retomada="" consciente',="" definiu="" o="" governo.<="" p="">

Ofensiva contra as fake news

Fotos de 7 alvos da operação da PF no inquérito das fake news — Foto: Estadão Conteúdo; Divulgação; Reprodução

Fotos de 7 alvos da operação da PF no inquérito das fake news — Foto: Estadão Conteúdo; Divulgação; Reprodução

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de blogueiros e empresários aliados ao presidente Bolsonaro. Eles são suspeitos de bancar grupos de disseminação de fake news e ataques a instituições nas redes sociais.

Entre os alvos de operação da PF estão Luciano Hang, dono da Havan, e Edgard Corona, das academias Bio Ritmo e Smart Fit. Saiba aqui quem são os supostos financiadores do esquema.

Moraes também pediu o bloqueio das redes sociais de 17 suspeitos e, no despacho, disse que as provas apontam para uma associação criminosa envolvendo o chamado "gabinete do ódio".

inquérito cita posts de deputados com ataques ao STF. Carla Zambelli, Bia Kicis e mais quatro parlamentares terão que prestar depoimento no processo.

 

Aras pede suspensão

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a suspensão do inquérito das fake news, adiantou a colunista Andréia Sadi. Aras disse que a PGR foi 'surpreendida' com as ações realizadas hoje 'sem a participação, supervisão ou anuência prévia do órgão de persecução penal'. Aras já defendeu a legalidade do inquérito antes, e o atual ministro da Justiça, André Mendonça, também.

Dois ministros do STF ouvidos por Gerson Camarotti disseram que não há possibilidade de o plenário admitir o pedido de suspensão apresentado por Augusto Aras. 'Chance zero', afirmou um dos magistrados.

Mais vidas perdidas

Mais 1.086 mortes por coronavírus foram registradas hoje, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O total de óbitos chega a 25.598, e são 411.821 casos confirmados de Covid-19.

Marca trágica nos EUA

Enquanto o presidente Donald Trump pressiona para a reabertura da economia americana na pandemia, os EUA atingiram a marca de 100 mil mortes. Foi o primeira país a chegar a esta marca trágica. Já são mais de 1,7 milhão de casos por lá.

Flexibilização em SP

O governo de São Paulo prorrogou a quarentena por mais 15 dias. Mas, a partir da próxima segunda-feira (1º), o estado terá uma 'retomada consciente' de algumas atividades, disse o governador João Doria.

A reabertura acontecerá em municípios que tiverem disponibilidade de leitos de UTI e redução no número de casos de Covid-19 por pelo menos 14 dias seguidos. O número de mortes por coronavírus no estado chegou a 6.712. Segundo Doria, as medidas de isolamento pouparam 65 mil vidas.

 

Impacto nos empregos

1,1 milhão de vagas com carteira assinada foram fechadas entre março e abril,informou o Ministério da Economia nesta quarta-feira. O número revela o impacto da pandemia no mercado de trabalho. Também nesta quarta, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um relatório no qual afirma que será nas Américas a maior perda de empregos, e que os jovens deverão ser os mais afetados.

Caso Marielle

O Superior Tribunal de Justiça rejeitou, por unanimidade, a federalização da investigação sobre a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes. O pedido foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República, que pode recorrer da decisão do STJ ao Supremo Tribunal Federal. A investigação continuará com a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio, como defende a família de Marielle.

Tem 5 minutos?

Uma pesquisa apontou que 62% dos profissionais em home office estão se sentindo mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes, e 68% têm tido jornadas mais longas. A boa notícia, segundo o estudo, é que a quarentena aumentou o tempo de qualidade com a família para 59% dos entrevistados. Veja outros detalhes da pesquisa.

Pedido de socorro

27% foi quanto aumentou o desmatamento da Mata Atlântica entre 2018 e 2019, segundo relatório da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgado nesta quarta-feira. A maior área abatida foi em Minas Gerais.

A BOA DO DIAFãs fazem vídeos com desafios de dança e maquiagem ao som da música viral 'Na raba toma tapão' — Foto: Reprodução / Tik Tok

Fãs fazem vídeos com desafios de dança e maquiagem ao som da música viral 'Na raba toma tapão' — Foto: Reprodução / Tik Tok 

Um funk criado na quarentena tem concorrido com artistas como Lady Gaga nas paradas do Brasil. Apesar do título, 'Na raba toma tapão' ganhou um sentido divertido e virou um 'tapa no visual' em desafios de dança e de maquiagem no app TikTok. Reunimos alguns vídeos para você se inspirar e entrar na zoeira.

 

Com informações do G1