25 de maio, segunda-feira - A ABRACAM mostra os destaques do dia

 O Monitor da Violência mostra que houve aumento nos assassinatos no Brasil mesmo em meio à pandemia. O ex-ministro da Justiça Sergio Moro dá entrevista exclusiva ao Fantástico e diz que faltou apoio do presidente Jair Bolsonaro ao combate à corrupção. O número de vítimas da Covid-19 no país passou de 22,6 mil. O podcast O Assunto conta a história de uma delas, um médico que estava na linha de frente da luta contra o novo coronavírus. O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, deixará hoje o cargo. E a Caixa credita nesta segunda-feira (25) o auxílio emergencial a mais 7,8 milhões de brasileiros.

Monitor da Violêncianovo selo monitor da violência 02 — Foto: Amanda Paes/G1

nNovo selo monitor da violência 02 — Foto: Amanda Paes/G1

O número de assassinatos no Brasil cresceu 11% em março deste ano em comparação com o mesmo mês de 2019. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Segundo a ferramenta, houve 4.146 mortes violentas em março de 2020, contra 3.729 em março do ano passado. A alta ocorre mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Veja no Monitor da Violência os dados mês a mês.

Moro x Bolsonaro

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro disse, em entrevista exclusiva ao Fantástico, que faltou apoio do presidente Jair Bolsonaro ao combate à corrupção e criticou a aproximação do governo com os partidos do Centrão. Neste domingo (24), completou um mês que o ex-juiz deixou o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, acusando Bolsonaro de tentar interferir politicamente nas investigações da Polícia Federal.

Moro_no_Fantástico.JPG

Moro critica aliança com 'Centrão' e diz que Bolsonaro não apoiou o combate à corrupção - ASSISTA AO VÍDEO https://globoplay.globo.com/v/8576531/

Vidas perdidasEnterro em cemitério de São Paulo em meio à pandemia de coronavírus — Foto: Reuters/Amanda Perobelli

Enterro em cemitério de São Paulo em meio à pandemia de coronavírus — Foto: Reuters/Amanda Perobelli

O Brasil chegou a 22.666 mortes por coronavírus neste domingo. Foram 653 vidas perdidas em 24 horas. É o que aponta os últimos dados do Ministério da Saúde. No total, já são 363.211 casos confirmados.

Proibição de entrada nos EUA de viajantes vindos do BrasilO presidente dos EUA, Donald Trump, fala a jornalistas na Casa Branca, em Washington, na terça-feira (19) — Foto: Reuters/Yuri Gripas

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala a jornalistas na Casa Branca, em Washington, na terça-feira (19) — Foto: Reuters/Yuri Gripas 

s Estados Unidos anunciaram neste domingo que vão barrar a entrada de pessoas vindas do Brasil por causa da pandemia de coronavírus, através de um decreto assinado pelo presidente Donald Trump. A entrada passa a ser proibida a partir do dia 29 de maio.

Saída de Wanderson de Oliveira

Secretário Wanderson de Oliveira  — Foto: GloboNews

Secretário Wanderson de Oliveira — Foto: GloboNews

O secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, deixará o cargo nesta segunda. Ele chegou a pedir demissão no dia 15 de abril, mas o então ministro da Saúde, Henrique Mandetta, não permitiu sua saída. O nome de seu substituto ainda não foi divulgado.

Auxílio de R$ 600

A Caixa Econômica Federal credita novos lotes do auxílio emergencial de R$ 600. Serão pagos tanto a primeira parcela, para novos aprovados, quanto a segunda, para quem recebeu a anterior até 30 de abril. Ao todo, o benefício será pago a 7,8 milhões de trabalhadores, segundo o banco. Veja quem recebe nesta segunda.

2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda a segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costumava ocorrer em novembro, foi antecipado neste ano como uma medidas para reduzir o impacto da pandemia do novo coronavírus no país.

Lives da semanagarota-sertaneja.jpg

Garota Sertaneja — Foto: Divulgação 

A semana começa com uma live nesta segunda da banda alagoana Garota Sertaneja. Até o domingo (31), artistas como Daniela Mercury, Zezé Di Camargo e Luciano, Alexandre Pires e Emicida se apresentarão pela internet. Veja a agenda com a programação completa.

Curtas e rápidas

Previsão do tempo