Terça-feira, 19 de maio- RESUMO dos fatos que foram destaques da mídia

 

Mais de mil mortes em 24 h

Pela 1ª vez, o Brasil ultrapassou a marca de mil mortes diárias pelo coronavírus. O balanço do Ministério da Saúde registrou 1.179 vítimas de ontem para hoje, e o total chegou a 17.971. São 271.628 casos confirmados da doença.

Enquanto isso...

... o Ministério da Saúde está há 5 dias sem um titular para a pasta, a cada dia mais militarizada. O ministro-substituto, general Eduardo Pazuello, nomeou mais nove integrantes do Exército para atuar no ministério. Nenhum deles é da área médica. Segundo o colunista Valdo Cruz, os militares temem um desgaste com o risco de medidas que depois se mostrem equivocadas e gerem prejuízos para a população.

No way

O presidente americano, Donald Trump, disse que cogita banir viagens do Brasil aos Estados Unidos por causa do coronavírus. 'Não quero que as pessoas venham aqui e infectem o nosso povo', afirmou. Atualmente, os EUA têm o maior número de casos de Covid, seguidos pela Rússia e Brasil.

Máscara obrigatória

Na Câmara, foi aprovada um projeto que obriga o uso de máscaras em todo o país. Quem sair de casa sem a proteção, pode pagar multa de R$ 300. Ainda falta a aprovação no Senado.

Eleição pode ser adiada

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que o Congresso discutirá o adiamento das eleições municipais por causa da pandemia. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro e o segundo, se houver, para o dia 25 do mesmo mês. Segundo Maia, a maioria dos líderes defende a mudança da data, sem estender mandatos. O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, deve criar um grupo de trabalho conjunto, para decidir sobre a questão.

E o Enem?

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que consultará os candidatos ao Enem sobre o adiamento da prova, marcada para novembro. Uma enquete deve ser lançada no final de junho. Entidades e instituições que pedem a mudança argumentam que alunos mais pobres não têm acesso às aulas remotas durante a pandemia de coronavírus. A inscrições para o exame vão até sexta-feira.

SP: o que abre no 'feriadão'

No feriado antecipado na cidade de São Paulo, que começa amanhã e vai até domingo (25), bancos ficarão abertos e o rodízio de carros será suspenso. Veja também como fica o funcionamento dos órgãos municipais.

Saga em busca de créditoGabriel Rocha, de 38 anos, é dono de um bar e restaurante — Foto: Arquivo pessoal

gGabriel Rocha, de 38 anos, é dono de um bar e restaurante — Foto: Arquivo pessoal

 G1 ouviu pequenos comerciantes que, sem poder abrir seus negócios por causa das medidas de isolamento, têm enfrentado dificuldades para acessar benefícios e linhas de financiamento anunciados pelo governo. É o caso de Gabriel Rocha, dono de um restaurante que está fechado há 60 dias. As medidas anunciadas pelo governo, dizem analistas, são insuficientes e não chegam a quem precisa.

Sem privilégios

Muita gente compartilhou a foto do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, na fila de um supermercado em Cascais, a oeste de Lisboa. Rebelo aparece de máscara, aguardando a sua vez, respeitando o distanciamento social. O país registrou 1.247 mortes por Covid-19, número pequeno em comparação com os 27 mil óbitos da vizinha Espanha. Esta semana, Portugal reabriu parcialmente escolas e restaurantes.

Outra versão

Em depoimento nesta terça-feira, o novo diretor-executivo da Polícia Federal, Carlos Henrique de Sousa, afirmou que foi procurado no dia 27 de abril pelo diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, sobre a possibilidade de assumir o posto na PF. É o segundo depoimento de Sousa no inquérito que apura a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na PF. No primeiro, ele disse que 'ninguém' o havia procurado, mas pediu para mudar a versão.

Violência no RJ

Delegacia de Homicídios de Niterói abre inquérito para investigar morte de adolescente
 
 
 

Delegacia de Homicídios de Niterói abre inquérito para investigar morte de adolescente  ASSISTA AO VÍDEO  https://globoplay.globo.com/v/8564272/

João Pedro, de 14 anos, morreu baleado dentro de casa durante uma operação policial, em São Gonçalo (RJ), ontem à tarde. A família passou a noite sem ter notícias do filho, que foi levado pela polícia de helicóptero. O pai de João Pedro diz que a polícia entrou atirando, já os policiais dizem que o adolescente morreu durante um confronto com traficantes. Um inquérito investiga o caso.