19 de maio- terça-feira- A ABRACAM mostra os destaques da mídia

E a retomada da economia?

Executivos dão mostras de desconforto com a falta de coordenação entre o Ministério da Saúde e a Presidência da República. A falta de política clara do governo para conter a pandemia é, segundo empresários, um grande entrave para a retomada da economia brasileira. Eles alertam que o país está perdendo credibilidade e investimentos, enquanto o Jair Bolsonaro briga com governadores e derruba ministros.

Micro e pequenas empresas

Donos de pequenos negócios não conseguem acesso ao crédito prometido
  
 

Donos de pequenos negócios não conseguem acesso ao crédito prometido

ASSISTA AO VÍDEO    https://globoplay.globo.com/v/8562511/

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei que cria linha de crédito para auxiliar micro e pequenas empresas durante a crise do novo coronavírus. O valor dos empréstimos será de até 30% da receita bruta anual da empresa em 2019. O montante máximo do benefício é de R$ 108 mil para microempresas e de R$ 1,4 milhão para pequenas empresas.

Bolsonaro vetou da proposta a carência de oito meses para o pagamento do empréstimo e também a prorrogação, por 180 dias, dos prazos para pagamento de parcelamentos da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

A lei entra em vigor com a sanção, e os vetos terão de ser analisados pelo Congresso. Os parlamentares podem manter ou derrubar a decisão de Bolsonaro.

Auxílio emergencial — Foto: Marcos Santos / USP Imagens

 

— Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a pagar a primeira parcela do Auxílio Emergencial para um novo grupo de pessoas aprovadas para receber o benefício. Os primeiros a receber, já nesta terça, serão os trabalhadores nascidos nascidos em janeiro. Os pagamentos vão até 29 de maio, em dias escalonados por mês de nascimento.

Lockdown no RJ

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deve votar um projeto de lei que autoriza o governo a adotar o lockdown como forma de enfrentamento ao coronavírus. Se aprovada, a proposta ainda precisa ser sancionada pelo governador Wilson Witzel (PSC).

Lockdown no AmapáBarreira sanitária em Macapá, durante pandemia do novo coronavírus — Foto: Marcelo Loureiro / Governo do Amapá

 

Barreira sanitária em Macapá, durante pandemia do novo coronavírus — Foto: Marcelo Loureiro / Governo do Amapá

Começa a valer hoje o "lockdown" no Amapá. O decreto, válido em todo estado, prevê restrições mais severas de circulação de pessoas e funcionamento somente de atividades essenciais. A medida deve seguir até 28 de maio.

Tecnologia nacional

A Biologix, startup de São Paulo, criou, há cinco anos, um oxímetro que capta os dados de oxigenação do paciente e, com a ajuda de um aplicativo de celular, monitora esses dados e os envia para um banco de dados. Lá, uma equipe médica tem acesso às informações.

Delírios na pior faseMédico cuida de paciente com Covid-19 em UTI do Hospital Scripps Mercy, em Chula Vista, na Califórnia, em 12 de maio — Foto: Reuters/Lucy Nicholson

Médico cuida de paciente com Covid-19 em UTI do Hospital Scripps Mercy, em Chula Vista, na Califórnia, em 12 de maio — Foto: Reuters/Lucy Nicholson

Um estudo publicado pelo diário Lancet Psychiatry afirma que pacientes com quadros graves de Covid-19 podem sofrer delírios, confusão e agitação como resultado da infecção pelo coronavírus. O problema, entretanto, seria registrado em um número pequeno de doentes. Entenda a crise.

Advogado e a 'rachadinha'

Advogado que foi a encontro de suposto vazamento da PF é investigado por rachadinha
 

Advogado que foi a encontro de suposto vazamento da PF é investigado por rachadinha

Investigado no caso das chamadas "rachadinhas' pelo Ministério Público estadual, o advogado Victor Granado Alves é suspeito de participar do encontro em que, segundo o empresário Paulo Marinho, vazou a operação Furna da Onça ao senador Flávio Bolsonaro.

A operação foi uma das fases da Lava Jato no Rio de Janeiro. A investigação deflagrada em 8 de novembro de 2018 prendeu deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Victor Alves é citado no relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que apontou movimentações dele e do gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro.

Medo em Portugal

Após elogio da OMS, Portugal inicia reabertura gradual
 

Após elogio da OMS, Portugal inicia reabertura gradual   

ASSISTA AO VÍDEO https://g1.globo.com/globonews/globonews-em-ponto/video/apos-elogio-da-oms-portugal-inicia-reabertura-gradual-8531216.ghtml

Apontado como modelo de gestão da pandemia do novo coronavírus entre seus vizinhos europeus, Portugal inicia a segunda fase do desconfinamento, reabrindo escolas e restaurantes. O fim da quarentena, contudo, que começou no dia 3, revela-se complexo e esbarra no medo e na resistência dos portugueses de voltar à normalidade. Entenda no blog da Sandra Cohen.

Ignorando o distanciamento social

Um estudo realizado nos Estados Unidos aponta que locais no país onde os governos não decretaram medidas de distanciamento social podem ter até 35 vezes mais casos de Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus. Além disso, quanto mais tempo as políticas ficaram em vigor, mais lento foi o crescimento diário do número de casos. 

Garantindo a comida

Trabalhadores do ramo alimentício no DF mudam rotina na pandemia
 
 Trabalhadores do ramo alimentício no DF mudam rotina na pandemia  

ASSISTA AO VÍDEO   https://g1.globo.com/df/video/trabalhadores-do-ramo-alimenticio-no-df-mudam-rotina-na-pandemia-8559704.ghtml

Do campo à mesa, trabalhadores mudam rotina na pandemia para garantir alimentosG1 conversou com profissionais que mantêm expediente enquanto parte da família precisa ficar em casa. Na indústria de frango, empresa e granjas do DF incorporam novas medidas.

"Precisamos garantir a comida da população , a sobrevivência e os empregos, em função disso, nossa atividade é essencial."

Lives de hoje

Alanis Morissette — Foto: Caio Kenji / G1

Alanis Morissette — Foto: Caio Kenji / G1 

Alanis Morissette, Tiê, Teatro Mágico e mais shows para ver em casa. Cantora canadense é o grande destaque em live que relembra o disco 'Jagged Little Pill'. Veja horários.

Torneio de pipa

Campeonato de pipa em comunidade reúne cerca de 200 pessoas e revolta moradores
 
 Campeonato de pipa em comunidade reúne cerca de 200 pessoas e revolta moradores   

ASSISTA AO VÍDEO   http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/videos/v/campeonato-de-pipa-em-comunidade-reune-cerca-de-200-pessoas-e-revolta-moradores/8561830/

Um torneio de pipa reuniu cerca de 200 pessoas e revoltou moradores no litoral de São Paulo. Campeonato ocorreu no bairro Jardim Vicente de Carvalho, em Bertioga. Falta de respeito com quarentena gerou indignação nas redes sociais.

Curtas e Rápidas: