Segunda-feira, 18 de maio - RESUMO dos destaques do dia que a ABRACAM traz para você

Um ranking triste: o Brasil alcança a 3ª posição entre os países com mais casos de coronavírus no mundo. Já são mais de 254 mil infetados e quase 17 mil mortes no país. Executivos alertam para os riscos da falta de política clara do governo para conter a pandemia. Cidade de SP terá 'feriadão' pelo isolamento. E os resultados promissores de uma vacina contra a Covid-19.

3ª posição

De acordo o balanço mais recente do Ministério da Saúde, o Brasil tem 254.220 casos confirmados de Covid-19. Com isso, o país passa o Reino Unido e já é o terceiro com mais pacientes infectados pela doença no mundo. No topo da lista estão a Rússia (290 mil) e os Estados Unidos (1,5 milhão). O total de mortes no Brasil chegou a 16.792, com 674 novas vítimas em 24 horas.

Sem ministro e sem plano

O Brasil está há 4 dias sem um titular no Ministério da Saúde desde a demissão de Nelson Teich, na semana passada. A falta de política clara para conter a pandemia atrasa a retomada da economia, segundo empresários ouvidos pelo G1. Eles alertam que enquanto ministros caem e Bolsonaro briga com governadores, o país perde credibilidade, a incerteza aumenta e investimentos são adiados.

Resultados promissores

Há atualmente 118 vacinas contra o coronavírus sendo desenvolvidas em todo o mundo, de acordo o último balanço da Organização Mundial de Saúde. A boa notícia é que, nesta segunda-feira, uma empresa americana anunciou que conseguiu resultados 'positivos preliminares' na fase inicial de ensaios clínicos. Os testes foram feitos em um pequeno número de voluntários e, segundo a companhia, a vacina produziu resposta imune em oito pacientes que a receberam.

'Feriadão' antecipado em SP

Os vereadores da cidade de São Paulo aprovaram um projeto de lei que permite a antecipação de feriados municipais. O objetivo é aumentar o isolamento social com um 'feriadão' nesta semana: de quarta-feira (20) até o domingo (24), antecipando as folgas de Corpus Christi e Consciência Negra. O governo do estado também quer antecipar o feriado estadual de 9 de julho. É nos feriados e fins de semana que o estado mantém os índices mais altos de adesão à quarentena.

Preço alto

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, criticou os países que 'ignoraram as recomendações' da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à pandemia de coronavírus, durante videoconferência na abertura da Assembleia Mundial da Saúde. Segundo ele, o mundo paga um 'preço alto' por essas estratégias divergentes.

Durante o encontro, o ministro da Saúde interino do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o país tem dimensões continentais, e que cabe à pasta fazer ajustes nos protocolos de combate à Covid-19 segundo a gravidade de cada região.

Suspeita de vazamento

O Ministério Público Federal vai investigar se Flávio Bolsonaro foi avisado com antecedência de operação da Polícia Federal sobre Fabrício Queiroz, suspeito de administrar um esquema de 'rachadinha' no gabinete do então deputado e filho do presidente.

A denúncia foi feita no final de semana pelo empresário Paulo Marinho, suplente do hoje senador, e apoiador da campanha de Jair Bolsonaro à presidência. O vazamento da operação teria sido feito por um delegado da PF, segundo Marinho.

Flávio Bolsonaro nega as acusações e atribui a denúncia ao suposto interesse de Paulo Marinho em obter a vaga no Senado.

Amazônia em alerta

O desmatamento da Amazônia em abril foi o maior dos últimos dez anos, com 529 km² da floresta derrubada. Os dados divulgados nesta segunda-feira são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que não é ligado ao governo. O resultado do mês passado representa um aumento de 171% em relação ao mesmo período de 2019. Quase um terço de toda a área desmatada está dentro do Pará.

Caiu na conta

A segunda parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600 começou a ser paga nesta segunda-feira. Os primeiros a receber serão os beneficiários do Bolsa Família cujo número de inscrição é terminado em 1. Amanhã, serão pagos os recursos aos beneficiários com inscrição terminada em 2. Já os trabalhadores que estão no Cadastro Único e não recebem o Bolsa Família, assim como os que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do site ou aplicativo, começam a receber apenas na quarta-feira. O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira até 30 de abril.

O caminho das doações

Além de aliviar e divertir quem está em casa durante a quarentena, as lives têm arrecadado muito dinheiro para projetos sociais. A live de Sandy e Junior (foto), em abril, por exemplo, foi até agora a campeã em doações, com mais de R$ 1,8 milhão alcançados. Mas qual o caminho percorrido por esses recursos até chegar a quem precisa? Saiba aqui como funciona.

Tem 5 minutos?

Uma das principais formas de prevenção contra o novo coronavírus é lavar as mãos. Com a pandemia, no entanto, alguns pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ligado à contaminação ou à limpeza podem sofrer com a ideia de que o vírus possa estar em qualquer lugar. O importante, de acordo com especialistas, é ficar alerta e não interromper o tratamento. Entenda.

O 'novo normal'

18 de maio - Um cliente tem a temperatura corporal medida ao entrar em uma loja em Milão, na Itália, durante a reabertura do comércio no país após dois meses de bloqueio para conter a propagação da COVID-19 — Foto:  Miguel Medina/AFP

118 de maio - Um cliente tem a temperatura corporal medida ao entrar em uma loja em Milão, na Itália, durante a reabertura do comércio no país após dois meses de bloqueio para conter a propagação da COVID-19 — Foto: Miguel Medina/AFP

Países que conseguiram vencer a fase crítica do coronavírus começaram a retomar atividades hoje. Na Itália, o Vaticano teve a primeira missa com público após 2 meses, mas sem aglomerações. Cafés e pontos turísticos reabriram com cuidados extras.