12 de maio, terça-feira - A ABRACAM exibe os destaques da mídia no dia de hoje

Bahia, Ceará e Pará já decidiram que irão ignorar as novas diretrizes para "serviços essenciais" decretadas pelo governo federal. PF exibe vídeo de reunião ministerial citado pelo ex-ministro Sergio Moro e também ouve os ministros Braga Netto e Augusto Heleno e o secretário Luiz Eduardo Ramos. Começam no Rio os bloqueios para um isolamento social mais rígido. Relatos de trabalhadores que estão sem renda.  E as lives de hoje.

Não seguirão novas diretrizesRui Costa, governador da Bahia — Foto: Paula Fróes / GOVBA

Rui Costa, governador da Bahia — Foto: Paula Fróes / GOVBA

Governadores de três estados já se posicionaram contra a inclusão na lista de "serviços essenciais" as atividades de salões de beleza, barbearias e academias de esportes, conforme decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado em edição extra do "Diário Oficial da União. Não irão seguir as novas diretrizes os governadores Rui Costa, da BahiaCamilo Santana, Ceará; e Helder Barbalho, Pará.

Ainda que o governo federal estabeleça quais atividades podem continuar em meio à pandemia, o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que cabe aos estados e municípios o poder de estabelecer políticas de saúde – inclusive questões de quarentena e a classificação dos serviços essenciais. Ou seja, na prática, os decretos presidenciais não são uma liberação automática para o funcionamento de serviços e atividades.

Vídeo e ministros

A Polícia Federal (PF) fará hoje pela manhã a exibição do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, conforme determinou o ministro do STF Celso de Mello. A Corte liberou o acessou ao ex-ministro Sergio Moro, à Advocacia-Geral da União e à Procuradoria-Geral da República. Sergio Moro diz que nessa reunião o presidente Jair Bolsonaro cobrou a troca do superintendente da PF no Rio.

Foram ouvidos ontem o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem. e o ex-diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. Ramagem afirmou que tem o "apreço" da família do presidente, mas negou ter "intimidade". Valeixo disse que Bolsonaro queria alguém com "maior afinidade" no comando da corporação.

Bloqueios no RioMapa mostra os bairros que terão bloqueios a automóveis no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

MMapa mostra os bairros que terão bloqueios a automóveis no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Começam hoje no Rio os bloqueios de circulação em alguns bairros, que foram determinados pelo prefeito Marcelo Crivella. As medidas de isolamento social mais rígido permitem que apenas moradores podem circular de carro em regiões específicas. Veja quais as áreas afetadas.

Ruralistas x Ambientalistas

A Medida Provisória 910, que trata da regularização fundiária no país e foi publicada em 11 de dezembro, precisa ter aval do Congresso até o próximo dia 19, quando termina o prazo de 120 dias para análise do texto, conforme a Constituição. Mas a aprovação ainda é motivo de impasse. Entenda a MP que entrega 566 títulos de terra, mas que servidores dizem não agilizar processo de análise, e que opõe produtores rurais e ambientalistas.

Sem rendas

 
Brasileiros passam por dificuldades financeiras em meio à pandemia — Foto: Reprodução / Acervo pessoal

Brasileiros passam por dificuldades financeiras em meio à pandemia — Foto: Reprodução / Acervo pessoal

G1 ouviu trabalhadores que tiveram suas rendas cortadas nesse período de pandemia, e passam por dificuldades financeiras. Todos solicitaram o Auxílio Emergencial. Mas só um recebeu. Sem dinheiro, essas pessoas dependem de ajuda para atravessar pandemia. São pipoqueiro, manicure, doméstica, supervisor de call center, fotógrafo, entre outros casos.

SepultadoresSepultadores da Prefeitura de SP enterram primeira pessoa do dia, às 8h15 — Foto: Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais/Divulgação

Sepultadores da Prefeitura de SP enterram primeira pessoa do dia, às 8h15 — Foto: Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais/Divulgação

Eles não gostam de serem chamados de coveiros, mas, sim, de sepultadores. São os profissionais contratados pela Prefeitura de São Paulo, servidores que enterram os mortos nos cemitérios públicos municipais. Apesar de terem ingressado no cargo por concurso público, eles se sentem desvalorizados pela profissão que escolheram, em especial, em tempos de pandemia de coronavírus, que já deixou mais de 3,7 mil mortos no estado e 11 mil no país.

Estamos enterrando mais de 75 por dia', diz coveiro

Acelerando testesLaboratório do Hemominas se transforma para fazer diagnóstico de Covid-19 — Foto: Arquivo Pessoal

Laboratório do Hemominas se transforma para fazer diagnóstico de Covid-19 — Foto: Arquivo Pessoal

Pesquisadores da Fundação Hemominas, em Belo Horizonte, desenvolveram uma metodologia para acelerar a realização de diagnósticos de testes de Covid-19. A expectativa é que a velocidade na entrega dos resultados aumente em 40 vezes.

Desrespeito na praiaMovimento na praia do Itararé, em São Vicente (SP) — Foto: Sérgio Furtado/ Arquivo Pessoal

Movimento na praia do Itararé, em São Vicente (SP) — Foto: Sérgio Furtado/ Arquivo Pessoal

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus e com a restrição às praias da Baixada Santista, banhistas foram flagrados passeando na faixa de areia de São Vicente, no litoral de São Paulo, nos últimos dias. O repórter fotográfico Sérgio Furtado, de 62 anos, registrou moradores da região circulando no local sem máscaras, mesmo após apelo das autoridades para que fiquem em casa.

Lives de hojeAline Barros solta voz na Festa do Peão de Barretos 2019  — Foto: Ricardo Nasi / G1

AAline Barros solta voz na Festa do Peão de Barretos 2019 — Foto: Ricardo Nasi / G1

Aline Barros, Sampa Crew, Zeeba e Grupo Bom Gosto estão entre as principais apresentações desta terça-feira.

Estados Unidos

 
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante encontro com congressistas na Casa Branca nesta sexta-feira (8) — Foto: Mandel Ngan/AFP

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante encontro com congressistas na Casa Branca nesta sexta-feira (8) — Foto: Mandel Ngan/AFP

No momento em que o número de mortes nos EUA atinge a marca de 80 mil, e o país sai aos poucos da quarentena, o novo coronavírus entrou na Casa Branca, e o presidente Donald Trump ordenou, finalmente, que todos na Ala Oeste usem máscaras. Menos ele. Por que Trump se recusa a usar máscara?

Curtas e Rápidas:Adrian Zamarripa, de 5 anos, se impressiona no colo da mãe, Beatriz, durante passeio em Lamborghini Huracán — Foto: Scott G Winterton/The Deseret News via AP

Adrian Zamarripa, de 5 anos, se impressiona no colo da mãe, Beatriz, durante passeio em Lamborghini Huracán — Foto: Scott G Winterton/The Deseret News via AP

Previsão do tempo

Veja como fica o tempo nesta terça (12)
 

Veja como fica o tempo nesta terça (12)   -   ASSISTA AO VÍDEO   - https://globoplay.globo.com/v/8546945/