Segunda-feira, 11 de maio - A ABRACAM resgata o que foi notícia HOJE

 

 

O dia foi de depoimentos no inquérito que investiga a suposta interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal. O ex-diretor-geral da PF Maurício Valeixo foi ouvido em Curitiba e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, em Brasília. Na pandemia da Covid-19, o número de mortes no Brasil ultrapassou a marca de 11,5 mil. E um estudo indica que o novo coronavírus já circulava no país semanas antes da confirmação do primeiro caso. O rodízio mais rígido em São Paulo começou com menos carros nas ruas e mais passageiros no transporte público. Apesar dos pedidos de adiamento, o calendário do Enem foi mantido. As inscrições estão abertas.

'Alguém que tivesse maior afinidade'

Em seu depoimento à PF em Curitiba, Valeixo afirmou que Bolsonaro queria alguém com "maior afinidade" no comando da corporação. O ex-diretor-geral também disse que o presidente telefonou para informar que a exoneração dele do cargo seria publicada "a pedido". Leia a íntegra do depoimento de Valeixo. Em Brasília, os delegados Alexandre Ramagem e Ricardo Saadi foram ouvidos em salas separadas. A PF recebeu também nesta segunda-feira a gravação da reunião de 22 de abril do Conselho de Ministros, no Palácio do Planalto, mencionada em depoimento pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Valeixo diz que Bolsonaro queria alguém com que tivesse afinidade na chefia da PF

Valeixo diz que Bolsonaro queria alguém com que tivesse afinidade na chefia da PF

ASSISTA AO VÍDEO

https://g1.globo.com/globonews/jornal-das-dez/video/valeixo-diz-que-bolsonaro-queria-alguem-com-quem-tivesse-afinidade-na-chefia-da-pf-8546948.ghtml

396 mortes em 24 horas

O Ministério da Saúde divulgou mais um balanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O país tem 11.519 mortes e 168.331 casos confirmados. Em 24 horas, foram registrados mais 396 óbitos e 5.632 infectados. Em Brasília, Bolsonaro foi questionado sobre a marca de 10 mil mortos, atingida no fim de semana, e respondeu que lamenta "cada morte que ocorre a cada hora".

O presidente Jair Bolsonaro concedeu entrevista nesta segunda (11) ao voltar ao Palácio da Alvorada — Foto: Wagner Pires/Futura Press/Estadão Conteúdo

Desembarque do coronavírus

O coronavírus chegou ao Brasil antes do que se sabia e já havia transmissão comunitária também antes do que o detectado, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores de Brasil e Uruguai. Segundo o trabalho, ainda não revisado por outros cientistas e publicado pela Fiocruz, já no início de fevereiro o vírus começava a circular no país.

Transporte mais cheio

O rodízio ampliado e mais restritivo na cidade de São Paulo entrou em vigor na meia-noite desta segunda. O objetivo da prefeitura é limitar a circulação para que a taxa de isolamento social fique acima de 60%. Houve redução no número de carros nas ruas e congestionamento próximo de zero pela manhã. No entanto, o Metrô e a Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo registraram aumento de 12% a 15% no fluxo de passageiros. E o movimento nos ônibus cresceu 10%, de acordo com a gestão municipal.

Passageiros da CPTM aguardam trem na plataforma cheia na estação Luz, no Centro de São Paulo. — Foto: Anderson Braga/Arquivo Pessoal

Passageiros da CPTM aguardam trem na plataforma cheia na estação Luz, no Centro de São Paulo. — Foto: Anderson Braga/Arquivo Pessoal

Beleza é essencial

Bolsonaro incluiu as atividades de salões de beleza, barbearias e academias de esportes na lista de "serviços essenciais". Assim, o número de atividades consideradas essenciais chegou a 57. O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que cabe aos estados e municípios o poder de estabelecer políticas de saúde – inclusive questões de quarentena e a classificação dos serviços essenciais. Ou seja, na prática, os decretos presidenciais não são uma liberação automática para o funcionamento de serviços e atividades.

Efeitos da pandemia

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 1 milhão de empregos foram extintos em função da crise econômica provocada pela pandemia.Os empresários dizem que houve queda de até 80% no faturamento, mesmo com a adoção do delivery, e o fechamento em definitivo de 20% dos estabelecimentos em todo o país. Apesar do cenário desanimador, o setor já prepara adaptações nos serviços e instalações para quando bares e restaurantes forem autorizados a voltar a receber clientes dentro dos salões.

Gabriel Pinheiro, sócio da Pizzaria Villa Roma, em São Paulo, que decidiu adaptar o serviço para uma futura reabertura com novos protocolos sanitários. — Foto: Divulgação

Gabriel Pinheiro, sócio da Pizzaria Villa Roma, em São Paulo, que decidiu adaptar o serviço para uma futura reabertura com novos protocolos sanitários. — Foto: Divulgação

Coronavírus em Cuba

Cuba mantém a Covid-19 sob controle, com 1.754 casos da doença e 74 mortos. Embora o sistema de saúde do país não tenha dado sinais de colapso, não se pode dizer o mesmo sobre a escassez de alimentos. Em seu blog, Sandra Cohen conversa com Leonardo Padura, premiado autor cubano. Ele conta que da sua casa vê pessoas aglomeradas para comprar frango em um mercado. "Cuba arrasta há 60 anos a falta de alimentos", diz. Leia aqui a entrevista.

Enem

Apesar dos pedidos para que as provas fossem adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus, as inscrições do Enem 2020 foram abertas. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou ao G1 que as datas estão mantidas, "por enquanto". Em oito horas, foram mais de 1 milhão de candidatos fizeram o cadastro.

A boa do dia

Vanda posa para uma foto — Foto: Bruno Kelly/Reuters

Vanda posa para uma foto — Foto: Bruno Kelly/Reuters

Vidas indígenas importam. A frase está escrita na máscara usada por Vanderlecia Ortega dos Santos, técnica de enfermagem membro da etnia witoto que se ofereceu para cuidar de uma comunidade indígena de 700 famílias nos arredores de Manaus. A capital do Amazonas é uma das cidades mais devastadas pelo surto de Covid-19. Desde o início da epidemia, Vanda, como é conhecida, está usando seu tempo livre para atender chamados nas casas da comunidade, monitorando potenciais sintomas da doença e ensinando sobre prevenção.

Jornal Nacional - Assista o vídeo abaixo

https://globoplay.globo.com/v/8546792/

Após Brasil ter 10 mil mortos por Covid, Bolsonaro diz pela 1ª vez que lamenta cada morte

Dois dias após o país atingir a marca de dez mil mortos por coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro disse que, em vez de nota de pesar, acha que é preciso ter zelo pelos recursos públicos.

Com informações do G1