8 de maio, sexta-feira - Os destaques da mídia

Lockdown em Fortaleza, regras mais rígidas no rodízio em São Paulo e as novas determinações de João Doria para os paulistas. O Assunto debate o teatro de Bolsonaro no STF. Maia na GloboNews. Como traçar planos para os idosos que trabalham? Lojas de carros ameaçadas pela crise. A MP que confronta ambientalistas e ruralistas. As lives de hoje e uma boa ajuda online.

Lockdown em Fortaleza

Fortaleza entra no regime de isolamento social rígido a partir de sexta (8)
 

Fortaleza entra no regime de isolamento social rígido a partir de sexta (8) 

ASSISTA AO VÍDEO

https://globoplay.globo.com/v/8539223/

Com as redes pública e particular no limite, Fortaleza entra no regime de isolamento social rígido hojeSó pode circular quem estiver a caminho do trabalho ou trabalhar em um serviço essencial. Quem for parado pela fiscalização vai ter que explicar por que está na rua e se estiver desrespeitando a quarentena vai ser orientado a voltar para casa. Se desobedecer, pode ser responsabilizado criminalmente. O Ceará tem mais de 13.800 casos de Covid-19 e 903 mortes.

Quarentena em SPCovas no cemitério Vila Nova Caichoeirinha, em São Paulo. Novas valas estão sendo abertas devido ao aumento de mortes por coronavírus. — Foto: Rogério Galasse / Estadão Conteúdo

Covas no cemitério Vila Nova Caichoeirinha, em São Paulo. Novas valas estão sendo abertas devido ao aumento de mortes por coronavírus. — Foto: Rogério Galasse / Estadão Conteúdo

O governador João Doria (PSDB) divulga hoje quais cidades poderão flexibilizar a quarentena no estado. Mas o governo paulista está preocupado, pois classifica o risco de contágio pelo coronavírus como grave e preocupante nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

A região metropolitana de São Paulo tem 39 cidades, a Baixada Santista, 9, e a região de Campinas, 24. entenda a preocupação das autoridades.

Já a capital vai endurecer as regras do rodízio na segunda-feira (11) e tirar das ruas metade dos carros até nos fins de semana. A prefeitura quer ampliar o isolamento social e evitar uma sobrecarga ainda maior no sistema de saúde.

odrigo Maia: 'ato quase criminoso'
Maia: ‘Queremos sempre manter o diálogo que possa somar esforços’

Maia: ‘Queremos sempre manter o diálogo que possa somar esforços’

ASSISTA AO VÍDEO

https://g1.globo.com/globonews/globonews-em-pauta/video/maia-queremos-sempre-manter-o-dialogo-que-possa-somar-esforcos-8539164.ghtml

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem à GloboNews, que entende a preocupação com a retomada das atividades econômicas, mas que a pressão com esse objetivo neste momento é um ato "quase criminoso". Clique aqui e leia a entrevista.

Idosos, um ponto delicadoSetores com mais idosos — Foto: Economia / G1

Setores com mais idosos — Foto: Economia / G1

No momento em que a quarentena começar a ser flexibilizada, o Brasil terá um ponto delicado a endereçar: o país tem 7,7 milhões de trabalhadores ocupados com mais de 60 anos, ou seja, que estão no grupo de risco para o novo coronavírus.

O cenário é bastante difícil para essa faixa da população porque 4,7 milhões de idosos atuam no setor de serviços, portanto, em atividades como o comércio, de difícil distanciamento social. Os números foram compilados pela consultoria IDados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) trimestral do IBGE.

"O setor de serviços tem naturalmente uma demanda maior por idosos, e, por outro lado, esse grupo de trabalhadores se adequa muito bem a essas atividades", afirma o pesquisador do IDados, Bruno Ottoni.

Concessionárias de carros ameaçadasImagem de arquivo de uma concessionária em SP — Foto: Fábio Tito / G1

Imagem de arquivo de uma concessionária em SP — Foto: Fábio Tito / G1

Com o tombo histórico nos emplacamentos durante a pandemia, o futuro das concessionárias de veículos no Brasil é incerto. Das 7.300 lojas existente no país, cerca de 2,2 mil - 30% - podem fechar definitivamente em até 15 dias, de acordo com a associação das concessionárias, a Fenabrave. O setor emprega 315 mil pessoas.

Ambientalistas x Ruralistas

Bolsonaro assina MP para simplificar e modernizar a regularização da propriedade de terras
 
 

Bolsonaro assina MP para simplificar e modernizar a regularização da propriedade de terras

ASSISTA AO VÍDEO

https://globoplay.globo.com/v/8155778/

 Divergências entre deputados ambientalistas e ruralistas podem barrar a votação na Câmara da medida provisória 910/2019 sobre regularização fundiária, que amplia a área legalizada por autodeclaração em ocupações de terras da União.
 

A avaliação é de líderes ouvidos pelo G1. Se o texto não for votado até 19 de maio, perderá a validade. A MP foi enviada em dezembro de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro – uma medida provisória entra em vigência desde a publicação no "Diário Oficial da União", mas perde a validade se não for votada em 120 dias pelo Congresso.

Redução salarial na Alesp

Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou liminarmente parte da resolução aprovada pelos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo que garantia o corte de 10 a 20% dos salários dos funcionários comissionados da casa.

Falta consciênciaEnfermeira Mara Santos — Foto: Arquivo Pessoal

Enfermeira Mara Santos — Foto: Arquivo Pessoal

Faz pouco mais de um mês que a enfermeira Mara Santos passou a atender apenas pacientes com coronavírus na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em São Paulo. Há vinte dias ela conversou com o G1 e contou como estava sendo a adaptação à nova rotina. Algumas semanas depois, Mara afirma que os casos estão ainda mais graves que no passado, mas que a população ainda não tomou consciência da dimensão da pandemia.

'Só queria que acreditassem mais, porque ainda acham que é exagero', diz enfermeira sobre mortes por coronavírus em UTI. 'Estou dez vezes mais cansada física e psicologicamente. A gente anda saindo dos plantões com uma sensação assim de não dei conta', acrescenta.

Ajuda onlineUniversidade oferece sessões de terapia online e gratuitas feitas por estudantes e professores — Foto: Arquivo Pessoal

Universidade oferece sessões de terapia online e gratuitas feitas por estudantes e professores — Foto: Arquivo Pessoal

Cenário cheio de incertezas, dificuldades e medo. Esta é a realidade que muitas pessoas estão enfrentando diante da pandemia do coronavírus. Por isso, alunos e professores do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade em Sorocaba (SP) resolveram ajudar com sessões de terapia online e gratuitas, abertas para todos os públicos.

Lives de hojeLuisa Sonza, Latino, Naiara Azevedo e Banda Eva fazem transmissões nesta sexta-feira (8) — Foto: Divulgação

Luisa Sonza, Latino, Naiara Azevedo e Banda Eva fazem transmissões nesta sexta-feira (8) — Foto: Divulgação

Luísa Sonza, Latino, Naiara Azevedo, Banda Eva, Emicida e Toquinho fazem transmissões nesta sexta-feira. Veja horários.

Inflação

Sai hoje o Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) de abril. O indicador, considerado uma prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março, a menor taxa para o mês desde o início do Plano Real, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Curtas e Rápidas:

Previsão do tempo

Com informações do G1