7 de maio, quinta-feira - A ABRACAM mostra os destaques do dia

'Lockdown'

Começa a valer o 'lockdown' em Belém e outros nove municípios do Pará. Com o objetivo de aumentar os índices de isolamento social e reduzir casos de Covid-19 no estado, a restrição se estenderá por dez dias.

A determinação deve manter somente serviços essenciais e limitar circulação de pessoas nos sete municípios da região metropolitana e outros três no interior.

Supermercados, farmácias, feiras e bancos seguem funcionando. Até sábado (9), o lockdown será educativo. Mas a partir de domingo (10) - até 17 de maio -, quem desrespeitar as medidas poderá ser multado.

O lockdown vale: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal, Santo Antônio do Tauá, Vigia de Nazaré e Breves.

Pernambuco

Pernambuco confirma mais 556 casos de coronavírus e 54 mortes por Covid-19
  
 

Pernambuco confirma mais 556 casos de coronavírus e 54 mortes por Covid-19

ASSISTA O VÍDEO

https://globoplay.globo.com/v/8535876/

O Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) entrou com um pedido para que o Judiciário determine o lockdown no estado, tornando mais rigorosas, por 15 dias, as normas já impostas para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entre as medidas solicitadas estão restrições de circulação de pessoas, de veículos e de funcionamento de serviços não essenciais. MP-PE também pede a aplicação de multas para quem descumprir as regras.Com pouca fiscalização, periferia de São Luís ignora 'lockdown'

São Paulo 

Comércios devem manter distanciamento entre os clientes e orientar sobre o uso de máscaras de proteção — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Comércios devem manter distanciamento entre os clientes e orientar sobre o uso de máscaras de proteção — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional aponta que 48 cidades paulistas criaram decretos para flexibilizar a quarentena que o governo de São Paulo impôs há mais de um mês no estado. Os dados da pasta, obtidos com exclusividade pelo G1, mostram ainda que 30 desses municípios revogaram as flexibilizações. Mas 18 cidades permitem o funcionamento de serviços não essenciais.

Medo de perder emprego e o consumo

De cada 4 brasileiros, 3 vão manter o nível de consumo reduzido após a pandemia do coronavírus, mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB. No total, 2.005 pessoas foram ouvidas em todos os estados do Brasil. O medo de perder o emprego é um dos motivos que contribui para a expectativa dos brasileiros de continuar freando o consumo. O levantamento mostra que quase a metade dos trabalhadores (48%) tem medo de perder o emprego. Veja mais recortes da pesquisa sobre comércio, endividamento e o isolamento social.

Lives de hojeManu Gavassi, Péricles e Beto Barbosa fazem lives nesta quinta-feira (7) — Foto: Divulgação

Manu Gavassi, Péricles e Beto Barbosa fazem lives nesta quinta-feira (7) — Foto: Divulgação

3 jogadores do Flamengo com coronavírusJorge Jesus ao lado do médico Marcio Tannure — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Jorge Jesus ao lado do médico Marcio Tannure — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O Flamengo divulgou que após a realização de testes em 293 pessoas do clube, 38 testaram positivo para o novo coronavírus. Três são jogadores do time profissional. Os nomes não foram revelados. Na última segunda-feira (4), Jorginho, massagista do clube há 40 anos, morreu vítima do coronavírus. Ele tinha 68 anos.

Sarampo no RJAção de vacinação contra o sarampo no Leme, Zona Sul do Rio — Foto: Arquivo / Alba Valéria Mendonça / G1

Ação de vacinação contra o sarampo no Leme, Zona Sul do Rio — Foto: Arquivo / Alba Valéria Mendonça / G1

Número de casos de sarampo no RJ cresce 66% em relação ao ano passado. Secretaria Estadual de Saúde informou que de janeiro a abril foram notificados 826 casos no estado. Em 2019, no mesmo período, foram 496 notificações.

Vazamento de gás na ÍndiaAdolescentes afetados por vazamento de gás na Índia — Foto: AFP Photo

Adolescentes afetados por vazamento de gás na Índia — Foto: AFP Photo

Pelo menos nove pessoas morreram e outras 400 foram hospitalizadas após um vazamento de gás em uma fábrica de produtos químicos no sudeste da Índia. A polícia não deu informações sobre os mortos. Entre as pessoas intoxicadas há crianças e adolescentes. 70 pessoas internadas estão inconscientes.

Curtas e Rápidas: