11 de abril, sábado - A ABRACAM apresenta os destaques da mídia.

Brasil ultrapassa mil mortes por covid-19; 19,6 mil estão infectadosMovimento no Viaduto do Chá durante a quarentena

Aumento de infectados  em 24 horas, é de 1.781 casos

O Ministério da Saúde divulgou ontem (10) os números atualizados do novo coronavírus. De acordo com a pasta, o número de infectados, no momento, é de 19.638. o que representa aumento de 1.781 casos em relação ao balanço divulgado ontem (9). Além disso, o número de mortes superou hoje os mil casos. Até o momento, foram registradas 1.056 mortes pela doença. A taxa de letalidade do vírus no Brasil é de 5,4%.

O estado de São Paulo ainda concentra o maior número de casos (8.216) e de mortes (540). O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 2.464 casos e 147 mortes. Na Região Norte, o Amazonas concentra o maior número de casos, com 981, além de 50 mortes.

No Nordeste, o Ceará se destaca, com 1.478 casos e 58 mortes. No Centro-Oeste, o Distrito Federal tem o maior número de casos, muito à frente dos demais, com 555 casos e 17 mortes. Os estados do Sul do país apresentam números de casos mais próximos. Santa Catarina é o estado da região com mais casos, 693, e o Rio Grande do Sul com menos casos, 636.

Com informações da Agência Brasil

Rio atinge 2.464 casos e 147 mortes por coronavírus2222222222222222222222222.jpg

Foram 248 novos casos e 25 óbitos desde a última atualização (10)

O estado do Rio de Janeiro atingiu 2.464 casos confirmados de covid-19 e 147 mortes. Foram 248 novos casos e 25 óbitos desde a última atualização. Os dados fazem parte da estatística diária divulgada pela Secretaria estadual de Saúde nesta sexta-feira (10).Os novos óbitos estão concentrados na capital, com dez casos, seguida por Duque de Caxias (7), Volta Redonda (2), Tanguá (1), Mangaratiba (1), Bom Jesus de Itabapoana (1), São Gonçalo (1), Maricá (1) e Nova Iguaçu (1). A vítima mais nova é um homem de 30 anos, do Rio de Janeiro, e a mais velha, uma mulher, de 93 anos, também do Rio de Janeiro. Ainda há 101 óbitos em investigação.

Dos novos casos da doença, a capital segue liderando com o maior número, 1.808, ou 73% do total. Em seguida, entre os municípios com mais casos estão Niterói (117), Volta Redonda (71), Nova Iguaçu (68), Duque de Caxias (62), São Gonçalo (35), Belford Roxo (28), Petrópolis (26), Mesquita (23), Itaboraí (20), Maricá (15), Nova Friburgo (13), Nilópolis (13), Magé (11), Barra Mansa (11), Queimados (8), Teresópolis (8), Macaé (6), Resende (6) e Rio das Ostras (5).

Os demais municípios têm menos de cinco casos cada - Angra dos Reis (4), Cabo Frio (4), Campos dos Goytacazes (4), Itaguaí (4), Rio Bonito (4), São Pedro da Aldeia (4), Seropédica (4), Araruama (3), Barra do Piraí (3), Bom Jesus de Itabapoana (3), Casimiro de Abreu (3), Guapimirim (3), Iguaba Grande (3), Japeri (3), Mangaratiba (3), Paraíba do Sul (3), Bom Jardim (2), Itaperuna (2), Miguel Pereira (2), Paty do Alferes (2), Porto Real (2), Quatis (2), Tanguá (2) e Valença (2).

Os municípios de Arraial do Cabo, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Itatiaia, Paracambi, Paraty, Porciúncula, Rio das Flores, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios têm um caso cada. Ainda há um município em investigação.

Para mais informações sobre a doença, é possível ligar gratuitamente para o número 160 ou acessar www.coronavirus.rj.gov.br.

Com informações da Agência Brasil

Governador do DF autoriza reabertura de lojas de móveis e eletroCom objetivo de evitar o contágio por covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, o governo do Distrito Federal, decretou o fechamento de todos os shoppings de Brasília a partir desta 5ª feira (19.mar.2020)

Também voltam às atividades as instituições do Sistema S

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, determinou hoje (10) a reabertura de lojas de móveis e eletrodomésticos. Assim, as lojas especializadas na comercialização de itens como fogão, geladeira, cama, sofá e outros móveis para casa e escritório poderão reabrir as portas. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal.

O governador também autorizou o retorno às atividades das instituições do Sistema S. Dessa forma, voltam a funcionar o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o Serviço Social de Transporte (Sest), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

A decisão confirma o abrandamento das medidas de isolamento determinadas por Ibaneis no dia 19 de março. Na ocasião, ele determinou o fechamento do comércio em geral, com exceção de atividades relacionadas à saúde e compra de artigos de primeira necessidade, como supermercados e padarias. Escolas e faculdades também foram proibidas de abrir.

No dia 1º de abril, Ibaneis editou um decreto prorrogando o fechamento de vários tipos de comércio e instituições de ensino, mas permitindo a reabertura de feiras permanentes. O decreto de hoje inclui lojas de móveis e eletrodomésticos no rol de estabelecimentos contemplados no decreto do início do mês.

Balanço de hoje do Ministério da Saúde que atualiza os números do coronavírus no país mostra que o DF tem 555 casos confirmados, com 14 mortes. Além disso, o ministério inclui o Distrito Federal em uma lista, juntamente com São Paulo, o Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas como os estados que podem estar entrando numa fase de aceleração descontrolada da pandemia.

Arrecadação de recursos

No mesmo decreto publicado hoje, Ibaneis criou o programa Todos Contra o Covid. Segundo o decreto, o programa permite a arrecadação de recursos para aquisição e contratação, de forma imediata, de serviços, equipamentos, insumos, alimentos e demais bens necessários ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Segundo a publicação, essas arrecadações não poderão exigir ônus ou encargos ao Distrito Federal. O Instituto BRB, vinculado ao Banco de Brasília, executará o programa.

Com informações da Agência Brasil

SP: isolamento social cai para 47%; ideal é 70%2020-3333333333333333333333333333333333333333.jpg

Se taxa continuar baixa, número de leitos será insuficiente 

O índice de isolamento social no estado de São Paulo foi de apenas 47% nessa quinta-feira (9), de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo estadual. Na quarta-feira (8), o índice foi de 50%. De acordo com o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da covid-19 é de 70%.

Segundo o governo do estado, se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O sistema é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM, para que o estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.

De acordo com o governo estadual, as informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.

Com informações da Agência Brasil