6 de abril, segunda-feira - A ABRACAM apresenta os destaques da mídia no dia de hoje

O Brasil tem 488 mortos e mais de 11,2 mil casos confirmados de coronavírus. A Caixa deve anunciar as datas de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 a informais. Em São Paulo, o governador João Doria deve decidir se prorroga ou não as restrições para evitar o avanço da doença. Trump diz que os EUA começam a distribuir 8 milhões de máscaras para hospitais em meio à "guerra" por equipamentos médicos e de proteção.

Coronavírus no Brasil

O Brasil tem 488 mortes e 11.281 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, segundo balanços das secretarias estaduais de Saúde. Apenas dois estados não registraram mortes: Acre e Tocantins.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de domingo (5), aponta 486 mortes e 11.130 casos.

Em São Paulo, o governador João Doria deve anunciar nesta segunda-feira (6) se prorroga ou não a quarentena imposta em todo estado. O decreto, previsto para vigorar até esta terça-feira (7), obrigou o comércio de serviços não essenciais a fechar desde 24 de março.

No Ceará, o governador Camilo Santana anunciou na noite deste domingo (6) que revogou a decisão que havia tomado horas mais cedo de relaxar a quarentena no estado.casos de coronavírus no brasil 06/04 — Foto: Editoria de Arte/G1

casos de coronavírus no brasil 06/04 — Foto: Editoria de Arte/G1

Pesquisa Datafolha

Segundo pesquisa Datafolha, 76% dos brasileiros acreditam que o mais importante neste momento é deixar as pessoas em casa. Outros 18% querem acabar com o isolamento, e 6% não sabem.

O instituto entrevistou 1.511 pessoas por telefone entre os dias 1º e 3 de abril e também perguntou sobre a opinião das pessoas sobre fechar o comércio não essencial, suspender aulas e e proibir pessoas que não trabalham em serviço essencial de de sair de casa. A margem de erro da pesquisa é de três pontos.

Chance de tratamento

Um consórcio entre três hospitais paulistas – Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês e Hospital das Clínicas – recebeu a autorização de iniciar testes clínicos de um possível tratamento contra a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

A técnica, aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), baseia-se no plasma de um paciente curado.

O plasma é a parte líquida do sangue em que ficam os anticorpos produzidos pelo organismo para combater o vírus. Retirada de pacientes recuperados, a substância pode ser aplicada em alguém que tenha um quadro grave da Covid-19. ENTENDA

ASSISTA O VÍDEO

https://globoplay.globo.com/v/8458944/

Pesquisadores analisam sangue de curados do coronavírus atrás de tratamento

Pesquisadores analisam sangue de curados do coronavírus atrás de tratamento

Auxílio emergencial

O calendário para o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais deve ser anunciado nesta segunda-feira (6) pela Caixa Econômica Federal.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse na sexta-feira (3) que será usado um aplicativo para celulares para identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo, mas têm direito de receber o benefício.

O benefício é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Ele se destina a pessoas sem carteira assinada e renda fixa, afetadas pelas medidas de isolamento social adotadas para conter a velocidade da Covid-19 no Brasil.

'Guerra' por equipamentos

 
Trump durante coletiva — Foto: REUTERS/Joshua Roberts

Trump durante coletiva — Foto: REUTERS/Joshua Roberts

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (5) que 8 milhões de máscaras e 300 milhões de luvas começaram a ser distribuídas em todo o país.

"Todos esses materiais serão distribuídos diretamente para os hospitais", disse Trump em entrevista coletiva. O governo dos EUA já foi acusado de desviar equipamentos, incluindo máscaras, que iriam para Alemanha, França e Brasil.

Segundo o presidente dos EUA, 1,6 milhão de norte-americanos já foram testados para o coronavírus. Os EUA são o país com o maior número de infectados pela doença. São mais de 330 mil casos confirmados, com mais de 9,5 mil mortes.

O estado de Nova York segue como epicentro da doença no país. Um tigre de 4 anos testou positivo para a doença no zoológico do Bronx. Esse pode ser o primeiro caso de infecção pelo vírus em um animal nos EUA e também o primeiro em um tigre no mundo, segundo o "The New York Times".Nadia, uma tigresa malaia de 4 anos, no Zoológico do Bronx, em Nova York, em imagem se data; a instituição informou, em 5 de abril de 2020, que o animal testou positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) — Foto: Reuters

Nadia, uma tigresa malaia de 4 anos, no Zoológico do Bronx, em Nova York, em imagem se data; a instituição informou, em 5 de abril de 2020, que o animal testou positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) — Foto: Reuters

Esperança na Europa

O número de mortos pelo coronavírus caiu no fim de semana na Itália. Foram 525 no domingo (5), o mais baixo em duas semanas e uma redução de 25% em relação às mortes anunciadas no sábado, quando foram registradas 681vítimas.

"São boas notícias, mas não deveríamos baixar a guarda", disse o chefe da Defesa Civil, Angelo Borrelli. "A curva começou sua queda", comemorou o chefe do Instituto Superior de Saúde, Silvio Brusaferro. A redução do número de mortos "é um dado muito importante".

Na Espanha, o número de mortos diários caiu no domingo (5) pelo terceiro dia consecutivo: 674 vítimas em 24 horas. Foi o menor número de óbitos dos últimos dez dias no país, o segundo com mais mortes no mundo (12.418 pessoas).

No Reino Unido, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, de 55 anos, foi internado neste domingo (5) para exames, por seguir apresentado sintomas relativos ao coronavírus. Mesmo com a internação, Johnson segue no comando do governo.

A rainha Elizabeth II fez um discurso no qual elogiou o espírito nacional dos britânicos e pediu que a população supere o tempo de "dor" e "enormes mudanças" que a pandemia do coronavírus trouxe. Foi o quinto pronunciamento da soberana de 93 anos em seu reinado. O Reino Unido tem quase 5 mil vítimas.

Rainha Elizabeth II faz pronunciamento para tranquilizar população sobre o coronavírus

Rainha Elizabeth II faz pronunciamento para tranquilizar população sobre o coronavírus

ASSISTA O VÍDEO  

https://globoplay.globo.com/v/8458934/

Preciso ir ao mercado. E agora?

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as pessoas fiquem em casa para diminuir a disseminação do novo coronavírus. No Brasil, a população tem feito o isolamento social e saído de casa apenas para as atividades essenciais. Os idosos e as pessoas do grupo de risco, principalmente, devem evitar sair de casa. Mas como comprar comida e bebida sem sair de casa?

G1 fez um vídeo que mostra o passo a passo para fazer as compras do supermercado sem sair do sofá de casa, por meio de um aplicativo, na capital de São Paulo. Dependendo da cidade, além de aplicativos, ainda é possível pedir os produtos do mercado por sites, mensagem no WhatsApp e até ligação.

Quando essas opções não funcionam, a pessoa pode entregar a lista do mercado para vizinhos, amigos, familiares e até para entregadores de confiança.

Saudades do barulho?

Muita gente que nunca tinha feito home office foi obrigado a aderir à prática por causa da pandemia do coronavírus. Pensando em quem sente falta da movimentação e do barulho de seus colegas de trabalho, alguns serviços oferecem sons ambientes de lugares como cafeterias, livrarias e restaurantes.

A ideia é apoiada por um estudo sobre criatividade da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, que indica que um nível médio de ruído ajuda o cérebro a pensar de forma abstrata. Tem até sons de chuva e até cenários fictícios.

Lives de sertanejo

Gusttavo Lima faz show pela web por causa da quarentena e tem mais de 10 milhões de visualizações — Foto: Reprodução/Gusttavo Lima

Gusttavo Lima faz show pela web por causa da quarentena e tem mais de 10 milhões de visualizações — Foto: Reprodução/Gusttavo Lima

G1 analisou a maratona de lives de cantores sertanejos na quarentena. Gusttavo Lima mostrou carisma, arrecadou doações e alegrou fãs em impressionantes cinco horas de puro carisma musical e etílico - uma alegria necessária para milhares de fãs em casa. Aqui no Brasil, o roteiro foge da receita do pop mundial em isolamento; entenda.

Curtas e rápidas

Após ter alta médica da UTI, prefeito de São Bernardo do Campo chora em vídeo de agradecim

Após ter alta médica da UTI, prefeito de São Bernardo do Campo chora em vídeo de agradecim

ASSISTA O VÍDEO

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/video/apos-ter-alta-medica-da-uti-prefeito-de-sao-bernardo-do-campo-chora-em-video-de-agradecim-8458939.ghtml