23 de março, segunda-feira - Os destaques da mídia nacional que a ABRACAM selecionou para você

Coronavírus matou 25 pessoas no Brasil e infectou mais de 1,6 mil. É o que aponta balanço divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde. O Ministério da Saúde anuncia que novos testes rápidos virão da China nas próximas semanas. Na Itália, mortos passaram de 5,4 mil. O Fantástico mostrou a rotina dos profissionais que estão na linha de frente na batalha contra o vírus e entrevistou o sobrinho de Dona Cleonice, a empregada doméstica que morreu por causa da Covid-19. O que as crianças querem saber sobre a pandemia? É o que discute O Assunto desta segunda-feira (23). A vacinação contra gripe começa para idosos e profissionais da saúde e, em algumas cidades, está previsto um sistema de "drive-thru". E os riscos de deixar a declaração do Imposto de Renda para a última hora.

O avanço do coronavírus

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até a noite deste domingo (22), 1.604 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. Já foram 25 mortes no país, sendo 22 em São Paulo e três no Rio de Janeiro. Veja o mapa das cidades que já registraram pacientes infectados e a evolução da doença.

No mundo, o coronavírus já matou ao menos 14,3 mil pessoas, a maior parte delas na Itália, onde 5,4 mil morreram. A universidade norte-americana Johns Hopkins registra mais de 329 mil pessoas infectadas.

Fantástico entrevistou um sobrinho de Dona Cleonice, a empregada doméstica que morreu em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, após contrair o vírus. Uma das hipóteses é de que ela tenha sido infectada pela patroa. Lucas define a tia como "uma pessoa muito trabalhadora" e diz que a família só teve a confirmação de que Cleonice tinha o coronavírus depois da morte.

'Uma pessoa muito batalhadora', diz sobrinho de empregada doméstica que morreu da Covid-19

'Uma pessoa muito batalhadora', diz sobrinho de empregada doméstica que morreu da Covid-19

Acesse o vídeo

https://globoplay.globo.com/v/8421648/

Testes mais rápidos

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, afirmou que testes mais rápidos, que dão o resultado em minutos, chegarão ao Brasil nas próximas semanas. Profissionais de saúde terão prioridade.

O objetivo é verificar quais desses profissionais que tenham apresentado algum sintoma foram contaminados pelo coronavírus e quais podem retornar ao trabalho.

Os novos testes são produzidos por uma empresa chinesa e são aprovados por agências reguladoras da China e pela Comissão Europeia, mas ainda não são validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Fantástico, o doutor Drauzio Varella conversou pela internet com alguns dos profissionais que dão duro para salvar os pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Veja o vídeo 

globoplay.globo.com/v/8421715/

 

Drauzio Varella mostra os profissionais de saúde que estão combatendo o coronavírus__

Fechamento do comércio no Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou o fechamento obrigatório do comércio na cidade a partir de terça-feira (24), com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus. Alguns serviços, porém, como mercados e farmácias, continuarão funcionando.

Eleições municipais em outubro?

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou áudio em que diz que a discussão sobre um possível adiamento das eleições municipais em razão do coronavírus é "completamente equivocada".

A medida foi defendida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na avaliação dele, o adiamento serviria para que ações "políticas" não prejudiquem as medidas que estão sendo adotadas para o enfrentamento da epidemia de coronavírus.

 

E as Olimpíadas?

Horas depois de o Comitê Olímpico Internaciona (COl) considerar pela primeira vez o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que a remarcação do megaevento pode ser considerada se a pandemia causada pelo novo coronavírus tornar impossível realizá-lo "em sua forma completa". 

Comitê Olímpico estuda a possibilidade de adiar as Olímpiadas

Comitê Olímpico estuda a possibilidade de adiar as Olímpiadas

Vacinação contra a gripe

Em meio à pandemia do coronavírus, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda em todo o país. Serão 75 milhões de dose do imunizante, 15 milhões a mais do que em 2019.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a influenza auxiliará os profissionais na triagem de pacientes e acelerá o eventual diagnóstico da Covid-19. Para evitar aglomerações, algumas cidades, como Brasília, preveem a adoção de um "drive-thru" da vacina.

A campanha se encerra no dia 22 de maio.

Economia

O Banco Central divulga às 8h30 desta segunda o relatório Focus, com as estimativas do mercado para inflação, crescimento da economia, câmbio e juros. Às 15h, o Ministério da Economia informa o resultado da balança comercial no acumulado de março e na parcial do ano.

Imposto de Renda 2020selo feed Imposto de Renda 2020 — Foto: Arte G1

selo feed Imposto de Renda 2020 — Foto: Arte G1

Falta mais um de mês para o encerramento do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Então, sem motivo para se preocupar, certo? Cuidado. Deixar para a reta final é um hábito frequente entre muitos brasileiros, mas é um risco que não vale a pena correr, pois dificilmente pode trazer alguma vantagem.

 

Hoje é dia de...

  • Dia Mundial da Meteorologia
  • Dia Nacional do Naturólogo