5 de fevereiro - Quarta-feira - Os destaques que a ABRACAM preparou para você

5 de fevereiro, quarta-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Partem hoje de Brasília os dois aviões que vão buscar brasileiros na região da China que é epicentro do novo coronavírus. As regras para a quarentena dos repatriados já foram aprovadas pela Câmara e serão analisadas nesta quarta pelos senadores. Nos EUA, Trump adota tom de campanha no discurso do Estado da União, ataca a imigração ilegal e evita falar do impeachment. A votação final do processo ocorre hoje no Senado, e a expectativa é que o presidente americano seja absolvido. O podcast O Assunto analisa o que aconteceu com o Bolsa Família em um ano de governo Bolsonaro.

Coronavírus

Câmara aprova projeto de lei com regras para a quarentena

Em regime de urgência, os deputados aprovaram ontem à noite o projeto de lei que estabelece regras para manter em quarentena os brasileiros que serão retirados de Wuhan, na China, onde começou o surto do novo coronavírus. O projeto, que será analisado hoje no Senado, obriga a realização de exames médicos e testes laboratoriais.

Brasileiros que estão em Wuhan devem ficar de quarentena em Goiás

Também hoje saem do Brasil os dois aviões presidenciais que vão buscar o grupo. Até o momento, 29 pessoas confirmaram o desejo de voltar. Eles devem chegar no sábado (8) e serão encaminhados à base aérea de Anápolis, em Goiás, onde ficarão em isolamento por 18 dias. Quem tiver sintomas de infecção será levado a hospital militar em Brasília.

Discurso falado (e rasgado)

Presidente dos EUA, Donald Trump chega para discurso do Estado da União nesta terça-feira (5) — Foto: Leah Millis/Pool/Reuters

Trump fez no fim da noite de ontem o tradicional discurso de Estado da União. De olho na reeleição, o presidente americano reforçou no Congresso suas promessas de campanha, atacou a imigração ilegal e comemorou os números da economia.

Antes e depois do discurso, Trump e a presidente da Câmara dos EUA, Nacy Pelosi, protagonizaram momentos de pouca cordialidade. Ao chegar na tribuna, o republicano ignorou sua principal opositora, que havia estendido a mão para cumprimentá-lo. Depois da fala de Trump, Pelosi rasgou o discurso. 

Trump se nega a cumprimentar Pelosi, que rasga papel com discurso

E o impeachment?

No discurso, Trump não mencionou o julgamento do seu impeachment no Senado, que deve terminar nesta quarta-feira. Apesar da derrota na Câmara, o presidente tem maioria entre os senadores — o que torna extremamente improvável uma eventual cassação.

Prévias em Iowa

O pré-candidato democrata Pete Buttigieg discursa em Des Moines, Iowa, na segunda-feira (3) — Foto: Reuters/Jonathan Ernst

Mais de 24 horas após a votação, ainda não saiu o resultado final das prévias democratas em Iowa, que foi marcada por muita confusãoCom 71% dos resultados divulgados, Pete Buttigieg lidera seguido de Bernie Sanders e Elizabeth Warren.

Ensino superior

Começam hoje e vão até o dia 12 as inscrições do 1º semestre do Fies. São oferecidos 70 mil contratos a juro zero, e podem se candidatar ao financiamento estudantil quem fez o Enem a partir de 2010.

Taxa de juros

O Copom se reúne hoje, e a expectativa de analisas do mercado financeiro é que a taxa básica de juros seja reduzida de 4,5% para 4,25% ao ano. Se confirmada a decisão, que é divulgada depois das 18h, a Selic chegará ao menor percentual desde 1999.

Eliminado do BBB

Petrix Barbosa foi eliminado do BBB20 nesta terça-feira (4) — Foto: Reprodução/TV Globo

ginasta Petrix Barbosa foi o 2º eliminado do 'BBB20', com 80,27% dos votos. Na segunda-feira (3), a polícia intimou Petrix a prestar depoimento sobre supostos casos de assédio dentro do programa.

Termômetros do Oscar

Premiações dos sindicatos de Hollywood colocam '1917' como favorito — Foto: Cido Gonçalves/G1

Se depender das premiações que servem de "termômetro" para o Oscar todo ano, em 2020 a equipe de "1917" já pode preparar o discurso de agradecimento. O filme sobre a 1ª Guerra foi premiado pelos principais sindicatos de Hollywood na categoria de melhor filme, mas vitórias de "Parasita" em outras associações mantêm as chances vivas para o filme sul-coreano na festa de domingo (9).

Carnaval 2020

Carla Prata estreia como musa da Dragões da Real — Foto: Fábio Tito/G1

Portadora de uma doença autoimune, a ex-bailarina do Faustão Carla Prata vai estrear na Dragões da Real no ano em que a escola paulista terá como enredo o riso como cura. Para ela, a coincidência foi um sinal: "Se isso não foi Deus falando comigo, não sei o que foi. Quando entraram os Doutores da Alegria no palco, a quadra inteira chorou". Leia a entrevista e veja o ensaio com a musa.

Curtas e rápidas...