Sucesso total a 2a.Conferência das Vereadoras promovido pela ABRACAM MULHER

Vereadoras dos mais variados rincões do país, atenderam ao convite da vereadora de Angra dos Reis, Titi Brasil, presidente nacional da ABRACAM Mulher (Associação Brasileira de Câmaras Municipais), para participarem em Brasília, da 2ª Conferência Nacional de Vereadoras, em Brasília.

_MG_0007.JPG

A vereadora de Angra dos Reis, Titi Brasil (MDB) e presidente da ABRACAM MULHER, a deputada distrital Dra.Jane Clébia (AGIR) e Dr.Rogério Rodrigues da Silva, presidente nacional da ABRACAM

Além das atividades programadas, as vereadoras tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer outras realidades, fortalecendo a rede de mulheres na política. A conferência foi considerada um sucesso pela organização e pelos participantes, que saíram motivadas e com novas ideias para atuarem nos seus municípios.

_MG_9953.JPG

O evento histórico promovido pela ABRACAM MULHER, teve sua abertura nesta terça-feira (23) de maio e encerramento na sexta-feira (26), com uma programação organizada e bem extensa. A presença forte de vereadoras de todas as regiões brasileiras, marcou esse segundo encontro nacional, surpreendendo até mesmo os organizadores, com esta participação em peso de vereadoras.

_MG_0108.JPG

A abertura oficial, contou com a participação efetiva do Ministério da Mulher.

_MG_0083.JPG

Os temas tratados contaram com a participação de palestrantes como: Dra. Nathália Begot, que é advogada, pós graduada em Auditoria, Controladoria, Perícia na Gestão de Órgãos Públicos e ainda Direito Digital e pós graduada em Direito das Mulheres. O tema: Violência de Gênero na Política, entre outras.

_MG_9974.JPG

Dagma Caixeta da ANATEL falou sobre o Projeto de Lei das Antenas voltadas para os municípios. Caixeta é Jornalista profissional, com atuação em imprensa escrita e televisionada e assessoria de imprensa. Assessora parlamentar da Anatel desde 2009, responsável pela interlocução da Agência com o Congresso Nacional desde então. Experiência em gerenciamento e liderança de equipes. Conhecimento avançado de Processo Legislativo e funcionamento do Congresso e mestre em Poder Legislativo pelo Cefor, da Câmara dos Deputados.

_MG_9972.JPG

As deputadas federais Jaqueline Cassol(PP-RO), Cristiane Lopes(UNIAO-RO) e Delegada Ione ( AVANTE-MG) a convite das vereadoras, compareceram ao encontro, deixando uma mensagem de incentivo e otimismo, mostrando algumas ações em seu mandato parlamentar. A Deputada Distrital Jane Clébia (AGIR-DF) marcou presença e proferiu discurso sobre as mulheres.

Outros temas:

  • A Importância das Vereadoras na Proteção das Mulheres Vítimas de Violência; legislar e fiscalizar – Palestrante: Luciana Moreira Vieira Rodrigues.
  • Apresentação do Sistema Nacional de Promoção a Igualdade Racial
    Palestrante:Yeda Leal – Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção a Igualdade Racial).
  • Eu meto a Colher no Assédio e na Importunação Sexual
    Palestrante: Claudia Guerra
    26 de maio
  • Vereadora Fátima/Casemiro de Abreu-RJ)
  • Como acompanhar as Transferências Constituciionais e Discricionárias Via Plataforma +Brasil – palestrante Regina Lemos- Diretora de Transferência da União.
  • Iêda Leal. – Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial no Ministério da Igualdade Racial e Pedagoga . Atuou enquanto ativista no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Goiás (SINTEGO), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Central Única dos Trabalhadores ( CUT) e Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado (MNU)
  • Deputada Federal Soraya Santos(PL-RJ) - palestrante com o tema: A importância da Mulher na política.
  • Doutora Jane Clébio- Deputada Distrital (AGIR-DF) palestra sobre a Mulher na Polirca e o Acolhimento das Mulheres Vítimas de Violência.

A Conferência foi realizada no auditório da ANATEL e encerrou-se nesta sexta-feira (27) . Teve como ponto alto, as palestras de altíssimo nível, que foram proferidos pelas autoridades representativas, como a vereadora Delegada Fernanda, com o tema: Os Desafios dos Novos Paradigmas da Fiscalização Exercida pelo Legislativo Municipal.

A 2ª Conferência Nacional das Vereadoras do Brasil superou as expectativas dos organizadores, que já começam a planejar o próximo encontro nacional, que acontecerá no mês de março do ano que vem.

Como nas edições anteriores, essa mobilização tem como objetivo principal, alinhar os principais temas político de interesse nacional e apresentar as principais demandas existentes nos municípios.

Além das atividades programadas, as vereadoras tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer outras realidades, fortalecendo a rede de mulheres na política. A conferência foi considerada um sucesso pela organização e pelos participantes, que saíram motivadas e com novas ideias para atuarem nos seus municípios.

Mais fotos:

911ba580-d971-4d77-a91c-b1c9ce51985e.jpg

 

Santa_Catarina.JPG

Santa Catarina - SC

Antonina_-PR.JPG

Antonina- PR

_MG_0200.JPG

_MG_0076.JPG

_MG_0112.JPG

_MG_0222.JPG

_MG_0250.JPG

_MG_0256.JPG

_MG_0284.JPG