20 de ABRIL, quinta-feira, 1ª Edição, com os DESTAQUES do dia

bOM_DIA_FAIXAZ_JPG.JPG

4-_CAPA_QUINTA_MANHÃ.jpg

 

ESPAÇO_DA_CAMARA_MUNICIPAL.jpg

 

NO_EXECUTIVO.jpg

Ricardo Cappelli será ministro interino do GSI

_mg_0418_0.jpg

Informação foi confirmada pelo ministro Paulo Pimenta ( Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil )

O secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, será o chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A informação foi divulgada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, no Twitter.

Mais cedo, o general Gonçalves Dias pediu afastamento do cargo de ministro do GSI. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já aceitou o pedido de demissão.

O ministro deixou o cargo no mesmo dia em que vídeos que estavam sob sigilo por fazerem parte de inquérito policial foram divulgados pela CNN. As imagens mostram o general e outros funcionários da pasta dentro do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes.

Em nota, o GSI esclareceu que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança para evacuar o quarto e o terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após a chegada de reforços do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal, os golpistas foram presos.

Ricardo Cappelli é formado em jornalismo, com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário de Comunicação do Maranhão no governo Flávio Dino e secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social no governo de Dilma Rousseff.

Nomeado secretário-executivo do Ministério da Justiça, Cappelli assumiu a intervenção na segurança pública do Distrito Federal logo após os atos golpistas de 8 de janeiro.

 

comemoramos_hoje.jpg

 

Comemoramos hoje: Dia do Diplomata

Cidades que fazem aniversário:  Águas de Santa Bárbara – SP ; Carinhanha – BA ; Caraguatatuba – SP ; Campestre da Serra – RS ; Cunha – SP ; Figueira – PR ; Ipiranga do Sul – RS ; Lagarto – SE ; Lagoão – RS ; Paranapanema – SP ; Pesqueira – PE ; Santo Expedito do Sul – RS e Tupanci do Sul – RS .

VENHA CONHECER O INSTAGRAM DA ABRACAM

 

MAIS_DESTAQUES_2022.png

Brasil deve ter orgulho de seus povos indígenas, diz secretária

Rio de Janeiro (RJ), 15/04/2023 – Museu da República comemora o Dia dos Povos Indígenas com evento nos jardins do palácio. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ceiça Pitaguary vê necessidade de urgência na proteção de direitos ( Foto: Tomaz Silva – Agência Brasil )

“São mais de 305 povos indígenas, de 274 línguas diferentes. É uma diversidade que esse país tem que se orgulhar”. É assim que Ceiça Pitaguary, secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas, define a importância das comunidades tradicionais e a necessidade de urgência da retomada dos direitos e proteção desses povos.  

“Não existe um país no mundo com mais povos indígenas que o Brasil. O povo brasileiro parece que sente vergonha, medo dos povos indígenas, que estão aqui há séculos, dando sua contribuição para a proteção da biodiversidade, que é de todo mundo”, completou Ceiça, conhecida liderança na conservação das tradições indígenas no Ceará. Antes de chegar ao cargo, a pedagoga atuou como articuladora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) no estado do Ceará, entre 2019 e 2022, e integrou, em 2021, o Voz das Mulheres Indígenas, iniciativa da Organização das Nações Unidas.  

Brasília (DF) - Ceiça Pitaguary é nomeada Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
 Foto: Divulgaçāo
Ceiça Pitaguary, secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena Foto: Divulgaçāo

Ao assumir o cargo, a secretária conta ter encontrado um desmonte da política indígena: sem recursos, com processos de demarcação de terras paralisados, falta de servidores e abandono das comunidades indígenas.  

“Foi um cenário de terra arrasada, como se tivesse acontecido uma guerra. No país, esse reflexo de terra arrasada reflete mais fortemente dentro dos territórios indígenas. O ministério encontra uma política indigenista totalmente paralisada. A Funai foi inviabilizada, os trabalhos dos técnicos inviabilizados por um viés ideológico do governo anterior, que aparelhou as unidades da Funai com militares. Por aí, temos uma noção do que os servidores passaram e os povos indígenas e as comunidades das aldeias sofreram na ponta, visto que as políticas não chegavam dentro dos territórios”, afirmou em entrevista à Agência Brasil. 

Regularização dos territórios 

Diante do diagnóstico, Ceiça Pitaguary ressalta que a prioridade é retomar a demarcação e gestão das terras indígenas, um dos principais gargalos da política indigenista. Na pasta, a secretaria disse que os planos de gestão serão feitos respeitando as tradições e desejos dos povos.    SAIBA MAIS 

 

Brasília (DF), 19/04/2023 - A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, participa do programa A Voz do Brasil. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.
Presidenta da Funai, Joenia Wapichana, participa do programa A Voz do Brasil – Valter Campanato/Agência Brasil
 

Proteção dos territórios 

Na aldeia guarani Limeira, em Chapecó (SC), Eunice Kerexu passou a infância cercada pelos pais e avós na beira do rio e conviveu com aldeias guarani e kaingang de Santa Catarina e do Paraná.  

Em sua trajetória, a gestora ambiental e educadora liderou a campanha pelo reconhecimento da Terra Indígena Morro dos Cavalos, de Palhoça (SC), da qual os guaranis aguardam desde 2008 a homologação, e é uma das coordenadoras da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.  

No comando da secretaria de Direitos Ambientais e Territoriais do Ministério dos Povos Indígenas, Eunice Kerexu quer que os povos vivam em tranquilidade em suas terras, sem ameaças do garimpo e do tráfico.       SAIBA MAIS 

 

WhatsApp_Image_2022-12-19_at_16.27.41.jpeg
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO

 

CÂMARA-DOS-DEPUTADOS-NOVO-1.png

 

 

SENADO-FEDEREAL-NOVO-1.png

 

 

Inserir_um_título.png

 

Do editor

CARTOON_FALE_COM_O_JORNALISTA.JPG

ASSISTA O CLIP ABAIXO

Mais informações 

CLICAR ABAIXO

ABRACAM NOTÍCIAS –Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!

BRAZILIAN NEWS –O seu site de notícias de Brasília para o Mundo

PORTAL R10 – O seu portal de notícias

EDIÇÃO COMPLETA ( VÍDEOS, FOTOS E LINKS)com opção de leitura em outros 36 idiomas.

INTERNO_aaa.JPG