18 de abril, quinta-feira - Os destaques dos principais jornais, que a ABRACAM selecionou para que você fique bem informado

18 de abril, quinta-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Os números da violência no Brasil. O país registra 6.856 assassinatos nos dois primeiros meses de 2019 - uma redução de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que revelam dados exclusivos do Monitor da Violência, ferramenta do G1 que acompanha os casos de mortes violentas nos 26 estados e no DF. Em recuperação judicial, a Avianca Brasil reduz 62% dos voos no feriado da Páscoa ante 2018. A companhia terá sua frota reduzida de 25 para 17 aviões e já vem cancelando viagens desde sábado. No Rio, os bombeiros seguem na busca por desaparecidos na queda de 2 prédios na Muzema; 19 pessoas morreram na tragédia. O que é notícia hoje:

Monitor da violência

— Foto: Editoria de Arte / G1

Exclusivo: o Brasil começa o ano com uma queda de 25% no número de assassinatos nos dois primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Essa é a primeira parcial divulgada no ano.

Exclusivo: Educação

Os municípios e estados brasileiros têm até 2024 para garantir que todas as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos estejam matriculados ou já tenham concluído o ensino fundamental. Uma ferramenta lançada pelos tribunais de conta estaduais mostra, no entanto, que 89% das cidades estão correndo o risco de descumprir essa meta, que foi determinada na lei do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014.

Crise na Avianca

Em recuperação judicial e com menos aviões, a Avianca Brasil reduzirá o número de voos nesta Páscoa em 62% em relação à Páscoa de 2018. Serão 375 voos programados entre esta quinta e o próximo domingo (21), contra 987 voos realizados em 2018 (de 29/3 a 1/4).

Reforma da Previdência

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliou como um "erro" a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) não ter votado a reforma da Previdência nesta semana. Para Rodrigo Maia, faltou organização ao governo. Leia no Blog da Andréia Sadi.

Imposto de renda

— Foto: Arte G1

Veja o que fazer se você não pagou o Carnê-Leão e tire suas dúvidas na página especial do G1.

Coreia do Norte

Coreia do Norte pediu aos Estados Unidos que substituam seu secretário de Estado, Mike Pompeo, como líder nas negociações sobre desnuclearização para que o diálogo sobre o tema possa prosseguir. Em uma nota, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, afirma que "caso as conversas sejam retomadas no futuro", o regime gostaria que em vez de Pompeo, esse papel correspondesse a "alguém que mostre maior tato e maturidade na hora de se comunicar".

Saída do feriado

Cerca de 1,6 milhão de veículos devem deixar a cidade de São Paulo e a Região Metropolitana com destino ao interior ou litoral no feriado da Páscoa. As rodovias devem ter movimentação intensa a partir das 13h desta quinta. Amanhã, o movimento deve se intensificar a partir das 6h e permanecer carregado até as 14h. O G1 vai acompanhar o movimento nas estradas.

Muzema

Levantamento mostra que 11 terrenos multados na Muzema estão em nome de um morto. A prefeitura do Rio diz ter emitido multas para 17 construções irregulares no condomínio; a TV Globo teve acesso a 11 delas. A tragédia matou 19 pessoas até agora e 3 ainda estão desaparecidas.

Curtas e Rápidas:

A cantora luso-brasileira Blaya — Foto: Reprodução/Facebook/Blaya

Futebol

Copa do Brasil

  • 20 horas: Bahia x Londrina

Previsão do tempo

Veja como fica o tempo no pré-feriado do Páscoa

Jornal Nacional (Assista o link) https://globoplay.globo.com/v/7548896/

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional do Livro Infantil