15 de abril, segunda-feira - Os destaques dos principais jornais que a ABRACAM selecionou para que fique bem informado

15 de abril, segunda-feira - Os destaques dos principais jornais

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Jair Bolsonaro deve se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, primeiro encontro entre eles desde que o presidente mandou a Petrobras suspender o aumento do diesel. Reforma da Previdência: a CCJ da Câmara se reúne para discutir a proposta, mas deputados do Centrão tentam adiar o debate. Orçamento: o Ministério da Economia apresenta o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020, primeira etapa na definição do Orçamento do ano que vem. Carro fuzilado no Rio: sobreviventes contaram ao Fantástico que o carro estava em baixa velocidade quando começou a ser atingido e relataram rajada já com veículo parado. Tragédia na Muzema: bombeiros encontraram o corpo de uma mulher sob os escombros, elevando a dez o número de mortos.

Bolsonaro e Guedes

A agenda do presidente Jair Bolsonaro prevê um encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Será a primeira reunião entre eles desde que Bolsonaro mandou a Petrobras suspender o aumento do diesel, na quinta. A ingerência do presidente provocou uma reação negativa dos investidores: na sexta, a Petrobras perdeu R$ 32,4 bilhões em valor de mercado após suas ações desabarem. Guedes retorna ao Brasil após uma viagem aos Estados Unidos. No fim de semana, ao falar com a imprensa, ele disse que "uma conversa conserta tudo".

Reforma da Previdência

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara se reúne às 14h para discutir a proposta de reforma da Previdência, mas deputados do Centrão tentam adiar o debate.

Incomodados com a falta de diálogo, parlamentares de partidos como SD, DEM, PP e PR defendem que, antes de analisar a reforma da Previdência, a CCJ deve discutir a proposta que aumenta o percentual de gastos obrigatórios do governo. A chamada PEC do Orçamento já foi aprovada pela Câmara uma vez, mas voltou para nova análise porque foi alterada no Senado.

Na prática, inverter a pauta da CCJ significa atrasar a tramitação da reforma da Previdência. A semana do Congresso deve ser mais curta devido ao feriado da Páscoa. Na semana passada, o relator da reforma, Marcelo Freitas (PSL-MG), apresentou um parecer favorável à proposta, que agora precisa ser votado na comissão.

Salário mínimo

O Ministério da Economia apresenta o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020. É a primeira etapa na definição do Orçamento do ano que vem. No documento, são incluídas as previsões para o desempenho do PIB e o valor do salário mínimo. O governo também precisa informar qual será a sua meta fiscal: se prevê fechar as contas no vermelho (déficit primário) e, neste caso, qual será o tamanho do rombo.

Quanto ao salário mínimo, o plano do governo é propor a correção do valor só pela inflação, sem aumento real. Desde 2011, a política de reajuste instituída no governo Dilma prevê correção pela inflação mais a variação do PIB de dois anos antes. Essa regra deve ser abandonada.

Carro fuzilado

(Assista o link) https://globoplay.globo.com/v/7540244/

"Morreu no meu ombro", conta sobrevivente de carro fuzilado por militares

Sobreviventes do carro fuzilado por militares do Exército em Guadalupe, no último domingo, contaram ao Fantástico detalhes inéditos sobre o crime que matou o músico Evaldo dos Santos Rosa, de 51 anos. Entre outros detalhes, eles contam que o carro estava em baixa velocidade quando começou a ser atingido e relatam rajada já com veículo parado. Em depoimento, militares presos disseram que perderam um carro perseguido de vista, antes de atirarem no da família.

Busca por sobreviventes

Bombeiros trabalham na noite deste domingo (14) em busca de sobreviventes na Muzema — Foto: Reprodução / GloboNews

Bombeiros encontraram no final da noite de ontem o corpo de uma mulher sob os escombros do desmoronamento na Muzema, Zona Oeste do Rio, elevando a dez o número de mortos. Não há identificação da vítima. Com a localização de mais um corpo, a corporação trabalha agora com a possibilidade de 14 desaparecidos.

O pastor Cláudio Rodrigues, de 40 anos, que era líder comunitário na Muzema, foi enterrado ontem sob homenagens dos vizinhos. Um primo dele disse que Cláudio morreu para salvar a filha e a mulher, que sobreviveram.

Vizinhos e parentes enterram o corpo de Cláudio Rodrigues, morto no desmoronamento na Muzema — Foto: Reprodução/TV Globo

Violência no futebol

Uma briga entre torcedores do São Paulo e do Corinthians em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, terminou com 14 feridos e 5 presos. Três pessoas foram baleadas. A polícia apreendeu socos ingleses e investiga se o confronto foi marcado pela internet. Houve confusão também em Belo Horizonte, antes e depois do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG. Torcedores brigaram e um grupo foi detido com bombas caseiras.

Domingo de finais

Dentro de campo, São Paulo e Corinthians ficaram no 0 a 0. O jogo de volta será no domingo que vem, no estádio do Corinthians. Quem ganhar, leva o título. Novo empate levará a disputa para os pênaltis. No Rio, o Flamengo venceu por 2 a 0 e saiu na frente do Vasco. Em Minas Gerais, a vantagem é do Cruzeiro, que bateu o Atlético-MG por 2 a 1. No Rio Grande do Sul, Internacional e Grêmio também empataram sem gols. Assista aos gols do Fantástico:

Confira os gols dos primeiros jogos das finais dos campeonatos estaduais

(Assista o link) https://globoplay.globo.com/v/7540257/

Curtas e Rápidas:

Desligou no fim de semana?

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional da Conservação do Solo