03 de fevereiro,SEXTA-FEIRA, 1ª Edição, com os DESTAQUES do dia

Bom_dia_1ª_edição_Capa_11nov_Interno_FINAL_FORA.JPG

 

10.JPG

 

ESPAÇO_DA_CAMARA_MUNICIPAL.jpg

 

NO_EXECUTIVO.JPG

Capa

Ministra assegura reajuste de bolsas de pesquisa ainda no 1º semestre

Tomaz_Silva_-_Agência_Brasil.jpg

Valores pagos a pesquisadores não são atualizados desde 2013 – (foto: Tomaz Silva – Agência Brasil)

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, garantiu hoje (2) que o reajuste das bolsas de pesquisa científica ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2023. Em discurso realizado no Rio de Janeiro, durante a 13º Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), ela disse que não poderia adiantar quais serão os novos valores.

“Quem vai anunciar será o presidente Lula”, justificou. As duas principais instituições responsáveis pelo fomento da pesquisa no país são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), atrelado ao Ministério da Educação (MEC). Os valores das bolsas pagas por ambos não são atualizados desde 2013.

O reajuste foi uma promessa de campanha de Lula. Há duas semanas, o ministro da Educação, Camilo Santana, chegou a dizer que o anúncio aconteceria ainda em janeiro, o que não se concretizou.

Segundo Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), passados mais de nove anos da última atualização, houve perda de 75% do poder de compra. Para Luciana Santos, a situação se agravou com o menosprezo à ciência durante o governo de Jair Bolsonaro, cujo mandato se encerrou no ano passado. “Ocorreram drásticos cortes no financiamento da pesquisa do país. Mas o tempo da negação da ciência passou. A ciência voltou a ser uma prioridade nesse país”, afirmou.

Campanha pela vacina

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fala na 13ª Bienal da UNE, na Lapa, região central do Rio de Janeiro
Ministra da Saúde, Nísia Trindade, fala na 13ª Bienal da UNE- Tomaz Silva/Agência Brasil

Nísia citou alguns desafios já identificados durante esse primeiro mês à frente do Ministério da Saúde. Segundo ela, é preciso investir na produção de medicamentos para fortalecer a autonomia do país. A ministra destacou ainda as ações emergenciais diante da crise humanitária envolvendo os indígenas yanomanis em Roraima.

 SAIBA MAIS

comemoramos_hoje.jpg

Comemoramos hoje:   1º Pouso na Lua (1966)

Cidades que fazem aniversário:   Jequiá da Praia – AL e Urubici – SC

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MAIS_DESTAQUES_2022.PNG

Lula entregará a cientistas medalha retirada por Bolsonaro

E/D. Ministro da Secretaria de Rel. Institucionais da Presidência da. República, Alexandre Padilha,  ministra da Gestão: economista Esther Dweck, primeira Dama Janja Lula da Silva, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministra da Saúde, Nísia Trindade, ministro da Secretaria Geral, Márcio Macêdo, e o representante do  SINDACS , Sandro Sá.

Premiação havia sido concedida e depois foi retirada por decreto

O infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e a sanitarista Adele Benzaken serão condecorados pelo governo federal com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Em novembro de 2021, os dois chegaram a ser agraciados com a honraria em decreto assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro. No entanto, dois dias depois, ele editou um novo decreto cancelando a condecoração. Em protesto contra a medida, outros 21 cientistas agraciados assinaram uma carta renunciando coletivamente à honraria.

“Lula devolverá a medalha a esses dois cientistas. E todos aqueles que recusaram a condecoração no governo anterior também irão receber a medalha”, anunciou a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em discurso hoje (2) no Rio de Janeiro, durante a 13º Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi criada em 1993 para reconhecer contribuições científicas e técnicas de personalidades brasileiras e estrangeiras. A indicação dos agraciados é realizada por uma comissão formada por nove membros, designados de forma paritária pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Academia Brasileira de Ciências e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A lista de nomes deve ser elaborada levando em conta os serviços relevantes à ciência, tecnologia e inovação e o destaque dentre por suas qualidades intelectuais, acadêmicas e morais entre os pares.

SAIBA MAIS

4fced4f3-0cd0-47e2-9f3a-4db8a216dfb5.jpg
Mais informações e inscrição

 

WhatsApp_Image_2022-12-19_at_16.27.41.jpeg
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO

 

ae60a246-5f33-4b5a-820d-d7bf42d80ee6.jpg
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO

 

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é CÂMARA-DOS-DEPUTADOS-NOVO-1.png

Câmara aprova indicação de Jhonatan de Jesus ao TCU

Deputado federal foi o mais votado no ano passado em Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (2), a indicação do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para assumir a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) aberta pela aposentadoria da ministra Ana Arraes. Ex-deputada de Pernambuco pelo PSB, Ana Arraes integrou o tribunal entre 2011 e 2022.

A aprovação do nome do parlamentar, que é filho do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), precisava de maioria simples do plenário – metade mais um dos presentes – teve 239 votos.

Ao agradecer a votação, Jhonatan de Jesus defendeu em plenário que as decisões do Tribunal de Contas da União sejam técnicas e adequadas. “Ninguém, sob minha a orientação, será condenado com base em interesses de grupos ou de pessoas que queiram transformar o TCU em uma arena de perseguição política a adversários”, afirmou.

Jhonatan de Jesus foi indicado pela liderança do Republicanos e teve apoio de sete legendas (MDB, PDT, Podemos, PP, PSB, PSD e União) e de duas federações (PSDB-Cidadania e PT-PcdoB-PV). O deputado estava no quarto mandato, tendo sido o mais votado em Roraima em 2022.
  SAIBA MAIS

]

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é SENADO-FEDEREAL-NOVO-1.png

 

 

PREVISÃO 08h

 

Inserir_um_título.png

 

No Congresso Nacional, presidente do STF reforça importância do convívio harmonioso entre os Poderes

Ministra Rosa Weber participou da solenidade de Abertura do Ano Legislativo de 2023. (Foto divulgação site do STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, participou nesta quinta-feira (2) da sessão solene de Abertura do Ano Legislativo de 2023, no Congresso Nacional. Ela cumprimentou os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pela recondução ao cargo e entregou-lhes o relatório das atividades do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do ano de 2022.

Em mensagem ao Legislativo, a ministra enfatizou que a participação do Judiciário na cerimônia tem especial significado, na medida em que fortalece a interação sadia e harmônica entre os Poderes. Em relação aos ataques às instalações dos três pilares da democracia brasileira em 8 de janeiro, disse que, longe de enfraquecer a democracia, o episódio conferiu maior intensidade ao convívio necessariamente harmonioso entre os Poderes que compõem o Estado brasileiro. Rosa Weber enfatizou que o aperfeiçoamento da democracia e o fortalecimento das instituições nacionais são a melhor salvaguarda contra aventuras antidemocráticas.

SAIBA MAIS

8666e3b2-556c-4041-b4f1-eeabaf91dd6c_1.jpg
Do editor

Com informações das Agências Brasil, Câmara, Senado e STF

Mais informações CLICAR ABAIXO
ABRACAM NOTÍCIAS –Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!

FOCO NA POLÍTICA –Um panorama da política nacional direto de Brasília-Esta Edição Completa

BRAZILIAN NEWS –O seu site de notícias de Brasília para o Mundo

PORTAL R10 – O seu portal de notícias

EDIÇÃO COMPLETA ( VÍDEOS, FOTOS E LINKS)com opção de leitura em outros 36 idiomas.

FALE_COM_O_JORNALISTA.jpg