1º de abril, segunda-feira -Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado

1º de abril, segunda-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Bolsonaro em Israel. No 2º dia de visita ao país, o presidente brasileiro homenageia os militares israelenses que trabalharam no resgate na tragédia de Brumadinho e visita o Muro das Lamentações. Ontem, Bolsonaro anunciou um escritório diplomático do Brasil em Jerusalém. Foi uma saída para cumprir parcialmente a promessa de transferir a embaixada de Tel Aviv, e evitar retaliação de países árabes. Mas o embaraço não foi desfeito, e a Autoridade Palestina chamou de volta seu embaixador no Brasil. Em Brasília, o BC divulga relatório com previsão para o PIB e para a inflação. Dia da Mentira: no 1º de abril, o Fato ou Fake dá 5 dicas básicas para você não cair em mensagens falsas. O que é notícia hoje:

Bolsonaro em Israel

O presidente Jair Bolsonaro e o premiê israelense Benjamin Netanyahu apertam as mãos após pronunciamento em Jerusalém — Foto: Heidi Levine/Pool/Reuters

Bolsonaro participa nesta manhã, em Jerusalém, da cerimônia de condecoração dos militares israelenses que atuaram na operação de resgate de vítimas da tragédia de Brumadinho e visita a Basílica do Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações, ao lado do premiê Benjamin Netanyahu.

O presidente brasileiro está desde ontem em Israel para uma visita que vai até quarta-feira (3). Após se encontrar com Netanyahu, Bolsonaro anunciou a abertura de um escritório comercial do governo brasileiro em Jerusalém, cidade considerada sagrada por cristãos, judeus e muçulmanos e que não é reconhecida internacionalmente como capital israelense.

A abertura do escritório em Jerusalém é uma saída diplomática para o embaraço gerado com países árabes após o presidente ter manifestado a intenção de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, como fez Donald Trump.

Apesar do recuo parcial, a medida foi condenada pelos palestinos, e o Ministério das Relações Exteriores da Autoridade Palestina chamou de volta o embaixador no Brasil. Em comunicado, considerou a decisão brasileira uma “flagrante violação de legitimidade internacional" e uma "agressão".

Semana no Congresso

Enquanto Bolsonaro está em Israel, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se prepara para falar à CCJ da Câmara, na quarta-feira (3). Ele foi convidado pela 2ª vez para apresentar aos deputados da comissão a proposta da reforma da Previdência. É na CCJ da Câmara que a proposta dá os primeiros passos para ser votada. Segundo o relator, um parecer sobre a reforma deve ser apresentado até o dia 9.

No Senado, deve ser votada a PEC do Orçamento Impositivo, que obriga o governo a executar investimentos previstos e tira do Executivo o poder para remanejar despesas. A proposta foi aprovada em 2 votações na Câmara e deve ser analisada pelos senadores na quarta-feira, segundo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

Previsão do PIB e inflação

Banco Central divulga o Relatório Focus, com estimativas do mercado para o PIB, inflação, juros e câmbio. Em fevereiro, os analistas reduziram a previsão do PIB de 2,50% para 2,48%.

Balança comercial

O Ministério da Economia divulga os números da balança comercial em março e no acumulado do ano. Em fevereiro, as exportações superaram as importações em US$ 3,6 bilhões e a balança comercial teve saldo positivo 22,5% maior que o de 2018 no mesmo período.

Concursos

Nesta segunda-feira, 154 concursos estão com inscrições abertas para preencher mais de 18 mil vagas. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com postos de trabalho em diversos estados. Os salários chegam a R$ 35.462,22 no Ministério Público de Contas do Pará.

Dia da mentira

O 1º de abril é considerado em todo o mundo como o "dia da mentira". E o dia seguinte (2 de abril) tem se firmado, aos poucos, como o Dia Internacional da Checagem de Fatos. Já é o 3º ano em que ele é comemorado. Aproveitando as duas datas, a equipe do Fato ou Fake preparou 5 dicas básicas para verificar se uma foto, um tuíte, um vídeo, um post ou um texto são falsos. É preciso atenção aos detalhes, calma na hora de compartilhar e um pouquinho de investigação para chegar à verdade.

'LGBTLolla'

foto1.PNG

Da esquerda: Troye Sivan, Liniker, Sam Smith e St. Vincent, atrações do Lollapalooza 2019 — Foto: Reprodução / Instagram

Sam Smith, Liniker, Troye Sivan, Years & Years, St. Vincent, Silva e outros são os porta-vozes da diversidade no Lollapalooza, que rola nesta semana em São Paulo. O festival acompanha a nova geração do pop que 'não tem que escolher entre carreira e sair do armário', como explica o africano Troye. Hoje, o G1 apresenta os artistas gays e héteros que defendem a causa LGBT no Lolla.

Gols do domingo

Confira os gols dos campeonatos regionais deste domingo (31)foto2.PNG

No Campeonato Carioca, o Flamengo conquistou a Taça Rio após derrotar o Vasco nos pênaltis. No Paulistão, o Corinthians venceu o Santos por 2 a 1. No Mineiro, Fred fez os três gols do Cruzeiro na vitória sobre o América-MG. Veja os gols no vídeo acima.

Curtas e rápidas...