Municípios da Amab discutem pautas de turismo

 

WhatsApp Image 2022 08 25 at 15.35.56Trabalhar as iniciativas do turismo junto aos gestores da região do entorno de Brasília, foi o objetivo do evento realizado com apoio da CNM, na tarde da última quinta-feira, 25 de agosto, na sede da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab).

Representando a Confederação na mesa de abertura, a analista técnica em turismo, Marta Feitosa, abordou o trabalho à frente das pautas municipalistas para o setor. "O gestor de turismo enfrenta diversos desafios e quando o prefeito entende que o turismo é uma ferramenta, temos a certeza de desenvolvimento", destacou.

A analista ainda completou ao tratar do trabalho da entidade nacional. "A CNM é uma entidade que trabalha para o turismo. Entendemos que cada Município tem sua necessidade específica. Mais de 90% dos Municípios do Mapa do Turismo são filiados à CNM. Além disso, temos produção técnica para o auxílio dos gestores".

Arrecadação
Valorização de imóveis e aumento nos valores sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS), são alguns dos exemplos do impacto do turismo na arrecadação municipal. A temática foi o destaque apresentado pela analista técnica em turismo da Confederação, Mônica Costa.

"Com base em um estudo da CNM vemos que o turismo precisa dialogar com outras áreas dos Municípios. Assim nós podemos ver a importância do trabalho no turismo ser bem feito nos Municípios, gerar recursos e por fim qualidade de vida aos cidadãos", comentou.

O vice-presidente da AMAB e prefeito de Alexânia (GO), Alysson Silva Lima, lembrou a importância do fortalecimento dos Municípios que compõem a entidade microrregional. "Agradecemos a parceria com a CNM. Um dos setores que mais prejudicado pela pandemia e é um dos mais importantes no pós-pandemia. A gente tem de tudo em nossos Municípios e esse trabalho tem o objetivo de fortalecer o turismo".

O conselheiro da AMAB e prefeito de Alto Paraíso (GO), Marcus Rinco, frisou a atenção para a vocação das localidades. "Temos muitas expectativas. Queremos descobrir o caminho para levar os investimentos para nossos Municípios. Temos muito potencial para o ecoturismo, por exemplo em meu Município. Temos a vocação para preservação e visitação", pontuou.

Captação de recursos
Para o desenvolvimento local do turismo, é preciso buscar investimentos para que os Municípios sejam competitivos. Sobre as possibilidades de captação de recursos, a analista técnica em transferências voluntárias da CNM, Alessandra Ferreira, fez uma apresentação destacando

"São inúmeras as possibilidades para a captação. Mas a melhor forma e mais direta está relacionada à Plataforma Exitus, que está disponível no Conteúdo Exclusivo da CNM. Por lá, os gestores têm a listagem de editais e captação de recursos também no terceiro setor, não apenas transferências do governo federal", apontou.

Representando o Ministério do Turismo, a coordenadora-geral de áreas estratégicas para o desenvolvimento turístico, Ana Carla Moura, tratou das políticas públicas que envolvem o setor. Além disso, tratou de exemplos que tem acompanhado no Ministério e a importância da gestão local.

"Se o turismo não for bom para quem mora, não vai ser bom para o turista. Nós queremos sentir toda a cultura daquele lugar, saber qual a melhor forma de dialogar com o prefeito, com quem está lá. Quais os passos e olhares que precisamos ter? Temos que trabalhar a gestão desde o governo federal até quem está na ponta, nos Municípios", finalizou.