Dados revelam queda na criminalidade; programa se tornou permanente por lei aprovada esse ano na Câmara
O objetivo do programa é integrar órgãos da administração e forças de segurança para troca de informações. Foto: Cleverson Nunes/CMSJC
Vereadores acompanharam nesta sexta-feira (17), no Paço Municipal, a apresentação de um balanço do Programa São José Unida, com dados sobre segurança pública no município.
Em abril, a Câmara aprovou a lei 10.311/21 que instituiu o programa São José Unida, implantado desde 2017 para integrar órgãos da administração pública e de segurança. Pelo Legislativo, participaram do evento o presidente Robertinho da Padaria (Cidadania) e os vereadores Juvenil Silvério (PSDB) e Roberto Chagas (PL).
O levantamento revelou queda nos principais índices de violência. Nos últimos cinco anos, o número de furtos de veículos caiu de 1.987 em 2016 para 638 em 2021, queda de 68%. O período comparado é de janeiro a outubro.
Os casos de roubo em geral tiveram redução de 64%. De veículos, 65%. Os homicídios também diminuíram 39% com queda de 62 casos para 38 este ano.
Segundo a Prefeitura, a taxa de morte violenta será divulgada em janeiro pela Secretaria de Segurança do Estado. Atualmente, a taxa para cada 100 mil habitantes está em 5,17 em 2020, menor que a de cidades como São Bernardo do Campo, Santo André, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Sorocaba.
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI), com sede no Parque Tecnológico, faz o monitoramento em tempo real, 24 horas, de imagens captadas por 1 mil câmeras instaladas na cidade. Os equipamentos são capazes de identificar carros roubados, pessoas foragidas da Justiça e todo tipo de crime praticado nas ruas de São José, inclusive vandalismo.
Composição São José Unida
Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.