Reconstrução dos municípios pós-pandemia - ARTIGO

Por Fábio Tajra*

A covid-19 não acabou, fato, mas os números relacionados as infecções pelo novo Coronavírus vem diminuindo e requer das gestões municipais e dos legislativos um amplo reordenamento organizacional capaz de criar impulsionamento em questões primárias como saúde, educação, economia local e geração de emprego e renda.

As analises de cada pasta trarão base de dados que direcionarão os processos de tomada de decisão. Saber avaliar os números orçamentários, programas estruturais, sócias e de planejamento ordenado operacionalizarão mudanças significativas voltadas para aprimorar a forma de gerir.

As avalições de desempenho são decisivas nesse momento, cabe a cada gestor de pasta (secretários) estabelecer plano de ação com metas e prazos definidos para garantir governabilidade mínima para o gestor (a) dotando a administração de ideias viáveis.

Os parlamentos municipais tem papel decisivo neste processo de reengenharia de gestão, os legisladores devem atuar como mediadores ativos entre o povo e a gestão além de promover debates sobre políticas públicas, fiscalização enérgica, prospecção de parcerias com outros poderes e terceiro setor.

Um parlamento deve operar de forma democrática, enérgica e construtiva no que se refere ao desenvolvimento municipal.

 111111111111.jpg

*Fábio Tajra

Contribuição de Fortaleza-CE - Jornalista/Técnico pesquisador em políticas públicas municipais.