Sexta-feira, 23 de julho – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

 

 1dc609c6-f600-485b-99e1-a604255a3230.jpg

 

NOTÍCIAS

Bom dia. Acompanhe ao vivo a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Saiba o que esperar dos jogos e os momentos que foram destaque até agora. Mourão garante eleições em 2022 e diz que Brasil não é “república de bananas”. Bolsonaro fala sobre convite a Ciro Nogueira e diz que é do Centrão. Média móvel de mortes por Covid segue em queda no Brasil. Joice Hasselmann pede investigação para saber se foi agredida. ‘Gatinha da Cracolândia’ é presa em São Paulo. Morte de Amy Winehouse completa 10 anos.

Jogos Olímpicos de Tóquio

Medalhas das Olimpíadas de Tóquio — Foto: Divulgação/Tokyo 2020

Medalhas das Olimpíadas de Tóquio — Foto: Divulgação/Tokyo 2020

Hoje acontece a abertura das Olimpíadas de Tóquio. O Japão recebe a maior competição esportiva do planeta após o adiamento de um ano por conta da pandemia. A organização promete uma cerimônia mais “sóbria” do que as anteriores.

A transmissão na TV Globo começa ao vivo às 7h45, e pode ser acompanhada aqui no G1, no ge e no Globoplay. A cerimônia acontecerá no Estádio Olímpico de Tóquio e não terá a presença do público, já que a cidade japonesa está em estado de emergência por conta da Covid. Até agora, houve mais de 70 casos de infecções entre os credenciados desde 1º de julho, quando muitos atletas e autoridades começaram a chegar. 

Veja também:

O que esperar dos Jogos

Georgia Stanway e Keira Wals, do time de futebol feminino do Reino Unido, protestam antes do início do jogo contra o Chile pelas Olimpíadas de Tóquio 2020, em 21 de julho de 2021 — Foto: Asano Ikko / AFP

Georgia Stanway e Keira Wals, do time de futebol feminino do Reino Unido, protestam antes do início do jogo contra o Chile pelas Olimpíadas de Tóquio 2020, em 21 de julho de 2021 — Foto: Asano Ikko / AFP

Antes mesmo da abertura, a competição teve gestos de protestos por parte dos atletas. O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou novas regras que permitem aos atletas se manifestarem, mas somente antes do início de uma competição. Para especialistas, não está claro se o COI vai realmente punir os competidores.

Em três jogos de futebol, atletas se apoiaram em um dos joelhos antes dos inícios das partidas, fazendo o gesto antirracista que já se notabilizou em outras competições.

A ‘flechada’ de Paulinho

VÍDEO: Paulinho simula atirar flecha em homenagem ao orixá Oxóssi em comemoração de gol

VÍDEO: Paulinho simula atirar flecha em homenagem ao orixá Oxóssi em comemoração de gol – https://g1.globo.com/mundo/video/video-paulinho-simula-atirar-flecha-em-homenagem-ao-orixa-oxossi-em-comemoracao-de-gol-9709525.ghtml

E o Brasil já teve alguns momentos memoráveis na competição. A seleção masculina estreou nas Olimpíadas com uma vitória de 4 a 2 contra a Alemanha. Richarlison brilhou com 3 gols, e Paulinho marcou o gol da vitória, “para Exu aplaudir” (veja acima). O jogador pertence ao candomblé, religião brasileira de matriz africana. Ao comemorar o gol, Paulinho homenageou Oxóssi, orixá que o rege e que na mitologia iorubá mata a miséria e a fome com sua flecha. Leia na reportagem o que o babalorixá Ivanir dos Santos contou sobre a crença.

Ameaça às eleições

O vice-presidente Hamilton Mourão comentou ontem sobre o relato de ameaça do ministro da Defesa Braga Netto ao presidente da Câmara Arthur Lira pela aprovação do voto impresso. Netto negou ter dito que não haveria eleições no ano que vem caso a proposta não fosse aprovada. Já Mourão disse que “é lógico” que haverá eleições em 2022, mesmo que a proposta não seja aprovada. Nas palavras do vice, o Brasil “não é uma república de bananas”.

O voto impresso é uma das principais causas atualmente defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Ministros STF e do TSE contestam o presidente e afirmam que o sistema eleitoral no país é seguro, moderno e auditável.

‘Eu sou do centrão’

Essa foi a declaração do presidente Jair Bolsonaro após ser questionado sobre o convite a Ciro Nogueira para assumir a Casa Civil. O presidente já foi filiado ao PP, sigla presidida pelo senador e que integra Centrão. Atualmente, Bolsonaro está sem partido.

Bolsonaro confirma Ciro Nogueira na Casa Civil e Onyx no Trabalho

Bolsonaro confirma Ciro Nogueira na Casa Civil e Onyx no Trabalho – https://globoplay.globo.com/v/9709419/

Pandemia no Brasil

A média móvel de mortes por Covid chegou ao seu 26º dia seguido de queda. É o menor registro desde 26 de fevereiro. Mesmo assim, a média móvel de mortes pela doença no Brasil ainda é a maior do mundo. Ainda ontem, o Rio de Janeiro confirmou 4 mortes causadas pela variante Delta.

Enquanto isso, o Mato Grosso do Sul se tornou o primeiro estado com mais de 30% da população totalmente imunizada. A taxa é quase o dobro da nacional: em todo o Brasil, 36.533.170 pessoas já estão completamente imunizadas, o que representa 17,25% da população do país.

  • E mais: por que ritmo da vacinação muda de estado para estado

Joice Hasselmann

Joice Hasselmann aciona Polícia Legislativa para apurar incidente no fim de semana

Joice Hasselmann aciona Polícia Legislativa para apurar incidente no fim de semana – https://globoplay.globo.com/v/9710650/

A deputada Joice Hasselmann acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados para investigar se foi agredida. Ela disse que acordou com marcas de sangue no chão da casa, dois dentes quebrados e um corte no queixo. Ela teria ligado para o marido, que dormia em outro quarto, e a socorreu. A deputada disse à TV Globo que não se lembra do que aconteceu. Um hospital de Brasília constatou cinco fraturas no rosto e na costela.

O Assunto

Mensagens, fotos, e-mails, localização. Todo e qualquer conteúdo do aparelho que se tornou um prolongamento do corpo humano capturado por um software – capaz, ainda, de gravar e transmitir o material. E sem que o usuário desconfie de nada. OUÇA a análise sobre o caso Pegasus do professor Sergio Amadeu, ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, e também de Ismar Madeira, correspondente da Globo em Nova York.

Imposto de Renda

AReceita Federel informou que vai liberar hoje as consultas ao terceiro lote de restituição do IR 2021, relativo ao ano-base de 2020. A restituição será paga em 30 de julho e o pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na declaração.

‘Gatinha da Cracolândia’

Lorraine Cutier Bauer Romeiro, conhecida como "Gatinha da Cracolândia". — Foto: Reprodução/Instagram

Lorraine Cutier Bauer Romeiro, conhecida como “Gatinha da Cracolândia”. — Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Civil de São Paulo prendeu a traficante Lorraine Cutier Bauer Romeiro, de 19 anos (veja vídeo abaixo.) Ela era conhecida como “Gatinha da Cracolândia”. Em relatórios da investigação, ela aparece traficando crack dentro de tendas no “fluxo” de usuários de drogas na região Central de São Paulo.

VÍDEO: Suspeita apelidada de 'gatinha da cracolândia' é levada para delegacia em SP

VÍDEO: Suspeita apelidada de ‘gatinha da cracolândia’ é levada para delegacia em SP -  https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/video/video-suspeita-apelidada-de-gatinha-da-cracolandia-e-levada-para-delegacia-em-sp-9710028.ghtml

10 anos sem Amy Winehouse

Hoje faz dez anos que a cantora britânica Amy Winehouse morreu. Se os brasileiros que viram Amy Winehouse da plateia ficaram tensos ao verem sua fragilidade no palco, imagina quem estava nos bastidores. A operação para a turnê no Brasil foi fora do comum até para o padrão de grandes artistas. O G1 recuperou os bastidores desta viagem e falou com o empresário João Paulo Affonseca, diretor da Holding Joy. Na época, ele era sócio da Mondo Entretenimento, que trouxe Amy ao Brasil. Veja o vídeo abaixo.

Amy Winehouse: bastidores dos shows no Brasil

Amy Winehouse: bastidores dos shows no Brasil  - https://g1.globo.com/pop-arte/video/amy-winehouse-bastidores-dos-shows-no-brasil-9708434.ghtml


Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  
www.foconapolitica.com.br

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e
whatsapp 61 9 8191-9906
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br