14 de junho, segunda-feira - DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

 

JUNHO.jpg
SAIBA MAIS… 
www.abracambrasil.org.br/eventos

Praticando_a_vereança_-baixa_resol.JPG
SAIBA MAIS… 
www.abracambrasil.org.br/eventos


 N  O  T  Í  C  I  A  S 

Bom dia! O estado de SP quer vacinar com a 1ª dose toda a sua população até setembro. A CPI da Covid volta amanhã, com o depoimento de Marcellus Campelo, secretário de Saúde do AM durante o colapso do oxigênio. Cientistas analisam a pior seca em 91 anos. O Assunto analisa os sonhos roubados da juventude negra. A Justiça decretou a prisão preventiva dos PMs de São Paulo que atiraram em dois homens dentro de um carro. Um dos maiores trombonistas do mundo, o carioca Raul de Souza morreu na França. O Fantástico entrevistou Olivia Rodrigo, maior revelação da música pop em 2021. O arraial de Gil e Juliette. E os gols do Brasileirão.

🎧 ‘Motociata’, chefão de milícia morto, vacinação, G7... informe-se em 4 minutos

Calendário da vacina

O governo de SP antecipou em 30 dias as datas de vacinação de novos grupos. O cronograma começa nesta semana e prevê aplicar a 1ª dose em toda a população adulta do estado até 15 de setembro. Veja como ficou.  Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Suspeita de execução

A Justiça Militar decretou a prisão preventiva de dois PMs de São Paulo filmados atirando à queima-roupa dentro de um carro. Dois homens foram mortos. Os policiais dizem que eram assaltantes em fuga. O ouvidor das polícias de SP vê indícios de execução, e a PM abriu uma investigação interna. O episódio ocorreu no dia 9, quarta-feira, mas veio à tona no fim de semana depois que o vídeo passou a circular nas redes sociais. Assista abaixo:

Video mostra PMs atirando dentro de carro após suposta perseguição policial

Video mostra PMs atirando dentro de carro após suposta perseguição policial -

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/video/video-mostra-pms-atirando-dentro-de-carro-apos-suposta-perseguicao-policial-9599752.ghtml

Ecko

Fantástico revelou novos detalhes sobre a morte do miliciano Ecko, criminoso mais procurado do RJ. Ele foi baleado e preso no sábado, quando visitava a mulher, e levou um segundo tiro já dentro da van que o levava ao hospital. O governo do RJ diz que ele tentou tomar a arma de uma policial para fugir.   Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

CPI da Covid

A CPI da Covid retoma os trabalhos amanhã com o depoimento de Marcellus Campelo, que era secretário de Saúde do Amazonas quando houve o colapso do oxigênio nos hospitais. No fim de semana, ministros do STF decidiram manter as quebras de sigilo de Eduardo Pazuello, Ernesto Araújo e Mayra Pinheiro aprovadas pela comissão como parte das investigações.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Então... Documentos em posse da CPI e obtidos pela TV Globo mostram que a Pfizer informou à embaixada do Brasil nos EUA que ressarciria o país se atrasasse a entrega de vacinas. Isso foi em agosto de 2020. Veja detalhes. O ex-ministro Pazuello, quando prestou depoimento, disse que demorou para assinar contrato com a empresa (o que só ocorreu em março de 2021) porque não havia previsão de multa em caso de atraso. Lembrando: a CPI investiga por que o governo ignorou tantas ofertas de vacina da Pfizer.

Opinião - Octavio Guedes:

1 bilhão de doses

Líderes do G7 posam para foto oficial durante encontro na Inglaterra — Foto: Patrick Semansky/Pool / AP Photo

Líderes do G7 posam para foto oficial durante encontro na Inglaterra — Foto: Patrick Semansky/Pool / AP Photo

O G7, grupo dos países mais industrializados do mundo, prometeu doar 1 bilhão de doses de vacinas até o fim de 2022. Não se sabe ainda os países beneficiados. Embora seja um volume expressivo, calcula-se que nações mais pobres precisem de algo entre 5 e 6 bilhões de doses. A vacinação no mundo é desigual, com alguns países bem avançados (EUA, Reino Unido e Israel) e outros que imunizaram pouca gente. No Brasil, 11% da população tomou as duas doses.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Números da pandemia

O Brasil passou de 487 mil mortes por Covid, e a média móvel está se aproximando de 2 mil por dia. Este mapa mostra como está a situação em cada estado.

Falta de chuva

Cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, enfrentam aquela que já é considerada a pior seca em 91 anos. A estiagem fez um comitê do governo federal emitir pela 1ª vez na história um alerta de emergência hídrica. Sem chuva suficiente, aumenta o risco de problemas na geração de energia, e já se fala em racionamento. Mas por que tem chovido menos? Cientistas apontam pelo menos 3 fatores, e um deles é a destruição da Amazônia. Entenda aqui.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Prédio estala na Muzema

Moradores abandonam prédios com rachaduras na Zona Oeste do Rio

Moradores abandonam prédios com rachaduras na Zona Oeste do Rio

Moradores de dois prédios de cinco andares na Muzema, Zona Oeste do Rio, deixaram às pressas seus apartamentos na madrugada desta segunda-feira após ouvirem estalos e perceberem rachaduras. Outros imóveis na região também foram esvaziados.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Exclusivo

Olivia Rodrigo, maior revelação da música pop em 2021, deu uma entrevista exclusiva ao Fantástico. Ela conta como começou a carreira, diz que já tomou vacina e que tem vontade de vir ao Brasil. "Meus fãs brasileiros são apaixonantes". Assista:

Olivia Rodrigo dá entrevista exclusiva ao Fantástico e diz: 'Meus fãs brasileiros são incríveis'

Olivia Rodrigo dá entrevista exclusiva ao Fantástico e diz: 'Meus fãs brasileiros são incríveis'

https://globoplay.globo.com/v/9600285/

O Assunto

As mortes de Kathlen Romeu e da criança que ela esperava voltaram a escancarar a realidade de um país em que as balas ditas perdidas miram sobretudo uma cor e uma faixa etária, com taxa de homicídio que a OMS considera epidêmica. A explicação oficial de praxe (dano colateral do confronto entre policiais e criminosos) é recebida com crescente descrédito. Ouça desabafos neste episódio, e as análises de Clélia Prestes, doutora em psicologia social pela USP e integrante do Instituto Amma Psique e Negritude, e Jota Marques, educador e conselheiro tutelar na cidade do Rio de Janeiro. Ouça:

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br

docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos

ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e
whatsapp 61 9 8191-9906

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br