11 de junho, sexta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 

JUNHO.jpg
Praticando_a_vereança_-baixa_resol.JPG

 N  O  T  Í  C  I  A  S 

Bom dia. Marcelo Queiroga fala após Bolsonaro pedir estudo para desobrigar o uso de máscaras. CPI da Covid recebe a microbiologista Natália Pasternak e o sanitarista Cláudio Maierovitch, ex-presidente da Anvisa. O Brasil ultrapassa 480 mil mortes por Covid. Pfizer entrega à CPI documento que mostra tentativa de contato com a embaixada brasileira em Washington em agosto do ano passado. STF rejeita ações contra Copa América e permite realização do torneio. Reorganização do mundo pós-pandemia é tema do G7. Família de Kathlen presta depoimento. As lives da véspera de Dia dos Namorados. Entenda o pagamento de direitos autoraisFatos e pessoas mostram aflições dos jornalistas na pandemia.

Queiroga em SP

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, faz nesta sexta-feira (11) um pronunciamento à imprensa em São Paulo, um dia após o presidente Jair Bolsonaro declarar que pediu a ele um “parecer” para desobrigar o uso de máscaras por quem estiver vacinado contra a Covid ou por quem já tiver contraído a doença. Especialistas ouvidos pelo G1 consideram a medida uma “temeridade”.

Na noite desta quinta, em vídeo gravado pela assessoria do Ministério da Saúde, Queiroga confirmou: “Recebi do presidente solicitação para fazer um estudo acerca do uso das máscaras”. Segundo Queiroga, Bolsonaro “acompanha o cenário internacional” e “vê que em outros países onde a campanha de vacinação já avançou, as pessoas já estão flexibilizando” o uso das máscaras.

“Então, vamos atender essa demanda do presidente, que está sempre preocupado com pesquisas em relação à Covid.”

O ministro, no entanto, vem defendendo o uso da proteção e reiterou a recomendação em depoimento à CPI da Covid, no início de maio.

CPI da Covid

Natalia Pasternak e Cláudio Maierovitch — Foto: Divulgação e Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Natalia Pasternak e Cláudio Maierovitch — Foto: Divulgação e Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ainda nesta sexta, a microbiologista Natalia Pasternak e o médico sanitarista Cláudio Maierovitch, ex-presidente da Anvisa, serão ouvidos na CPI da Covid. Os especialistas, defensores das medidas restritivas e do uso de máscaras como forma de prevenção do coronavírus, foram convidados pela comissão para discutir aspectos técnicos da pandemia.

Números da Covid

O Brasil chegou à marca de 482.135 mortes, com registro 2.344 óbitos em 24 horas. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.764.

É o 23º dia seguido de estabilidade na comparação com duas semanas atrás. Isso significa que o ritmo atual das mortes por Covid tem se assemelhado mais a um platô do que a uma queda ou a um aumento na curva, e isso em patamar bastante elevado.

E a vacinação? 11,11% da população do Brasil tomou as duas doses de vacinas contra a Covid desde o começo das aplicações, em janeiro. No total, somando a primeira e a segunda doses, 76.311.926 doses da vacina foram aplicadas em todo o país.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Pfizer ignorada

Pfizer procurou embaixada do Brasil nos EUA para ter resposta sobre oferta de vacinas
Pfizer procurou embaixada do Brasil nos EUA para ter resposta sobre oferta de vacinas

Em 27 de agosto do ano passado, a Pfizer procurou a embaixada brasileira em Washington para pedir ajuda junto ao governo brasileiro para obter uma resposta sobre a compra dos imunizantes pelo Brasil.

A informação foi repassada pela embaixada ao Itamaraty, que recebeu a informação no dia seguinte. O documento sigiloso foi obtido pela TV Globo. As recusas do governo federal em responder a Pfizer são alvo da CPI da Covid. A cúpula da comissão entende que o Brasil teria vacinado uma parcela maior da população se tivesse fechado o contrato com a empresa ainda em 2020.

Vacinação em São Paulo

A cidade de São Paulo inicia nesta sexta a vacinação contra a Covid-19 de profissionais da educação com idade entre 18 e 44 anos. A estimativa da Prefeitura de São Paulo é que 83.359 pessoas deste grupo sejam imunizadas.

Estão elegíveis professores de todos os ciclos da educação básica e temporários da educação estadual, municipal, privada ou federal. Também estão incluídos nesta fase auxiliares de serviços gerais, de limpeza, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores e vice-diretores, assim como secretários e coordenadores.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Estalo e demolição

Moradores deixam prédio no Rio às pressas após ouvirem 'estalos'; Imóvel vai ser demolido hoje

Moradores deixam prédio no Rio às pressas após ouvirem ‘estalos’; Imóvel vai ser demolido hoje

Após vistoria da Defesa Civil do Rio em prédio na comunidade de Rio das Pedras onde moradores relataram estalos, técnicos constataram que dois andares terão que ser demolidos. Os 3º e 4º andares estão sobrecarregando os pavimentos inferiores e podem desabar. A demolição será realizada nesta manhã.

O prédio de quatro andares fica na Rua Estrela Dalva, nº 185. Após a demolição de dois andares, o prédio passará por nova vistoria.

Os agentes da Defesa Civil também interditaram, de forma preventiva, outro prédio de quatro pavimentos que fica ao lado (número 195). Não foram constatados danos à estrutura, mas o imóvel só será liberado após a conclusão da demolição do prédio vizinho.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

G7

A reorganização de um mundo abalado pela pandemia será a pauta determinante do encontro do G7 deste ano, que começa nesta sexta e vai até domingo em Carbis Bay, no Reino Unido.

Na véspera do início oficial da cúpula, o governo britânico anunciou que os membros do G7 vão distribuir 1 bilhão de doses de vacinas a países pobres, com o objetivo de acabar com a pandemia até 2022.

O evento também é cercado pela expectativa da estreia de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos. Nesta quarta, ele já declarou “que os EUA estão de volta”.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Copa América

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou duas ações que pediam a suspensão da Copa América no Brasil. Com isso, ficou confirmada a realização do evento a partir do próximo domingo (13) em quatro sedes (Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal).

Marcas fora do torneio

Embora a realização da Copa América tenha sido liberada pelo STF, o torneio acumula desgastes. Algumas empresas desistiram de expor suas marcas no evento, apesar de não terem retirado o patrocínio. Com a crise sanitária no Brasil e o afastamento de Rogério Caboclo da CBF após denúncias de assédio sexual, a companhia inglesa Diageo (dona da Johnnie Walker e Smirnoff), a Mastercard e a Ambev recuaram do evento.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Família de Kathlen presta depoimento

VÍDEO: 'As vidas só importam na Zona Sul', diz mãe da grávida morta no Rio
VÍDEO: ‘As vidas só importam na Zona Sul’, diz mãe da grávida morta no Rio

A Polícia Civil deve ouvir nesta sexta a avó, os pais e o namorado de Kathlen Romeu, que morreu baleada em uma ação da PM no Complexo de Lins, no Rio. A designer de interiores, que tinha 24 anos e estava grávida, foi atingida no tórax por um tiro de fuzil.

O Ministério Público do Rio informou, nesta quinta, que vai investigar o caso de forma independente. Já a comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ afirma que Kathlen foi morta em uma ação ilegal PM. Dos 12 policiais militares envolvidos na ação, nove já prestaram depoimento à polícia.

 — Foto: LUCIANO BELFORD/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

— Foto: LUCIANO BELFORD/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO


‘Parece coisa de filme’

Empresários se assustam ao encontrar sucuri gigante em rio de MS

Empresários se assustam ao encontrar sucuri gigante em rio de MS

Imagine realizar um mergulho nas águas cristalinas de Bonito (MS) e se deparar com uma sucuri gigante? O encontro com esses animais fascinantes não é incomum no estado, mas não deixa de ser assustador. Foi o que aconteceu com dois empresários que estavam às margens do rio Formoso (assista acima). O flagra, segundo Daniel Alexandre Rodrigues, que se deparou com o animal de 7 metros de comprimento, “parece coisa de filme – ‘A Anaconda'”.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Sextou! 🍷🍻

Sexta-feira é dia de curtir lives, seja solteiro ou a dois nesta véspera de Dia dos Namorados. Uma opção é o Arraiá dos Namorados com Tierry e convidados, mas também vai ter transmissões de Zé Vaqueiro, Anelis Assumpção, Curumin e Izzy Gordon.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Luana Araújo responde: reações da Astrazeneca

Luana Araújo reação a vacinas — Foto: Arte/G1

Luana Araújo reação a vacinas — Foto: Arte/G1

Você sabe por que a vacina da Astrazeneca pode causar mais reação local? Essa e outras dúvidas são respondidas pela médica Luana Araújo, destaque na CPI da Covid na semana passada.Segundo a infectologista, o fato de a vacina ser produzida com um vírus ativo causa uma resposta imunológica mais forte no organismo. Vale lembrar que, mesmo ativo, o vírus na vacina não é capaz de causar a doença. Entenda.

O Assunto

Peru: a incerteza pós-eleitoral. A ofensiva de Keiko Fujimori para contestar a virtual vitória de Pedro Castillo na disputa presidencial abre novo capítulo na turbulência política do país, que teve 5 governantes nos últimos 5 anos. Um gesto desesperado. Ouça a análise.

Direitos autorais

A cada R$ 1 faturado por uma música em um serviço de streaming, menos de R$ 0,10 vão para os compositores. Sem shows, bares, restaurantes, eventos, festas de fim de ano e carnaval, a arrecadação de direitos autorais caiu 15% no primeiro semestre deste ano. O Ecad, órgão responsável pela arrecadação e distribuição desses direitos no Brasil, tenta aumentar o valor pago pelas plataformas neste momento crítico. Entenda.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Fatos e Pessoas

Globo lança campanha que mostra o dia a dia de jornalistas longe dos olhos do público

Globo lança campanha que mostra o dia a dia de jornalistas longe dos olhos do público

Globo lançou nesta quinta a campanha “Fatos e Pessoas”, que apresenta o dia a dia de jornalistas quando eles estão longe dos olhos do público que acompanha a Globo, o G1, a CBN e os jornais “O Globo”“Extra” e “Valor Econômico”. Exibidos nos intervalos, os filmes mostram mensagens de áudio de profissionais do Grupo Globo trocadas com as suas famílias durante a pandemia.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Leifert no Faustão

Tiago Leifert vai apresentar o 'Domingão do Faustão' neste domingo (13) — Foto: TV Globo

Tiago Leifert vai apresentar o ‘Domingão do Faustão’ neste domingo (13) — Foto: TV Globo

Neste domingo, quem vai comandar o “Domingão do Faustão” é o apresentador Tiago Leifert. Fausto Silva está afastado para se recuperar de uma infecção urinária.

A “Super Dança dos Famosos” segue no programa, que contará com as apresentações de Robson Caetano, Sophia Abrahão e Dandara Mariana nos ritmos forró e rock.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  
www.foconapolitica.com.br
/

 

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

 

anúncio_foco_naz_politica.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e
whatsapp 61 9 8191-9906

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br