08 de junho, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


 

Praticando_a_vereança_-baixa_resol.JPG

 

 N  O  T  Í  C  I  A  S 

Bom dia. Marcelo Queiroga volta à CPI da Covid. Ministro da Justiça autoriza Força Nacional em Manaus. O Assunto discute o escândalo de Rogério Caboclo e a Copa América. Os números da violência contra a mulher na pandemia. GloboNews lança série de encontros históricos.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Queiroga volta à CPI

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (8), pela segunda vez, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em seu primeiro depoimento, em 6 de maio, ele foi evasivo e evitou responder perguntas sobre a adoção do tratamento precoce, o uso da cloroquina e as falas de Jair Bolsonaro sobre as medidas de isolamento social.

Sobre o que ele deve falar?

Desta vez, os senadores devem questioná-lo sobre as condições sanitárias para o país sediar a Copa América e a suposta influência de um “gabinete paralelo” nas decisões do governo a respeito da pandemia. Em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira (7), o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que vai questionar a autonomia do ministro à frente da pasta.

Também nesta segunda, Queiroga relativizou as preocupações sobre o impacto do torneio de futebol durante a pandemia. Para ele, o campeonato não é de grandes dimensões e não contará com a participação do público – afirmou ainda que os atletas serão testados a cada 48 horas. E citou que visitantes vindos dos países participantes já têm autorização para entrada livre no Brasil. Por esse motivo, argumentou, o ingresso de delegações estaria regular do ponto de vista sanitário.

O depoimento da médica Luana Araújo também será usado como base para questionamentos a Queiroga. A infectologista chegou a ser anunciada secretária de Enfrentamento à Covid-19, mas, dez dias depois, o Ministério da Saúde informou que ela não exerceria a função. Segundo a infectologista, Queiroga não lhe explicou o motivo.

‘Gabinete paralelo’

Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues disse nesta segunda que a comissão deve votar, nesta quarta-feira (9), pedidos de quebras de sigilos telefônicos e de dados de supostos integrantes do chamado “gabinete paralelo”.

Perdeu a CPI? Assista ao vídeo e entenda os principais momentos até esta terça (8)

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

VÍDEO: Não acompanhou a CPI? Saiba os principais pontos que rolaram
VÍDEO: Não acompanhou a CPI? Saiba os principais pontos que rolaram
https://g1.globo.com/politica/video/video-nao-acompanhou-a-cpi-saiba-os-principais-pontos-que-rolaram-9545983.ghtml

Violência em Manaus

Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional para combater ataques em Manaus

Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional para combater ataques em Manaus – Vídeo – https://globoplay.globo.com/v/9582977/

A população de Manaus vive nos últimos dias uma situação de terror provocada por uma onda de violência que atingiu também cidades do interior do Amazonas.

Os ataques teriam sido motivados pela morte de Erick Batista Costa, conhecido como Dadinho, em uma ação policial. Ele seria integrante de uma facção de tráfico de drogas. A ordem para o início das ações criminosas partiu de dentro de um presídio por membros do mesmo grupo. Diversos veículos foram incendiados, e prédios públicos acabaram depredados. Nesta segunda, a capital amazonense ficou sem transporte público e teve as aulas suspensas, assim como a campanha de vacinação contra a Covid.

  • O que ainda falta esclarecer sobre os ataques em Manaus?

Ao menos 31 pessoas foram presas. E o ministro da Justiça autorizou o envio a Manaus da Força Nacional de Segurança.

Pandemia x empreendedores

A pandemia tirou quase 10 milhões de brasileiros do empreendedorismo, sendo que as mulheres foram as que mais se viram obrigadas a fechar suas empresas. É o que revela o relatório da Global Entrepreneurship Monitor 2020. A pesquisa é realizada no país pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

De acordo com o Sebrae, o número de brasileiros com um negócio estabelecido há pelo menos 3,5 anos desabou de 22,3 milhões em 2019 para 12 milhões em 2020.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

‘Adnet na CPI’

'Ela diz que é técnica - uma ameaça pro Tite' - trecho do episódio 2 de Adnet da CPI

‘Ela diz que é técnica – uma ameaça pro Tite’ – trecho do episódio 2 de Adnet da CPI – VÍDEO – http://g1.globo.com/videos/v/ela-diz-que-e-tecnica-uma-ameaca-pro-tite-trecho-do-episodio-2-de-adnet-da-cpi/9582631/

G1 publicou, nesta segunda, trechos do episódio 2 de “Adnet na CPI”, o novo programa de Marcelo Adnet no Globoplay. Na atração que estreou no dia 31, Adnet faz uma crônica atual, narrando o desenrolar da CPI da Covid com crítica e humor. Aberto também para não assinantes, o programa é semanal – sai sempre às segundas-feiras no Globoplay. E, no G1, você poderá ver trechos do programa.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O Assunto: Comando da CBF em xeque

Revelações de assédio sexual e moral derrubaram Rogério Caboclono exato momento em que o presidente da CBF azeitava suas relações com o governo Bolsonaro. Neste episódio de O Assunto, a repórter Gabriela Moreira, coautora do furo que expôs Caboclo, explica em detalhes a denúncia da ex-assessora contra o dirigente, que dificilmente conseguirá voltar depois do mês de “afastamento” para investigação interna.

Gabriela lembra dos antecessores de Caboclo, todos derrubados por escândalos, e não prevê mudança significativa com a sucessão: “O cenário é que o sistema continue como está”.

Eliminatórias

O Brasil enfrenta o Paraguai esta noite, a partir das 21h30, em Assunção, em jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A TV Globo e o SporTV transmitem a partida. A seleção brasileira lidera a Zona Sul-Americana, enquanto os paraguaios estão na quarta colocação.

Mais importante que o jogo, no entanto, é o que técnico Tite e os jogadores podem falar após a partida, sobre a crise na CBF e a Copa América repentina no Brasil.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Demais jogos de hoje:

  • 18h: Equador x Peru
  • 19h30: Venezuela x Uruguai
  • 20h: Colômbia x Argentina
  • 22h30: Chile x Bolívia

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal libera nesta terça os saques e transferências da segunda parcela do auxílio emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em maio, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 21 de maio.

O pagamento da segunda parcela do auxílio para este público terminou em 30 de maio. Para quem faz parte do Bolsa Família, os pagamentos foram até 31 de maio. Os pagamentos da terceira parcela do benefício começam em 17 de junho para o público do Bolsa Família, e em 20 de junho para os demais beneficiários.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Números da pandemia

O Brasil registrou 1.119 mortes por Covid-19 em 24 horas, totalizando nesta segunda 474.614 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.664. É o 20º dia seguido de estabilidade nessa comparação. O número total de casos confirmados da doença passou de 16,9 milhões. De acordo com o novo balanço do consórcio de veículos de imprensa, quase 50 milhões já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid.

No estado de São Paulo, a média de pacientes com Covid em UTIs voltou ao patamar de abril, com 11.007 leitos ocupados.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Encontros históricos

Estreou, nesta segunda, uma seleção de encontros históricos para marcar os 25 anos da GloboNews, a serem completados em outubro. As entrevistas estarão disponíveis para os assinantes do Globoplay + Canais ao Vivo.Na estreia, o canal resgata a primeira entrevista do recém-eleito Papa Francisco em 2013, concedida com exclusividade a Gerson Camarotti durante a visita do pontífice ao Rio de Janeiro.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

DESTAQUE DO ESTADÃO

O destaque de hoje, fica por conta do artigo da jornalista Eliane Catanhede, do Estadão, desta terça-feira (CONFIRA).

 

Sensação de vitória de Bolsonaro no caso Pazuello é só sensação. Alerta disparou

 

É indefensável que oficiais e policiais se calem em nome da disciplina e da hierarquia

Foram dois movimentos paralelos, mas têm tudo a ver e acendem a luz amarela em gabinetes e consciências neste país: a decisão do comandante do Exército, que jogou no lixo os princípios basilares das Forças Armadas para agradar ao presidente Jair Bolsonaro, e o ataque também covarde da polícia pernambucana a manifestantes pacíficos, para testar limites da nossa democracia. 

Tudo está dominado e é indefensável que oficiais e policiais se calem em nome da disciplina e da hierarquia. O capitão insubordinado e suas tropas podem implodir esses princípios à vontade, porque os que teriam de garanti-los alegam que “têm de respeitar a hierarquia”. 

Ele se lixa para os protocolos das três Forças, como já fazia há mais de 30 anos, na ativa, mas os que prezam a farda e estão indignados, estupefatos, adotam a mesma postura que criticam do comandante Paulo Sérgio: condenam, mas aos sussurros, no conforto dos seus lares. 

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Ato no Rio
O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o presidente Jair Bolsonaro discursam a apoiadores em ato no Rio de Janeiro. Foto: Wilton Júnior/Estadão

Bem fizeram os generais Fernando Azevedo e Silva e Edson Pujol, o almirante Ilques Barbosa e o brigadeiro Antônio Carlos Bermudes, ao comandar as Forças Armadas como instituições de Estado, não de governos que vêm e vão. Eles tinham um limite e caíram por saber de que lado da história ficar. Agora, precisam agir e falar. 

Devem estar se remoendo diante da decisão de Paulo Sérgio, com aval do Alto Comando, de deixar para lá a grave insubordinação de Pazuello, que passou por cima do Estatuto Militar e do Regimento Disciplinar do Exército para se aboletar num trio elétrico da campanha pré-eleitoral de Bolsonaro. Nem uma mísera advertência? 

A desculpa de Pazuello é que não era ato político. Não?! Então, era o quê?! Ele, deliberadamente, fez o comandante e o Alto Comando de bobos. E só fez isso, e deve ter dado gargalhadas ao fazê-lo, porque tinha costas quentes. “O que manda” engoliu “os que obedecem”, de véspera, na Amazônia. Instalou-se a anarquia, é só aguardar as eleições de 2022 para ver. 

Ao pularem no barco de Bolsonaro em 2018, os militares achavam que teriam a bússola e o manche. Ledo engano. O capitão encheu o Planalto de generais e o governo de variadas patentes, mas subjugou todos eles. “Quem manda sou eu”, repete, enquanto dá medalha para o dócil comandante do Exército e um gordo aumento para “seus generais”, em meio à pandemia e ao desemprego feroz. 

Não se ouve nenhum oficial-general das três Forças capaz de defender a impunidade absurda de Pazuello, mas, aparentemente, empurraram para dois civis, os ex-ministros da Defesa Raul Jungmann e Aldo Rebelo, o papel de porta-vozes do descontentamento. Entre corajosas exceções, mais uma vez, o general Santos Cruz

Como satisfação, ou tentativa de acalmar os ânimos, oficiais sérios e com senso de responsabilidade informam que a sensação de vitória de Bolsonaro no episódio é só isso mesmo, uma sensação. Segundo eles, o presidente alimentou a cizânia, aprofundou a divisão e disparou o sinal de alerta. Onde ele quer chegar? Quer fazer as Forças Armadas de marionetes? 

Essas questões se tornam ainda mais inquietantes com o comandante da PM do DF usando o slogan eleitoral de Bolsonaro (“Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”), e vai-se desenrolando o fio que permitiu que a polícia de Pernambuco cegasse dois civis indefesos num protesto pacífico. 

As outras duas pontas já estão desencapadas: o vínculo comprovado com as milícias e a obsessão de armar e ampliar a munição de civis. 

Se Bolsonaro perder a reeleição e um bando de alucinados invadir o Congresso e o Supremo, o que fará a PM? E como reagirão as Forças Armadas? Esse risco é tão óbvio que só não vê quem não quer. O Exército não quer ver? E a Marinha? E a Aeronáutica? Todos vão tapar olhos, ouvidos e bocas, esperando o carnaval chegar?

*COMENTARISTA DA RÁDIO ELDORADO, DA RÁDIO JORNAL (PE) E DO TELEJORNAL GLOBONEWS EM PAUTA

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e
whatsapp 61 9 8191-9906

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br