7 de junho, segunda-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

bOM_DIA_BOAS_NOTÍCIAS_baixa_resol.JPG

 

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

 

 N  O  T  Í  C  I  A  S 


Bom dia. Rogério Caboclo é afastado do cargo de presidente da CBF, e áudios exclusivos mostram trechos da denúncia de assédio contra ele. Brasil ultrapassa 473 mil mortes por Covid. O Assunto aborda a crise nas Forças Armadas. Violência contra motoristas de aplicativos. O melhor do cinema brasileiro no Globoplay. A volta do pop-punk. Aposta do YouTube contra o TikTok chega ao Brasil. Nova integrante da família real britânica. Gols do Brasileirão.

Crise na CBF

Rogério Caboclo, momentaneamente, não é mais presidente da CBF. Acusado de assédio sexual e moral por uma funcionária, o dirigente foi afastado por 30 dias, neste domingo (6), após determinação da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro. Ele nega as acusações.

Com exclusividade, o Fantástico mostra trechos de um dos áudios que estão na denúncia entregue à Comissão de Ética. Neles, Caboclo constrange a funcionária, usa palavrões para falar da vida pessoal e insiste para que ela tome vinho com ele; veja mais no vídeo abaixo.

Ouça áudios da denúncia de assédio contra Rogério Caboclo, afastado da presidência da CBF
Ouça áudios da denúncia de assédio contra Rogério Caboclo, afastado da presidência da CBF –
VÍDEO –https://globoplay.globo.com/v/9579910/

Números da pandemia

O Brasil ultrapassou a marca de 473 mil mortes por Covid-19, com 866 registradas nas últimas 24 horas. A média diária de óbitos é de 1.629, e já são 19 dias seguidos de estabilidade. Isso significa que o ritmo atual tem se assemelhado mais a um platô do que a uma queda ou a um aumento na curva, e isso em patamar bastante elevado.

Já na vacinação, o balanço do consórcio aponta que 48.977.254 pessoas receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 até agora; o número representa 23,13% da população brasileira. Deste total, 22.930.114 pessoas (10,83%) tomaram as duas doses.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O Assunto 🎧

A decisão do Exército de deixar sem punição o general da ativa que violou o regulamento ao fazer comício para o presidente da República deflagrou a maior crise envolvendo as Forças Armadas desde a redemocratização do país.

No episódio de O Assunto desta segunda-feira (7), a jornalista Renata Lo Prete conversa com o cientista político Octavio Amorim Neto e com Raul Jungmann, ex-deputado federal e ex-ministro da Defesa. Ouça abaixo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Assédio no Egito

O Fantástico conversou com Reem, a jovem egípcia que foi constrangida e exposta pelo médico brasileiro Victor Sorrentino. À jornalista Sônia Bridi, ela contou que ficou triste e irritada com o ocorrido, mas que aceitou o pedido de desculpas: “Para mim era suficiente que ele cometeu um erro ao publicar o vídeo, de dizer palavras feias pra mim. Não sei o que a polícia vai fazer, mas de minha parte, eu aceito o perdão”. Confira a entrevista e relembre o caso no vídeo abaixo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

'Não sei o que a polícia vai fazer, mas aceito o perdão', diz egípcia assediada por médico brasileiro

‘Não sei o que a polícia vai fazer, mas aceito o perdão’, diz egípcia assediada por médico brasileiro – VÍDEO – https://globoplay.globo.com/v/9579845/

Eleição no Peru

Os peruanos foram às urnas neste domingo (6) para eleger o novo presidente. Na disputa, estão a candidata de direita, Keiko Fujimori, e o candidato de esquerda, Pedro Castillo. A apuração já começou e, por enquanto, mostra Keiko à frente; pesquisa boca de urna apontou vitória apertada da filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Criminoso na carona

Levantamento feito pelo Fantástico mostra que mais de 40 motoristas de aplicativos foram assassinados durante o trabalho em 2021 no Brasil. Alvos da violência, eles relatam traumas, medo e insegurança. Veja mais.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O melhor do cinema brasileiro 📽

“Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Bye Bye Brasil”, “Cidade de Deus”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Vidas Secas”, “Central do Brasil”… O que esses filmes têm em comum? Eles são clássicos do cinema brasileiro e todos fazem parte do projeto especial do Globoplay. São 50 produções que atravessam 70 anos de história. Saiba mais assistindo ao vídeo.

Globoplay lança projeto especial com o melhor do cinema brasileiro

Globoplay lança projeto especial com o melhor do cinema brasileiro –

VÍDEO –https://globoplay.globo.com/v/9579867/

A volta do pop-punk 🎶🎵

O que acontece quando unimos o pop bonzinho com o punk revoltado? Iniciado nos anos 70 com bandas como Buzzcocks e eternizado nos hits de Offspring, Green Day e Blink-182, o pop-punk está de volta, agora com o fenômeno Olivia Rodrigo (e com uma ajudinha do TikTok). Veja mais aqui.Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Por falar em TikTok… 📱

De olho no TikTok, o YouTube lança nesta segunda (7), no Brasil, o Shorts, sua nova ferramenta. O recurso estará disponível para cerca de 25% dos usuários nos primeiros dias (ele deverá ser liberado para todos nas próximas semanas).

A plataforma permite vídeos na vertical de até 60 segundos, e eles podem ser gravados e editados direto do app para celular. Os conteúdos também podem usar trechos de música, em um formato mais curto, de até 15 segundos. Quer saber mais? Clique aqui. Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Família real britânica crescendo… 👶👑

A família real britânica ficou maior. A duquesa de Sussex, Meghan Markle, deu à luz uma menina, segundo filho de casamento com Harry. O nascimento de Lilibet Diana (o nome é homenagem à rainha Elizabeth II, cujo apelido familiar é Lilibet, e à mãe de Harry, Diana) ocorreu na sexta-feira (4), mas o anúncio oficial foi feito neste domingo (6).

Oitava na linha sucessória do trono britânico, Lilibet nasceu em um hospital da Califórnia, nos EUA, onde Meghan e Harry vivem desde o ano passado. A duquesa e a filha passam bem e estão em casa.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Brasileirão

Passadas duas rodadas para 18 dos 20 clubes da Série A, o Brasileirão tem três clubes com 100% de aproveitamento até aqui: Fortaleza, que goleou o Internacional por 5 a 1, Athletico-PR e Atlético-GO, com destaque para o último, com vitórias sobre Corinthians e São Paulo. Veja aqui como ficou a tabela e confira abaixo os gols do fim de semana.

Gols do Fantástico: Fortaleza goleia o Inter e assume a liderança do Brasileirão

Gols do Fantástico: Fortaleza goleia o Inter e assume a liderança do Brasileirão – VÍDEO – https://globoplay.globo.com/v/9579945/

 

DESTAQUE DO ESTADÃO

 

O destaque de hoje, fica por conta da Coluna do Estadão, desta segunda-feira (CONFIRA).

 

Contra ala ‘bolsonarista’, Amoêdo cobra coesão do Novo em torno de pré-candidatura

O anúncio da pré-candidatura de João Amoêdo a presidente, antecipado pelo Estadão, não foi suficiente para pacificar os bastidores do Partido Novo. Em mensagem enviada a diretórios, o próprio Amoêdo cobrou união e posições claras dos dirigentes. Em linhas gerais, ele quer saber se contará com amplo apoio ou se ainda há querelas internas. “Gostaria de um esclarecimento de vocês: o convite original (para que fosse pré-candidato) foi revogado e isso será comunicado publicamente, ou ele permanece e o processo seletivo será encerrado?”

CEP. A cobrança de Amoêdo tem endereço certo: a ala do Novo mais alinhada ao governo do presidente Jair Bolsonaro, que reagiu nos bastidores ao lançamento da pré-candidatura do empresário.

Relax. Na prática, é pequena a possibilidade de um revés para Amoêdo: dos 40 dirigentes (todos sem mandato) que decidem a candidatura, 36 estão com ele. A maioria dos “bolsonaristas” não tem poder de decisão nesse caso.

PS. Janaína Paschoal (PSL-SP) anunciou que votará em Bolsonaro se não surgir uma “terceira via”.

É grave a… Para Adriano Pires, presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), há 70% de chances de termos um racionamento de energia no País no segundo semestre. “É impressionante o risco que estamos correndo”, disse ele, em live da Esfera Brasil.

…crise. Questionado por Nicola Calicchio, “chief strategy officer” do Softbank, sobre a privatização da Eletrobras, Pires disse: “A Eletrobras não investiu nada nos últimos dez anos. É um número próximo de zero”.

Meu… Rodrigo Pacheco (DEM-MG) será homenageado hoje, 7, pelo Ministério Público de Minas. O presidente do Senado é “ex-estagiário da instituição”, conforme o convite do evento.


SINAIS PARTICULARES

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado

…garoto. Enquanto isso, oposição e independentes do Congresso continuam criticando Pacheco e Arthur Lira (PP-AL) pela timidez de ambos em relação à crise nas Forças Armadas.

Padrinho. Candidata a uma vaga do TSE, a advogada Marilda Santos conta com um importante cabo eleitoral: o ministro do STF Gilmar Mendes. Professora e advogada atuante no meio dos partidos, Marilda fez o novo estatuto do PSL.

Sucesso. A mudança deu mais poderes a Luciano Bivar no partido e foi crucial no rompimento do PSL com o clã Bolsonaro.


CLICK.
 Floriano Pesaro (à esquerda) tomou café com Geraldo Alckmin: “Ele está entusiasmado com o apoio que recebe da militância partidária para que dispute as prévias do PSDB”.

Suave. Ricardo Nunes (MDB) vem colecionando vitórias na Câmara Municipal de São Paulo. O Legislativo aprovou o substitutivo apresentado pelo governo para a Operação Urbana Consorciada Água Branca.

Suave 2. A estimativa do projeto, já sancionado, é arrecadar R$ 5 bilhões em investimentos. Em maio, a Câmara já havia aprovado o projeto que trata do PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) de 2021, também do Executivo.

DNA. Os advogados Walfrido Warde e Rodrigo Monteiro de Castro são os verdadeiros autores da sociedade anônima simplificada, incluída no Marco Legal das Startups, promulgado por Bolsonaro semana passada.

PRONTO, FALEI!
Ilona Szabó, cientista política e diretora-executiva do Instituto Igarapé
“Seleção Brasileira e Tite podem entrar para a história. E, quem sabe, de quebra, resgatamos a camisa verde e amarela do jugo do populista-autoritário e seu séquito fiel. Torcendo.”

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e
whatsapp 61 9 8191-9906

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br