2 de junho, quarta-feira - DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 
N  O  T  Í  C  I  A  S  

Bom dia. A CPI da Covid ouve hoje Luana Araújo, que foi anunciada, mas não assumiu cargo no Ministério da Saúde. O retorno de Pazuello ao governo Bolsonaro. Os estados que sediarão a Copa América. Coronel da PM é exonerado em Pernambuco. Vacinação é ampliada em SP. Um ano da morte do menino Miguel. Economistas comentam a alta do PIB. Crise hídrica e risco de apagão ameaçam o Brasil. Ex-parceiro musical de Karol Conká abre o jogo sobre rompimento. Os hábitos de sono e o combate à depressão. E tem zebra na Copa do Brasil.

Alerta

A Agência Nacional de Águas declarou situação crítica de escassez de recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná, que abrange Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. A medida permite que a ANA tome medidas sobre a operação de reservatórios ou sistemas hídricos para evitar que a escassez de água ponha em risco a geração de energia. O último período chuvoso, que acabou em abril, foi o mais seco em 91 anos. O nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país está baixo, e o governo precisa acionar mais usinas termelétricas, o que encarece a conta de luz.

O Assunto 🎧

Crise hídrica: risco de apagão? Neste episódio, Renata Lo Prete ouve Fernando Camargo, especialista em infraestrutura, para entender as origens da crise e seu desenrolar mais provável. Participa também o jornalista Roberto Rockmann, co-autor do recém-lançado “Curto-Circuito - Quando o País Quase Ficou às Escuras”, sobre 2001. Ele lembra que o governo previa alta de até 4,5% do PIB em 2001, pré-apagão, mas colheu só um terço disso. OUÇA:

 

Economia, o que esperar?

A economia brasileira cresceu acima do esperado no início do ano, mas terá muitos desafios nos próximos meses. O G1 ouviu três economistas de diferentes vertentes e perguntou o que podemos esperar de 2021. Segundo eles, é preciso debelar a pandemia de coronavírus, lidar com a desigualdade social e avançar com uma agenda de reformas para tornar o país mais justo e competitivo.

Nise na CPI

Nise Yamaguchi negou, à CPI da Covid, a tentativa de mudar a bula da cloroquina, medicamento ineficaz no tratamento da Covid-19. A fala da médicacontradiz os depoimentos do ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta e do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, que relataram a existência de uma minuta de decreto presidencial. Ela também disse que desconhecia a existência de um "gabinete paralelo" que orientava o presidente Jair Bolsonaro à margem das recomendações do Ministério da Saúde. 

Defensora da cloroquina, Nise disse à CPI que opinava como cientista em reuniões técnicas do Ministério da Saúde, mas não conseguiu responder a perguntas do senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, sobre aspectos do coronavírus. Em determinado momento da comissão, Alencar a questionou sobre a diferença entre um vírus e um protozoário .

"Não leu, não estudou. E, doutora, de médico audiovisual, este plenário está cansado. De alguém que ouviu e viu, e não leu, e não se aprofundou, e não tem estudado", disse o senador.
 

Depoimento adiantado

E quem vai hoje à CPI é a infectologista Luana Araújo, que ficou só 10 dias no governo, como secretária do Ministério da Saúde responsável pelo combate à Covid. Os senadores anteciparam o depoimento dela para coletar informações sobre a gestão de Marcelo Queiroga, que será ouvido pela segunda vez na semana que vem.

A volta de Pazuello

Dois meses após ser demitido do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello foi nomeado ontem secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O general da ativa ganha um novo cargo e volta ao governo enquanto responde a um processo disciplinar no Exército porque foi a uma manifestação com Bolsonaro, o que viola as regras militares. Pazuello também é investigado pela gestão da pandemia e já foi reconvocado para depor de novo na CPI. Da primeira vez, ele foi chamado de "campeão das mentiras".

Copa América

Dentro de duas semanas, o Brasil sediará a Copa América. Em meio aos alertas de uma terceira onda da Covid e à chegada da variante indiana, o governo confirmou 4 sedes: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás. Em São Paulo, o governador João Doria mudou de ideia e resolveu vetar jogos no estado. Partidos da oposição recorreram ao STF contra a realização do torneio.

Saiba mais:

Repressão no Recife

Três dias depois das ações extremamente violentas que deixaram feridos durante protestos contra Bolsonaro no Recife, caiu o comandante da PM de Pernambuco. O coronel Vanildo Maranhão será substituído por José Roberto Santana. Durante a repressão no sábado (29), duas pessoas levaram tiros de bala de borracha no rosto e perderam parcialmente a visão. A manifestação era pacífica.

Vacinação em SP

Começa hoje no estado de SP a vacinação de quem tem entre 30 e 39 anos e comorbidades. A expectativa é imunizar 1,2 milhão de pessoas na nova etapa. Veja detalhes e saiba quais são as comorbidades listadas. A fiscalização contra fraudes deve ser reforçada após casos de venda de atestados para fular a fila da vacinação. O G1 flagrou a comercialização desses documentos no centro de SP por R$ 130. A médica suspeita de emitir pelo menos um desses atestados negou ter assinado.

Dívidas na pandemia

Sem leitos de UTI disponíveis e sem acesso a tratamentos específicos, parentes de infectados pela Covid-19 recorreram a hospitais particulares e a terapias específicas, sobretudo durante a segunda onda da pandemia. Mas nem sempre a conta bate. Segundo o relato de famílias de pacientes, contas em valores milionários e falta de apoio dos convênios mostram um outro lado dos dramas da pandemia: dívidas, às vezes difíceis de pagar.

 

Miguel

A morte do menino Miguel, que caiu de um prédio no Recife, completa um ano. E a mãe, Mirtes Renata, mantém o quarto do filho intacto até hoje. Miguel morreu quando estava sob os cuidados Sari Corte Real, ex-primeira-dama de Tamandaré para quem Mirtes trabalhava. Foi ela quem colocou o menino sozinho no elevador enquanto a funcionária passeava com o cachorro dos patrões no térreo. O caso revoltou o Brasil e provocou protestos. Ontem, Miguel foi homenageado no Recife com projeções de fotos e frases em prédios. Mirtes hoje faz faculdade de direito e diz que o único desfecho possível para reconstruir sua vida é a condenação da sua ex-patroa.

De onde vem o que eu como?

Você sabia que o milho, a laranja, a mandioca e até mesmo o camarão se transformam em sacolas, talheres ou copos? Chamado de bioplástico, o material sustentável tem a vantagem de ser feito de fontes renováveis, como plantas, e pode ser até comestível. Inclusive, já existe uma pesquisa que usa o item para ajudar pacientes com Covid. O desafio é que, na comparação com o plástico comum, feito a partir de petróleo, ele é menos resistente e nem todos os tipos se decompõem rapidamente. E as empresas que investem nas bioembalagens podem enfrentar dificuldades para atender uma demanda industrial e também acabar tendo que investir mais em equipamentos.

 

Que fim levou?

Se você procurou por "Batuk Freak", o álbum que lançou Karol Conká ao estrelato, deve ter percebido que o disco não está mais nas plataformas de streaming. A decisão é do produtor Nave Beatz, que afirma nunca ter recebido os direitos de execução da obra. Em conversa com o G1, o produtor se defendeu das acusações de terror psicológico feitas pela cantora no documentário "A vida depois do tombo", do Globoplay, e compartilhou os detalhes da parceria, o início de um sonho... que deu errado.

 

Repense o modo soneca

Um estudo da Universidade do Colorado, nos EUA, mostrou que acordar apenas uma hora mais cedo pode reduzir em até 23% as chances de desenvolver depressão grave em pessoas com hábitos noturnos. A chave é o chamado ponto médio do sono - ponto intermediário entre a hora em que uma pessoa vai dormir e a hora em que acorda. Leia os detalhes.

Deu zebra

Campeão paulista, o São Paulo estreou com derrota na Copa do Brasil para o modesto 4 de Julho, time do Piauí que disputa a Série D. O placar foi de 3 a 2. Veja os gols. Santos e Vasco venceram. Hoje tem mais 6 jogos, 

DESTAQUE DO ESTADÃO

O destaque de hoje, fica por conta da Coluna do Estadão, desta quarta-feira.

 

Renan requisita auditores da Receita para ajudar CPI

 
Foto: Dida Sampaio / Estadão
 

Renan Calheiros (MDB-AL) requisitou dois auditores da Receita Federal para auxiliar nos trabalhos da CPI da Covid. O pedido não foi especificado: caberá ao órgão destacar os servidores. No entorno do senador, a presença de auditores é tida como especialmente importante para a fase de quebras de sigilos bancários e fiscais. Até o momento, a CPI tem se dedicado a colher depoimentos e buscar indícios suficientes que embasem as próximas medidas. O relator já conta com a ajuda, desde o início dos trabalhos na comissão, de três auditores do TCU. 

De boa. Ainda não há previsão do comando da CPI sobre a eventual pedido de ajuda para a Polícia Federal.

 

Protegido. A leitura entre senadores do “G7” da CPI sobre o cargo que Eduardo Pazuello ganhou no Palácio do Planalto: o presidente dobra a aposta para tirá-lo do fogo cruzado da CPI.

 

Seca. A presidente da Agência Nacional de Águas, Christianne Dias, quer um patamar mínimo de armazenamento de água nas principais hidrelétricas do País, em torno de 15% da capacidade dos reservatórios.

Seca 2. Ela tenta construir com parlamentares a proposta porque sabe da enorme resistência dos municípios ribeirinhos, cuja economia gira em torno da água desses reservatórios (irrigação, navegação, pesca, turismo, etc).

Bina. Christianne Dias ligou, sem sucesso, para Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, muito ligado a Furnas.

SINAIS PARTICULARES.
Jair Bolsonaro, presidente da República

Kleber Sales

Lama. “Costumo dizer que vivemos a terceira tragédia da lama. Depois de Mariana e de Brumadinho, agora é a de Furnas”, diz o governador de Minas, Romeu Zema (Novo).

Lama 2. Segundo Zema, “não é justo o Estado pagar essa conta sozinho”. O governador vê erros estratégicos no investimentos da Cemig em anos anteriores.

Fila. Flávia Arruda (Secretaria de Governo) deverá tomar vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira, 2, em Brasília. Com apenas 41 anos, a ministra tem pericardite crônica, comorbidade que a levou a ser internada duas vezes em Brasília e uma na UTI em São Paulo.

Figa. Um vento de esperança bateu no PSDB-SP após a mais recente reunião da Executiva Nacional do partido. O modelo de voto igualitário para a realização das prévias, defendido por João Doria, vem ganhando adesões importantes.

Figa 2. Apoiaram a proposta o vice-presidente Domingos Sávio, o tesoureiro Cesar Gontijo e as presidentes do PSDB Mulher e Tucanafro Yeda Crusius e Gabriela Cruz, respectivamente. O modelo pressupõe peso igual aos filiados.

Vantagem? Segundo o TSE, São Paulo tem 1,3 milhão de filiados ao PSDB. Porém, quem conhece a máquina diz: esse número só existe nas caixas de sapato; nas prévias devem, na melhor hipótese, votar entre 10% e 15% desse total.

Régua. Em 2018, por exemplo, foram 14.998 votos nos quatro pré-candidatos ao governo do Estado.

Xi… Do governador Renato Casagrande (PSB-ES) sobre a Copa América no Brasil: “Momento inoportuno, mesmo que tenha todo o controle, é impossível evitar polêmica. Tudo está sendo politizado. Isso põe combustível na fogueira”.

CLICK. Presidente do Republicanos, Marcos Pereira (ao centro) levou o prefeito de Sorocaba para discutir com o ministro João Roma (à dir.) políticas antidrogas.

PRONTO, FALEI!

 

Deputado Sóstenes Cavalcante. Foto: Divulgação.

Sóstenes Cavalcante, deputado federal (DEM-RJ): “Péssimo dia para aqueles que torcem contra o Brasil. Em breve, a crise será apenas uma triste lembrança”, sobre o crescimento de 1,2% do PIB no 1.º trimestre.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e whatsapp 61 9 8191-9906

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br