26 de maio, quarta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 

n  o  t  í  c  i  a s 


Bom dia. A CPI da Covid vota hoje requerimentos para convocar governadores e ex-prefeitos e acerta as voltas de Pazuello e Queiroga. De olho no céu: tem eclipse e superlua para ver a olho nu. Compras por delivery disparam em ano de pandemia. Live do G1 tira dúvidas sobre o Imposto de RendaVariante P.4 é identificada em São Paulo.

Agenda da CPI

Após encerrar um primeiro ciclo de depoimentos, a CPI da Covid vota hoje pedidos para convocar governadores e ex-prefeitos. Os aliados de Bolsonaro na comissão querem investigar suspeitas de desvios em estados e municípios. O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), pretende votar mais de 200 requerimentos nesta semana. A pauta da CPI para hoje lista 42.

Algumas convocações que devem ser aprovadas:

  • Arthur Weintraub, ex-assessor de Bolsonaro;
  • governadores e prefeitos de locais onde há investigações de supostos desvios de recursos federais destinados ao enfrentamento da Covid-19;
  • integrantes do segundo escalão do Ministério da Saúde;
  • reconvocações de Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde.

Segundo Aziz, Pazuello precisa esclarecer contradições e mentiras e deverá enfrentar um clima diferente na CPI se dessa vez não conseguir um habeas corpus que permita a ele ficar em silêncio.

“As mentiras estão aparecendo, não sou eu que estou dizendo. São contradições. Agora, se o ministro vier para cá sem nenhum habeas corpus, não tenha dúvida de que não será da mesma forma como foi da última vez.”

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

Mayra contradiz Pazuello

Ontem, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, complicou complicou Pazuello ao contar na CPI que ele foi alertado sobre a falta de oxigênio em Manaus no dia 8 de janeiro, e não no dia 10, como afirmou o ex-ministro. Para a colunista Ana Flor, a “capitã cloroquina” colocou o general em maus lençóis. O vídeo expõe a contradição entre eles. Veja:

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

CPI da Covid: O que disseram Pazuello e Mayra sobre a crise de oxigênio no Amazonas

CPI da Covid: O que disseram Pazuello e Mayra sobre a crise de oxigênio no Amazonas

Leia também:
Cloroquina, OMS, TrateCov e Manaus: o que disse Mayra na CPI
O que é #FATO ou #FAKE nas declarações da secretária

E se você não viu, aqui vai um dos momentos mais insólitos da CPI até agora. Pênis ou tênis? Um áudio de Mayra exibido na CPI confundiu os senadores. Assista e entenda a confusão:

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

VÍDEO: Mayra Pinheiro afirma que Fiocruz tinha 'pênis' inflável na porta da instituição

VÍDEO: Mayra Pinheiro afirma que Fiocruz tinha ‘pênis’ inflável na porta da instituição

Gabinete paralelo

Entenda em O Assunto quem é quem no gabinete paralelo, após diferentes depoimentos à CPI da Covid identificarem personagens que Jair Bolsonaro ouviu e seguiu. Ouça o podcast:

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

Enquanto isso…
O Brasil contabiliza 452.224 mortes e 16.195.981 casos de Covid-19. Ontem foi o sétimo dia de estabilidade da média móvel na comparação com 14 dias atrás.

Variante P.4

O pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Júnior anunciou, a descoberta da P.4, uma nova variante do coronavírus identificada no interior São Paulo.

Ainda não é possível saber se a variante é mais contagiosa ou perigosa do que o vírus “comum”.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

Rei vacinado

Roberto Carlos recebe a 2ª dose da vacina contra a Covid no Rio — Foto: Reprodução/Instagram

Roberto Carlos recebe a 2ª dose da vacina contra a Covid no Rio — Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Roberto Carlos recebeu a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, em um posto de vacinação drive-thru no Rio de Janeiro. O artista de 80 anos chegou dirigindo seu carro e gravou o momento da aplicação do imunizante.

“Vacina sim. É isso ai. Todo mundo tem que vacinar, por favor”, disse o artista.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

Eclipse e superlua de sangue 🌝

Se você está lendo isso antes das 6h47 do horário de Brasília, há grandes chances de conseguir acompanhar o eclipse que acontece nesta quarta de manhã (26). Ao amanhecer, Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. O fenômeno pode ser visto a olho nu em áreas menos iluminadas e com o horizonte livre, que promete ostentar a chamada “lua de sangue”, nome que se refere à sua cor avermelhada. Entenda o que causa esse fenômeno.

A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua –, tem início às 7h44. Às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

Boom do delivery

O hábito de pedir comida por aplicativo chegou aos lares brasileiros para ficar. É o que mostra um levantamento da CNDL/SPC Brasil, que aponta a comida por delivery e supermercado online no pódio das categorias que mais cresceram no comércio eletrônico. Segundo a pesquisa, 54,80% dos internautas compraram comida por delivery nos últimos 12 meses. Por outro lado, houve forte queda na compra de ingressos e viagens.

Acelerado pela pandemia, o salto das compras online no último ano antecipou uma tendência de consumo programada para ocorrer somente para daqui a 20 anos. O estudo ainda explica como o novo comportamento de consumo deve ter impacto direto no varejo brasileiro, levando em conta o peso das compras de supermercado no setor.

🦁 Reta final

Termina na segunda (31) o prazo para declarar o Imposto de Renda. Ainda não fez? Hoje tem a última live do G1 para tirar dúvidas. Começa às 19h. Se você tem perguntas, mande aqui.

Mega-Sena

O concurso 2.375 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 80 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h, na cidade de São Paulo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

Como vivem os loucos das plantas?

Já imaginou ter mais de 1.200 plantas em um apê? O G1 conversou com ‘loucos das plantas’ que aderiram à moda antes e durante a pandemia para entender como surgiu o conceito de Urban Jungle e quais são as peculiaridades de cultivar uma mini floresta dentro de casa.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

DESTAQUE DO ESTADÃO

O destaque de hoje, fica por conta da jornalista Eliane Catanhede, em sua coluna desta quarta-feira. Confira…

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Aras tenta afastar Moraes do caso Salles – Procurador-geral defende redistribuição da investigação na Corte; ministro do STF autorizou operação contra titular do Meio Ambiente

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou nesta terça-feira, 25, ofício ao presidente do Supremo Tribunal FederalLuiz Fux, para afastar o ministro Alexandre de Moraes da investigação sobre exportação ilegal de madeira cujo principal envolvido é o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na semana passada, com autorização de Moraes.

No ofício para Fux e numa petição direta para Moraes, Aras defende que essa operação da PF, chamada de Akuanduba, seja redistribuída a um outro ministro, por sorteio, ou vá direto para a ministra Cármen Lúcia, que já é responsável por uma ação conexa: a denúncia do delegado Alexandre Saraiva, ex-superintendente da PF no Amazonas, de que Salles obstruiu a maior investigação ambiental em favor de quadrilhas de madeireiros. 

A dúvida que perpassa tanto a PGR quanto o próprio Supremo é como a Operação Akuanduba, aberta pela Polícia Federal após denúncia do governo dos Estados Unidos, foi parar com Alexandre de Moraes. Circula, inclusive, uma provocação entre ministros e procuradores: foi Moraes quem “escolheu” a PF, ou a PF quem “escolheu” Moraes”? O delegado Franco Perazzoni é o responsável pela operação, que resultou em quebra de sigilos bancário e fiscal, além de buscas em endereços residenciais e funcionais de Ricardo Salles. 

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

Aras
Decisão que autorizou buscas contra Ricardo Salles teria ‘atropelado’ o procurador-geral da República, Augusto Aras Foto: Dida Sampaio / Estadão

A acusação que circula de boca em boca contra o delegado e o ministro Alexandre de Moraes é de que eles teriam agido em comum acordo, “atropelando”, simultaneamente, tanto o procurador-geral da República quanto o presidente do Supremo, a ministra Cármen Lúcia e o próprio diretor-geral da PF, Paulo Gustavo Maiurino. Antes mesmo da reação de Aras, Maiurino já havia encaminhado ao Supremo uma proposta de regulamentação limitando a autonomia de delegados para iniciar investigações de ministros e outras autoridades com foro.

No ofício encaminhado a Fux e na petição para Moraes, Augusto Aras enfatizou o que ele considera violação ao princípio do juiz natural (que seria Cármen Lúcia) e alega que, além da competência prevista em lei, o juiz, ou, nesse caso, o ministro do Supremo, deve ser imparcial, distante das motivações tanto do alvo quanto do promotor da ação. 

Aras se irritou ao saber pela imprensa da busca e apreensão em endereços de Ricardo Salles, do presidente afastado e de ex-diretores do Ibama, quando o correto, na opinião da PGR e de ministros do próprio Supremo, seria pedir a manifestação prévia da Procuradoria antes de determinar uma ação com esse peso contra um ministro de Estado.

Deputado

A suspeita, não assumida publicamente, é de que Alexandre de Moraes teria “bypassado” Aras numa espécie de retaliação à posição do procurador-geral no caso da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Moraes determinou a prisão em flagrante do deputado bolsonarista por ataque às instituições e por ameaçar ministros do próprio Supremo. O parecer de Aras, porém, foi contrário à medida, alegando que parlamentar com mandato só pode ser preso com autorização expressa da Câmara dos Deputados – o que não havia sido considerado.

Há registro de que a ministra Cármen Lúcia também teria reclamado com Fux e reivindicado a relatoria, alegando que ela é a “ministra preventa”. Além disso, causou estranheza na PGR e em gabinetes do Supremo a cronologia das decisões: Moraes assinou a autorização de busca e apreensão para a Polícia Federal no dia 12 de maio, mas ele só teria recebido toda a documentação da PF com as justificativas para a decisão no dia seguinte, 13 de maio.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br