Segunda-feira, 24 de maio – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


nova_data_do_curso_ABRACAM.jpeg

www.abracambrasil.org.br

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

n  o  t  í  c  i  a  s


Exército abre apuração disciplinar para investigar participação de Eduardo Pazuello em ato a favor de Jair Bolsonaro. Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, chama o evento promovido pelo presidente de “molecagem”, “procissão em louvor ao vírus” e “declaração de guerra ao SUS”. Em estudo, cães-detetives conseguem detectar amostras de Covid-19 com mais de 90% de precisão. Elliot Page posta foto sem camisa e vira um dos assuntos mais comentados das redes sociais.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Forças armadas

O Exército abriu uma apuração disciplinar após o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello participar de um ato em favor de Jair Bolsonaro ontem no Rio. O general participou de tudo e, inclusive, subiu no carro de som usado como palanque ao lado de Bolsonaro. Quatros dias depois de ter se desculpado na CPI da Covid por ter circulado sem máscara em um shopping de Manaus, Pazuello aparece novamente desrespeitando as medidas sanitárias de combate à pandemia – ficar sem máscara e no meio da aglomeração. Entenda quais foram as transgressões que ele infringiu do Regulamento Disciplinar do Exército.  Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

Ato de Bolsonaro no Rio

Para o relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros, o ato promovido no Rio por Jair Bolsonaro foi um ato de “molecagem”, “procissão em louvor ao vírus” e “declaração de guerra ao SUS”. O presidente comandou na cidade um passeio com motociclistas, que gerou aglomeração. Assim como Pazuello, estava sem máscara. Hoje, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o ex-ministro da Saúde entendeu que “cometeu um erro” por ter participado do ato.

No Equador

Jair Bolsonaro esteve hoje em Quito, no Equador, para a posse de Guilherme Lasso, candidato de centro-direita eleito em abril. Um vídeo mostra quando Bolsonaro, já em terras equatorianas, percebeu que era o único sem máscara no local e disse: “Estou dando mau exemplo aqui”. Veja no vídeo abaixo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

VÍDEO: Bolsonaro coloca máscara em cerimônia no Equador: ‘Estou dando mau exemplo aqui’

VÍDEO: Bolsonaro coloca máscara em cerimônia no Equador: ‘Estou dando mau exemplo aqui’

Oferta de vacinas da Pfizer

Um carta enviada pela Pfizer à CPI da Covid, anteriormente encaminhada a Eduardo Pazuello quando ele ainda estava à frente da pasta da Saúde, mostra que a farmacêutica propôs soluções a entraves apontados pelo governo federal para compra da vacina da empresa. Carlos Murillo, presidente da companhia no Brasil, afirmou no documento que a empresa havia adequado as limitações jurídicas, encontrado alternativas logísticas e que a oferta, apesar de limitada, seria suficiente para imunizar grupos prioritários ainda no primeiro trimestre.

Cães-detetives 🐶

Marlow, Tala, Millie, Lexi, Kyp e Asher. Os seis “cachorros-detetives” conseguiram detectar o vírus da Covid-19 em centenas de amostras com mais de 90% de precisão (assista no vídeo abaixo). O estudo realizado por um centro de pesquisa canina e duas universidades britânicas também testou a capacidade de sensores detectarem o vírus. Os resultados sugeriram que as pessoas infectadas com o coronavírus têm um cheiro distinto, que pode ser identificado por cães treinados ou sensores com alto grau de precisão. Entenda mais sobre o estudo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

VÍDEO: Conheça os cães detetives de Covid

VÍDEO: Conheça os cães detetives de Covid

O (quase) homem mais rico do mundo

O fundador da Amazon, Jeff Bezos (R$ 186 bilhões na conta), perdeu hoje cedo o posto de mais rico do mundo para Bernard Arnault (R$ 186,3 bilhões na conta), dono da Louis Vuitton, da Dior e da Moët&Chandon. Mas parece que o jogo virou, não é mesmo? O vaivém no mercado de ações levou Bezos de volta ao topo já no começo da tarde. Saiba quem é Bernard Arnault.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

Avião interceptado

Um avião da Ryanair que havia partido da Grécia com destino à Lituânia recebeu um aviso de bomba dos controladores de voo de Belarus ontem. Mas, na verdade, não havia explosivo nenhum: o aviso era só uma manobra para que a aeronave pousasse no aeroporto de Minsk, onde um dos passageiros foi preso. Ele é um bielorruso de 26 anos que envia textos de oposição ao regime do líder autoritário de Belarus, Alexander Lukashenko. Conheça os envolvidos na crise com o avião e saiba por que o caso virou uma disputa diplomática.

Tremor no Congo

Ondas de tremores de terra abalaram hoje a cidade de Goma, na República Democrática do Congo, assustando moradores que ainda se recuperam da erupção de um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo, ocorrida no sábado. A lava destruiu 17 aldeias, deixou ao menos 15 mortos, bloqueou uma estrada e cortou a principal fonte de energia.

Pessoas em meio a lava fria após a erupção noturna do vulcão no Monte Nyiragongo em Goma, na República Democrática do Congo. — Foto: Clarice Butsapu/AP

Pessoas em meio a lava fria após a erupção noturna do vulcão no Monte Nyiragongo em Goma, na República Democrática do Congo. — Foto: Clarice Butsapu/APVídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

Pandemia na Índia

Com 4.454 mortes registradas em 24 horas, a Índia superou os 300 mil óbitos por Covid-19, marca que só tinha sido atingida pelos Estados Unidos e pelo Brasil. A principal causa da tragédia indiana é a complacência do governo, que se recusou a adotar um lockdown nacional, liberou comícios políticos e festivais religiosos e permitiu que uma nova variante, a B.1.617, se espalhasse pela Índia e por todos os continentes.

Julgamento em Mianmar

Vencedora do Nobel da Paz e dirigente política de Mianmar, Aung San Suu Kyi compareceu hoje, pela primeira vez, a uma audiência no tribunal depois de ter sido acusada pela junta militar de dar um golpe no país. Seu governo foi derrubado em fevereiro – e, desde então, ela está em prisão domiciliar e sem ser vista em público. Antes da audiência, Aung disse que seu partido, a Liga Nacional para a Democracia (LND), “existirá enquanto o povo existir”. No entanto, os generais ameaçam dissolvê-lo, alegando que houve fraude nas eleições de 2020.Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

Reino Unido

Sasha Johnson, ativista com papel de liderança nas manifestações antirracismo no Reino Unido, foi baleada na cabeça e está internada em estado crítico num hospital em Londres. No ano passado, ela se destacou nos protestos do movimento Black Lives Matter no país, onde manifestantes derrubaram estátuas de escravocratas britânicos. Ela é líder do recém-fundado Partido Taking the Initiative, organizado por cidadãos negros.Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

Tem 5 minutos?

Você também sofre do mal “o sono só vem na hora do trabalho”? Conseguir uma noite bem-dormida se tornou um desafio por inúmeras razões – e a pandemia, em muitos casos, piora as coisas. Tirar uma soneca rápida de pelo menos 20 minutos pode ser revigorante para quem quer render no home office. É como dar uma recarga ao corpo. Outra dica de especialistas: fazer um “intervalo sem responsabilidades”. Essas janelas de descansos são capazes de garantir que o foco esteja mais aguçado no retorno das atividades. Leia mais sobre como aumentar a produtividade no trabalho em casa.

Em alta 🌈

Elliot Page divulgou no Instagram uma foto sem camisa com as hashtags “alegria trans” e “trans é lindo”. O posto recebeu vários elogios e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Na legenda, ele escreveu: “Primeiro calção de banho do bebê trans”. Em março, o ator se tornou o primeiro homem trans na capa da “Time”, principal revista semanal dos EUA.Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

A boa do dia

O nascimento de Noah foi com emoção – e algum “pânico” (ao menos da parte do pai). Como o bebê chegou antes da hora, Wellington Martins, de 23 anos, acabou não sendo só espectador privilegiado do parto. O jovem de Pontalina (GO) teve de ajudar mais ativamente a esposa. Entre a incredulidade e o alívio, ele resume: “Fiquei apavorado, só tinha visto aquilo em filme”. Assista no vídeo abaixo.Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

Pai relata ‘pânico e emoção’ ao ter de fazer o parto do próprio filho em casa

Pai relata ‘pânico e emoção’ ao ter de fazer o parto do próprio filho em casa

O Assunto🎧

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

Bolsonaro proíbe Defesa e Exército de soltar nota sobre caso Pazuello

Eliane Cantanhêde ESTADÃO

O presidente Jair Bolsonaro soube pela imprensa que o Ministério da Defesa e o Comando do Exército divulgariam uma nota nesta segunda-feira, 24, sobre a participação do general Eduardo Pazuello num ato político ao seu lado e telefonou diretamente para o general Braga Netto (Defesa) proibindo a divulgação de qualquer nota ou manifestação pública a respeito do caso. A ordem foi cumprida e o Exército, que informou mais cedo aos jornalistas que iria se pronunciar, cancelou o envio do comunicado à imprensa.

Isso causou constrangimento e muito debate entre os membros do Alto Comando do Exército, que decidiu tomar medidas contra Pauzello, um general da ativa, mas apenas no âmbito interno, sem nenhuma explicação à opinião pública.

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o presidente Jair Bolsonaro discursam a apoiadores em ato no Rio de Janeiro. Foto: Wilton Júnior/Estadão

O Exército está abrindo um processo de apuração de transgressão disciplinar, dando a Pazuello amplo direito de defesa nos próximos três ou quatro dias a contar da segunda-feira. A decisão de abrir esse processo de investigação foi tomada pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio, ouvindo todos os membros do Alto Comando. A medida tem com base o Estatuto Militar e o Regulamento Disciplinar do próprio Exército pelo qual Pazuello é sujeito a punições que vão desde advertência verbal até suspensão e podem chegar a prisão de no máximo 30 dias.

Ao lado disso, agora não é só pressão, mas uma imposição: Pazuello vai ter que passar à reserva. O ex-ministro da Saúde é general intendente e atingiu o máximo posto nessa arma, ou seja, três estrelas. É assim que ele vai passar para a reserva. Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

site  www.foconapolitica.com.br

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br